Enquanto o Brasil sequer tem uma vacina aprovada para uso no país, os Estados Unidos já começam a selecionar as farmácias que participarão da campanha de vacinação contra o novo coronavírus.
Nesta segunda-feira, 4 de janeiro, o Departamento de Saúde da Louisiana, nos Estados Unidos, deve divulgar sua lista de farmácias que oferecerão vacinas contra a Covid-19 para residentes de 70 anos ou mais.
Apenas aqueles no grupo de prioridade 1B, pessoas com 70 anos ou mais e profissionais de saúde ambulatoriais e ambulatoriais, poderão obter a vacina em uma das 100 farmácias designadas no estado. O órgão disse que cerca de 100 farmácias vão receber cerca de 10.500 doses no total na primeira semana. Cada farmácia elegível receberá aproximadamente 100 doses.
O acordo entre o governo norte-americano e as farmácias para fornecimento da vacina foi firmado em 12 de novembro. O contrato garante que 3 a cada 5 farmácias dos Estados Unidos ofereçam imunização contra a covid-19 à população. Entre as farmácias que já aderiram estão redes de varejo como a Rite Aid, a CVS e a Walgreens.
Farmácias brasileiras aguardando reposta
No Brasil, o Plano Nacional de Operacionalização contra a covid-19, apresentado em 16 de dezembro, pelo Ministério da Saúde não faz menção à disponibilização pontos de vacinação em farmácias. Nas mais de 100 páginas, a possibilidade não é citada nenhuma vez.
Segundo reportagem do portal Poder 360, O governo federal também não divulgou resposta à proposta apresentada em 15 de dezembro pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) de disponibilizar farmácias para aplicação de vacinas sem custo para a população.
O projeto da associação é trabalhar de forma complementar ao SUS (Sistema Único de Saúde). O documento coloca à disposição 4.573 lojas com salas de imunização e 6.860 farmacêuticos para a realização do serviço em todos os Estados.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/12/28/retrospectiva-as-mudancas-regulatorias-durante-a-pandemia/