Estudo traça perfil dos consumidores de dermocosméticos no Brasil
Levantamento da Rock Encantech revela as categorias preferidas por faixa etária
por César Ferro em


Um levantamento da Rock Encantech analisou, entre janeiro e maio de 2025, o comportamento de consumidores de dermocosméticos em farmácias de todo o país. Ao todo, foram estudadas 800 mil transações realizadas por 600 mil compradores.
De acordo com o estudo, a categoria Dermo Rosto lidera as preferências em todas as faixas etárias. No entanto, entre consumidores com mais de 50 anos, os produtos da linha Dermo Corpo também ganham destaque.
O comportamento dos consumidores de dermocosméticos
Jovens de até 19 anos priorizam cuidados faciais
De acordo com a pesquisa, os consumidores de até 19 anos de idade concentram mais de 56% do consumo na categoria Dermo Rosto. Os produtos mais procurados são os de limpeza e tratamento facial (29,45%), hidratação (19,13%) e proteção solar (11,99%).
“Principalmente pela influência das redes sociais e dos criadores de conteúdo, as rotinas diárias de skincare vêm se consolidando desde cedo”, opina Fernando Giobotti, vice-presidente de varejo e indústria na Rock Encantech.
Protagonismo permanece dos 20 aos 49 anos
Na faixa de 20 a 49 anos, a prioridade permanece a mesma. Os produtos para o rosto continuam em alta, representando 60% do faturamento da categoria. Porém, um novo segmento chama a atenção, o Dermo Infantil, responsável por 5,38% do total de vendas. “Esse percentual reflete o comportamento de consumidores que já têm filhos pequenos”, analisa Giobotti.
Após os 50 anos, hábitos se tornam mais diversificados
Embora os cuidados com o rosto ainda liderem entre os consumidores acima de 50 anos, o padrão de consumo torna-se mais equilibrado. A categoria Dermo Rosto responde por cerca de 40% do faturamento nesse grupo, enquanto a Dermo Corpo cresce em participação, representando mais de 25% das vendas em todas as subdivisões da faixa etária.