Eurofarma e Novo Nordisk anunciam parceria com foco em semaglutida
Farmacêuticas trabalharão para desenvolver novas marcas com o princípio ativo
por César Ferro em
e atualizado em


Com o objetivo de expandir o alcance nacional da semaglutida biológica injetável no Brasil, Eurofarma e Novo Nordisk irão unir forças. As farmacêuticas anunciaram nesta quarta-feira, dia 1, uma parceria estratégica.
O acordo visa o fortalecimento da distribuição e promoção da molécula, incluindo especialidades, farmácias e regiões não atendidas atualmente pela multinacional. Segundo foi definido, a Eurofarma será a distribuidora exclusiva para a comercialização e promoção de duas novas marcas com o princípio ativo que chegarão ao país.
Ambas de uso semanal, a Poviztra é indicada para o tratamento da obesidade e do sobrepeso com comorbidades associadas, e a Extensior para o tratamento do diabetes tipo 2.
“Esta parceria é um passo estratégico para garantir que nossa inovação chegue a ainda mais pessoas em todo o Brasil”, comenta Allan Finkel, vice-presidente da Novo Nordisk para a América Latina e o Brasil. “Trazemos a experiência e a capacidade de nossa força de vendas para ampliar o alcance desses produtos”, completa Renata Campos, CEO Brasil da Eurofarma.
Semaglutida entrou em lista de medicamentos essências da OMS
Na primeira quinzena de setembro, a semaglutida, assim como a tirzepatida, foi incluída na lista de medicamentos essenciais da OMS. O movimento teve o mesmo objetivo da parceria entre Eurofarma e Novo Nordisk: fomentar a democratização no acesso às terapias com análogos de GLP-1.
O uso dos princípios ativos para o tratamento da diabetes, por meio das marcas Ozempic (semaglutida da Novo Nordisk) e Mounjaro (tirzepatida da Eli Lilly) foi levado em conta pela entidade. A lista é uma relação de remédios que a organização acredita que deveriam estar disponíveis em todo o mundo. Ao todo, são 523 fármacos destinados a adultos e outros 374 para crianças.