Índia afirma que não permitirá exportação da vacina

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

 

about vaccine production

O governo indiano não vai permitir a exportação da vacina da AstraZeneca, produzida em parceria com a Universidade de Oxford. A informação partiu de Adar Poonawalla , chefe do Instituto Serum, fabricante contratado para produzir 1 bilhão de doses da vacina para países em desenvolvimento.

Segundo a reportagem do portal G1, trata-se do mesmo fabricante que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, no domingo (3), ter fechado contrato para a aquisição de doses da vacina. Ainda não está claro como a decisão pode afetar as entregas.

A Fiocruz disse em nota que o Ministério das Relações Exteriores está à frente das negociações relacionadas à importação das doses prontas das vacinas da Índia.

Em entrevista à agência de notícias Associated Press, Poonawalla afirmou que as exportações serão barradas até que a população mais vulnerável da Índia seja imunizada. Ele disse também que a empresa foi impedida de vender suas doses para organizações privadas.

O presidente da fabricante disse em outra entrevista à agência Reuters que as exportações poderão ser feitas apenas depois de garantir 100 milhões de doses para o governo indiano – o que pode atrasar as entregas para outros países em até dois meses.

“O governo indiano só quer garantir que as pessoas mais vulneráveis ​​do país recebam primeiro – eu endosso e apoio totalmente essa decisão”, disse ele.

Notícias Relacionadas