Fabricante reduz em 40% preço do canabidiol nas farmácias
Prati-Donaduzzi prevê democratização do acesso ao tratamento


O preço do canabidiol nas farmácias deve cair a partir deste mês. Uma das principais fabricantes do segmento, a Prati-Donaduzzi efetivou a redução dos custos de seus produtos em 40%. O novo valor para o varejo passou a ser aplicado no último dia 1º (terça-feira).
A decisão da farmacêutica contempla as concentrações do canabidiol de 200 mg, 50 mg e 20 mg. “Queremos derrubar barreiras e estimular a adesão de mais pacientes a um tratamento de qualidade”, ressalta Eder Maffissoni, CEO da Prati-Donaduzzi.
O canabidiol (CBD) é uma substância química que, ao contrário do THC, não provoca efeitos psicoativos. Em paralelo, vem se consolidando como alternativa terapêutica mais acessível em função de potenciais benefícios como a diminuição da dor, ansiedade e inflamação. Essas características tendem a atrair mais pacientes e favorecer a venda em larga escala por meio do varejo farmacêutico.
A Prati-Donaduzzi foi a primeira empresa a conseguir a autorização sanitária para comercializar produtos à base de cannabis no Brasil, ainda em 2020. Para isso, realizou um estudo clínico em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). A última fase já foi concluída e agora a indústria aguarda o registro definitivo para ser comercializado como medicamento.
Distribuição própria viabiliza redução de preço de canabidiol nas farmácias
Para Maffissoni, a redução do preço de canabidiol nas farmácias está diretamente associada a um sistema próprio de distribuição. “Operamos 30 CDs em todas as regiões do país e ainda temos 800 colaboradores dedicados a atender o varejo, entre representantes de vendas em campo, profissionais de televendas e uma equipe comercial”, explica.
Esse modelo permite que a varejista consiga fazer o pedido com entrega em até 24 horas em qualquer lugar do Brasil, sem a necessidade de compor estoque. “Essa possibilidade de compra sob demanda facilita também o acesso das farmácias independentes ao produto, o que amplia a capilaridade”, argumenta.
Canabidiol lançado no ano passado acompanha política atual de preços
A versão em gotas do canabidiol, com concentração de 20 mg no frasco de 10 ml, foi lançada pela farmacêutica no ano passado e já estava em linha com a proposta de baratear o acesso ao tratamento. Considerado a porta de entrada para início do tratamento, o produto chegou ao mercado com preço final inferior a R$ 90. “Apenas importamos o canabidiol isolado da Europa, mas a produção foi totalmente internalizada. Essa estratégia nos permite ter controle total da qualidade e do cumprimento das exigências da Anvisa, além de estimular a geração de pesquisas”, acrescenta Maffissoni.