
Márcia Queirós, especial para o Panorama Farmacêutico
Maior evento do associativismo de farmácias em Minas Gerais, o Farma Trend 2025 superou as expectativas com a estimativa de R$ 40 milhões em novos negócios. A feira atraiu, nos dias 12 e 13 de março, mais de 2 mil visitantes ao Expominas, em Belo Horizonte, com a adesão recorde de 1,1 mil CNPJs.
Gestores do varejo farmacêutico desfrutaram de dois dias de imersão em novos conhecimentos e contatos próximos com as gerências regionais da indústria e fornecedores de outros segmentos. O encontro foi aberto com o Fórum de Lideranças, em que expoentes do setor discorreram sobre temas como tributação, estratégias de vendas e novas tecnologias.
Realizado desde 2019 pelo Grupo Mineiro de Redes, o Farma Trend 2025 reafirmou a ascendência das farmácias associativistas. As integrantes do grupo congregam 3,5 mil lojas, estão presentes em mais de 1 mil cidades e totalizam faturamento anual superior a R$ 7 bilhões.
“Neste ano a audiência cresceu 17%. O Farma Trend é um sonho realizado ao conectar pessoas e informações. Apesar da concorrência, provamos com o grupo que conseguimos ter uma convivência boa”, comemora André Luiz Silva, presidente do grupo e diretor de gestão da Droga Rede, com sede em Divinópolis (MG).
O evento, que na primeira edição uniu cinco redes, contou com a participação de dez nesta edição – Compre Certo, Droga Rede, DSG Farma, Farmelhor, Grupo Farma, Rede Inova Drogarias, MG Farma, Ótima Farma, Uai Farma e Liga Farma.
Farma Trend facilita acesso a melhores preços e prazos
Varejistas consideram o Farma Trend uma oportunidade ímpar para adquirir produtos com melhores condições de preços e prazos. Nos dois dias de programação, para estimular ainda mais as vendas, indústrias e empresas prestadoras de serviços idealizaram promoções-relâmpago e sortearam prêmios como motocicletas, aparelhos de TV, pacote de viagens, cestas de cosméticos e vale compras.
“É muito gratificante participar dessa autêntica integração”, frisou Lucas Kilesse, da JC Produtos Farmacêuticos, ganhador de uma das duas motocicletas sorteadas, que viajou de Ubá, na Zona da Mata, para participar da feira na capital mineira. Laís Brito, da Drogaria Teixeira, de Lavras (MG), foi sorteada com um Iphone, e manifestou satisfação com as oportunidades de negócios e networking. “Pudemos conhecer participantes não só de Minas, mas de estados como Goiás e Bahia”, comentou.
Expositores valorizam engajamento do varejo
Já os expositores não pouparam elogios. Gerente regional de associativismo da EMS, Alfredo Novack, mencionou que 70% do resultado da corporação vem das farmácias de rede. Representante do atacado, Jean Miotto, gerente de vendas do GrupoSC, destacou o nível de engajamento do Grupo Mineiro de Redes. “Este ano, por exemplo, estipulamos a meta de crescer 40% em volume de negócios na comparação com a edição passada”, garantiu.
Além de grandes players do mercado farmacêutico, como EMS, Biolab Genéricos, Eurofarma, Torrent e Prati, indústrias dos setores de cosméticos, perfumaria e suplementos atraíram as atenções no salão de negócios. “A cada ano o Farma Trend nos leva a atingir nossos objetivos comerciais, que são desafiadores”, destacou Nayara Nogueira, vendedora B2B do Grupo Boticário.
O gerente nacional associativista da Nestlé, Paulo Padroeiro, participou pela segunda vez consecutiva da Farma Trend. “O associativismo vem se tornando uma potência no canal farma, profissionalizando cada vez mais o ponto de venda”, elogia. A estreante Danone também aprovou. “O encontro proporciona um ambiente estratégico para negociações e trocas de insights, contribuindo para o crescimento sustentável do setor”, avaliou o gerente de contas Cristiano Nascimento.
Convidados em busca de novas conexões
O Farma Trend contou também com convidados. Um deles foi Carlos Knosel, CEO da Farma Ventures, ecossistema de startups especializadas no mercado farmacêutico – a exemplo da Proffer, focada em precificação inteligente de medicamentos; e da Dinn, que realiza gestão comercial para indústrias e farmácias por meio de um estudo do comportamento. “Aqui está a base que fomenta o setor, o que nos permite realizar conexões efetivas e agregar soluções em prol do desenvolvimento do associativismo”, afirmou.
Palestras
Antes de o salão de negócios ser aberto, na tarde do dia 12 de março, os participantes do Farma Trend assistiram ao Fórum de Negócios. O CEO da Simtax, Jiovanni Coelho, abriu o ciclo de palestras falando sobre os reflexos da reforma tributária, cujo processo de transição começa em 2026 e se estende até 2033.
Para o especialista, apesar de a reforma prever a extinção de impostos como IPI, PIS, Cofins e ICMS, o país se mantém como “campeão de impostos”, uma vez que a nova Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) resultam em uma tributação de 28% sobre Imposto de Valor Agregado (IVA).
“Neste momento, o dono de farmácia deve entender com detalhes como está a situação atual dele, é o dever de casa ler e estudar sobre o tema. Entender a lucratividade, como funcionam os impostos, garante o devido preparo para as mudanças”, orienta. Ele alerta que, caso não haja entendimento da reforma e planejamento, há riscos de prejuízos que podem levar até ao fechamento de farmácias.
A diretora comercial da Febrafar, Karen Corridoni, elencou as soluções estratégicas oferecidas pela entidade que possibilitam a digitalização das farmácias. A gerente de trade marketing Sara Amaral, por sua vez, destacou a relevância de manter um ambiente acessível, acolhedor e atrativo nas lojas. “Temos que ter sempre o olhar de um cliente que entra pela primeira vez no PDV. É preciso encantar o consumidor, desde a fachada até o interior da farmácia, atendentes bem treinados e gôndolas com precificação”, observou.
O presidente da Febrafar, Edison Tamascia, prosseguiu o fórum enaltecendo a força do associativismo, responsável por 16,6% do faturamento anual do mercado farmacêutico brasileiro. No entanto, alertou sobre a importância de acompanhar as transformações. “É preciso colocar em prática as novas ferramentas tecnológicas, conhecer os clientes e perceber as mudanças no perfil dos consumidores, hoje com maior número de idosos. A precificação há muito tempo não é o principal fator de concorrência, mas, sim, o investimento em mix maior de produtos, em lojas mais atrativas e vendas online”, advertiu.
O diretor de tecnologia e inovação da Febrafar, Ney Santos encerrou o fórum. Segundo ele, a inovação não nasce de soluções, mas de pessoas. “É preciso investir em captação e aperfeiçoamento de talentos, treinamentos, educação corporativa. Não adianta um software bom, se não tiver alinhado com a capacitação das pessoas. E a mudança vem agora, o futuro provém do erro, não vale ficar esperando a tecnologia do amanhã, é preciso já colocar em prática o que temos hoje”, recomendou.
Origem do Farma Trend
O Farma Trend foi criado por André Luiz Silva, à frente da Droga Rede e que, juntamente com a Drogaria Poupa Minas e a Poupe Brasil, integra a Associação de Farmácias e Drogarias Independentes do Estado de Minas Gerais (Afiminas).
O embrião começou a se desenvolver em 2013, quando, em parceria com uma empresa de eventos, Luiz agrupou redes de farmácias no Sesc de Ouro Preto (MG) para uma feira. O projeto acabou interrompido até que, em 2018 e em parceria com a MG Farma, André Luiz realizou outro encontro. Mas o atual formato consolidou-se de fato em 2019, com a adesão de outras três redes.
Coube à advogada Paula Acirón, especialista em compliance e privacidade de dados, que assessora empresas do setor há 18 anos, a responsabilidade de estruturar o Farma Trend. O engajamento fez com que ela assumisse neste ano a coordenação geral do evento. “É uma satisfação ver a feira crescer e ser pioneira ao congregar o varejo associativista”, pontuou.
O Grupo Mineiro de Redes, que realiza a feira, é composto pelas redes Compre Certo, Droga Rede, Grupo DSG Brasil, Farmelhor, Grupo Farma, Rede Inova, Liga Farma, Mais Brasil, Rede MG Farma, Poupe Brasil, Poupa Minas e Uai Farma.
“Há três anos participamos do Farma Trend. Ajudamos ativamente na organização. É um momento incrível para nós, que somos uma rede que trata de relacionamentos, encontrar os clientes”, avalia Alan Fernandes, CEO da Inova Drogarias, rede de licenciamento de marca com sede em Varginha (MG).
Gerente geral da DSG Brasil, Rodrigo Pereira vai além. Para o empresário, as redes de farmácias de Minas Gerais tornaram-se referências no trabalho em equipe devido à realização do Farma Trend. “Ganham as redes, as indústrias e os associados”, concluiu.