Farmacêutica brasileira tem novo CEO para acelerar expansão
Mudança na governança marca nova fase da farmacêutica
por Gabriel Noronha em
O processo de expansão da Equiplex, farmacêutica do grupo H. Egídio, marca um momento decisivo na trajetória da companhia, que pela primeira vez deixa de ser conduzida diretamente pela diretoria da holding familiar e passa a contar com uma equipe de administração própria.
A mudança ocorre meses antes de a empresa completar 40 anos e conta com o apoio do executivo Massillon Araujo, que deixou a capital paulista para assumir o projeto de expansão da Equiplex em Aparecida de Goiânia, no interior de Goiás. As informações são do Valor Econômico.
“A família segue muito presente, mas decidiu aumentar a govetrnança não só na Equiplex como também no grupo”, explica.
“Estamos definindo o plano estratégico de cinco anos da companhia, que passa por aumento de investimentos já no próximo ano”, acrescenta o executivo, que acumula passagens por grandes players do setor como EMS, Hypera, Cristáliae Lupin.
Equiplex prevê nova fábrica
A Equiplex é uma das principais produtoras de soluções parenterais do país e fornece produtos como soros fisiológicos e glicose para mais de 480 empresas, incluindo hospitais públicos e privados em diferentes regiões.
Buscando ampliar seu ritmo de produção, a companhia ainda estuda a viabilidade de terrenos para a criação de uma nova planta fabril, também no interior de Goiás.
“A fábrica nova vai atender a demanda crescente dos medicamentos que já temos, mas também a produção a partir de P&D. São mais de 20 produtos para lançar só em 2027”, detalha.
Outra meta é ampliar a presença internacional da marca. Atualmente presente em 40 países, a companhia obtém apenas 3% de seu faturamento com vendas no exterior.
“A pretensão é que chegue a algo entre 15% e 20% nos próximos cinco anos”, diz o CEO. Os planos da companhia preveem, inicialmente, investimentos na América Latina, com México e Colômbia como principais mercados-alvo.