Farmácias apostam em velocidade no delivery de medicamentos
Logística própria e curtos prazos são fatores apontados como solução na concorrência com grandes apps


Muitas redes de farmácia têm apostado na redução dos prazos de entrega para se destacar no mercado de delivery de medicamentos. O movimento tem como principal objetivo superar os aplicativos de entrega tradicionais como iFood, Rappi e 99Food.
Para adotar o serviço batizado como “delivery ultrarrápido” de maneira eficiente, cumprindo a promessa de entregar os pedidos em menos de 30 minutos , muitas dessas companhias estão investindo pesado na ampliação de sua estrutura logística.
Esses aportes envolvem a integração de novas tecnologias à suas operações, a construção de centros de distribuição urbanos e até a expansão da equipe de entregadores.
Mercado de delivery de medicamentos segue crescendo
Redes como Droga Raia, Drogasil, Pague Menos, Panvel e Drogaria São Paulo já estão se dedicando ao segmento, que vem apresentando crescimentos nos últimos anos e promete manter o ritmo pelo menos até o final da década.
Segundo a Abrafarma o número de pedidos por aplicativos próprios e canais digitais das drogarias cresceu mais de 90% nos últimos dois anos, com destaque para compras emergenciais como antigripais, analgésicos e itens de primeiros socorros.
Ainda, de acordo com a IQVIA, o mercado de delivery movimentou mais de R$ 5,6 bilhões em 2024, registrando um crescimento de 38% em relação ao ano anterior. A consultora também estima que o setor deve avançar 20% anualmente pelos próximos cinco anos, impulsionado por mudanças regulatórias, digitalização do segmento e a desenvolvimento de novos hábitos de consumo.