Farmácias crescem até 25% com consultoria de gestão


Com 12 anos de experiência em consultoria de gestão, a DRB se propõe a garantir respostas rápidas para as principais dores do varejo farmacêutico a partir de três pilares – gestão de estoque, mix de produtos e estratégia de precificação.
“Operamos por meio de um modelo de consultoria expressa. Em geral, cada pilar do projeto dura de 60 a 90 dias. Brinco que, se passarmos dois anos para estruturar uma farmácia, há algo de errado com nosso método”, comenta o diretor-presidente Davi Borges.
Fato é que, na visão do especialista, a correção de alguns pontos mais críticos na operação do PDV ou da rede já proporciona resultados quase imediatos. “Ao melhorar as práticas de compra, por exemplo, o impacto é muito rápido. Notamos um aumento de 25% no faturamento dos nossos clientes logo nos primeiros meses”, afirma.
Consultoria de gestão foi desenvolvida em trilha
Segundo Borges, o modelo de consultoria de gestão desenvolvido pela DRB foi resultado de uma experiência positiva no varejo farmacêutico. “Há uma década atrás, participei de um projeto para o planejamento e operacionalização de um CD em Goiânia (GO). Quando terminei esse trabalho, me interessei pelo setor e identifiquei uma necessidade latente por soluções fundamentadas nas compras e na gestão de estoque”, relembra.
E essas duas dores representaram o ponto de partida da empresa e embasaram os primeiros cinco anos de operações. “Ainda hoje, 88% das drogarias independentes convivem com problemas de administração de estoque, o que confirma a amplitude do desafio de mudar essa realidade e exige um apoio externo especializado”, argumenta.
Cases levaram a consultoria mais robusta
Por volta de 2018, Borges entendeu que era o momento de ampliar o leque de serviços da DRB. “Nosso segundo pilar é o mix de produtos. Podemos ensinar o gestor e sua equipe a comprar bem, mas como garantir que ele está trabalhando os itens mais assertivos?”, questiona.
Por meio da ciência de dados, a consultoria estuda a localização da farmácia para estruturar o mix mais adaptável à região, levando em conta também indicadores demográficos e não apenas econômicos. Esse serviço, inclusive, abriu as portas das redes de farmácias para a companhia.
DRB orienta formação do mix em 34 redes
A DRB atende 34 redes, entre integrantes do associativismo e varejistas que atuam com licenciamento de marca ou franquia. “Hoje, 80% da nossa receita provém desse trabalho, que é iniciado antes mesmo da abertura da loja. Fomos, inclusive, a consultoria que mais viabilizou inaugurações no último ano”, crava Borges. Para 2025, a empresa espera um faturamento de R$ 4 milhões.
Precificação fecha a jornada
Em 2020, o terceiro pilar da DRB foi instituído. “A precificação era a prática que faltava para oferecermos uma jornada realmente completa ao nosso cliente. Realizamos o rastreio da concorrência, entendemos o público consumidor da loja e desenhamos a melhor estratégia”, detalha.
O gestor pode contratar apenas o serviço que atende diretamente à sua dor. “Em geral, o tempo de consultoria gira em torno de 60 a 90 dias caso trabalhe um pilar da operação e no máximo oito meses para uma consultoria completa”, garante.