Farmácias da Abrafad chegam a R$ 7,5 bilhões de faturamento
Grupos econômicos integrados à entidade já somam 6 mil lojas em 100% das unidades da Federação

Quem chegava ao Espaço Immensità (São Paulo-SP) na manhã desta quarta-feira, dia 8, logo percebia uma diferença notável do 9º Encontro Abrafad em relação às edições anteriores.
Em meio às tradicionais mesas reservadas para reuniões de negócios entre fornecedores e farmácias associativistas, uma série de estandes da indústria servia de vitrine para exposição de produtos e interação entre os participantes, ampliando a área que já era ocupada por fornecedores de serviços e soluções para o setor.
Esse foi o resultado do recorde de adesões de parceiros. O evento atraiu 115 empresas e mobilizou mais de 1.200 profissionais, entre executivos da indústria, distribuição e dos 20 grupos econômicos que integram a entidade. O interesse tem uma justificativa mais que especial. As farmácias da Abrafad acabam de atingir a marca de R$ 7,5 bilhões de faturamento, considerando dados da IQVIA relativos aos últimos 12 meses até agosto deste ano.
Se fosse uma rede varejista, a associação estaria posicionada no Parte superior do formuláriotop 5 do varejo farmacêutico nacional, com 3,3% de market share. Presentes em 100% das unidades da Federação, as companhias que integram a Abrafad já administram 6 mil lojas, sustentando um crescimento de 12%, cerca de dois pontos percentuais acima da expansão média do varejo farmacêutico como um todo.
“E essa evolução não é resultado da afiliação de novos grupos à entidade. Movidas pelo modelo associativista, as redes vêm conseguindo acelerar sua expansão orgânica”, celebra o presidente executivo Nilson Ribeiro.
A Abrafad também aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento do Abralive, um robusto sistema de CRM desenvolvido pela Cosmos Pro, unidade de negócios da Procfit. A expectativa é que, até o próximo ano, 30% das farmácias incorporem a solução às suas rotinas.
O programa permitirá a centralização dos controles de prescrições dispensadas, estoques, compras, vendas e precificação. “Dessa maneira, conseguiremos constituir um dashboard de gestão que possibilitará o real conhecimento sobre os hábitos de consumo dos nossos clientes e uma apuração mais rápida do sell-in e sell out, com correção de rotas imediata. Teremos uma clusterização de dados capaz de viabilizar uma gestão mais adequada a cada porte e perfil de farmácia”, admite.
Conteúdos por Leandro Luize
Graduado em Jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, acumula 27 anos de experiência, dos quais 22 dedicados à comunicação corporativa e produção de conteúdo para setores como o farmacêutico. É o gestor de jornalismo de todos os canais – portal e mídias sociais – do Panorama Farmacêutico.
Leandro Luize possui 1008 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.