Farmácias da CVS nos EUA podem ser fechadas por nova lei

23 farmácias devem ser fechadas de acordo com a legislação

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácias da CVS
Mais de 500 trabalhadores podem perder seu emprego ao final do ano – Foto: Divulgação

Uma nova legislação pode levar ao fechamento de 23 farmácias da CVS no estado americano de Arkansas. O texto, aprovado pela governadora republicana Sarah Huckabee Sanders no último dia 16, foi duramente criticado pela companhia, que pediu um maior diálogo antes de sua efetivação, em janeiro de 2026. As informações são do portal Drug Store News.

O HB 1150 proíbe que empresas que gerenciem PBMs (Programas de Benefícios de Medicamentos) sejam donas de farmácias. Durante sua tramitação, a proposta foi defendida pela NCPA (National Community Pharmacists Association), que citou os conflitos de interesse e as práticas anticompetitivas dessas companhias como principais impulsionadores da legislação.

“A APA (Arkansas Pharmacists Association) é a voz dos farmacêuticos do Arkansas, que trabalharam duro para garantir que o HB 1150 e outros esforços de reforma dos PBMs fossem aprovados. A NCPA, que representa a comunidade independente de farmácias comunitárias do país, defendeu persistentemente que os legisladores federais e estaduais interferissem nos conflitos de interesse e nas práticas de negócio anticompetitivas impostas pela crescente integração dos PBMs com as seguradoras de saúde e as farmácias”, diz um trecho do pronunciamento da entidade

“Essas práticas incluem termos contratuais que restringem o acesso de competidores aos pacientes, grandes cláusulas de reversão, que acabam afastando os clientes das farmácias comunitárias e reembolsos abaixo do custo. Ao proibir que as gestoras de PBM sejam donas de farmácias (por meio do HB 1150) colocamos um fim a essas táticas e promovemos o acesso aos cuidados farmacêuticos de qualidade no estado de Arkansas”, conclui.

Impactos negativos do fechamento das farmácias da CVS

Após sua oficialização a CVS emitiu uma nota cobrando maiores discussões acerca do tema e alertando para os possíveis malefícios da implementação da nova regra.

“A CVS Health é favorável a discussões de boa-fé com os legisladores de Arkansas e de todo o país em busca de maneiras de tornar a medicina mais acessível. Infelizmente, o HB 11550 é uma política ruim e que nos leva ao oposto, tirando o acesso aos medicamentos das comunidades locais e elevando os gastos no estado em milhões de dólares anualmente”, diz o primeiro trecho da publicação.

Especificamente, a legislação de Arkansas e a governadora estão escolhendo fechar 23 farmácias instaladas em comunidades locais, incluindo algumas das poucas abertas 24 horas. Além disso, o fato contribuirá para a demissão de mais de 500 trabalhadores do sistema de saúde local e prejudicará o acesso de 10 mil pacientes com sérias condições de saúde a atendimentos farmacêuticos de qualidade.

Notícias Relacionadas