Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico
A plataforma Farmácias Digitais já atende 1 mil municípios e está transformando a integração de vendas online e físicas em casos de sucesso. O ecossistema faz parte do núcleo de tecnologia e inovação do GrupoSC, maior distribuidora de medicamentos do país. Foi concebido a partir da aquisição gradual de startups, que hoje funcionam como um hub farmacêutico focado no omnichannel, sob medida para PDVs independentes e de pequeno porte.
O ambiente virtual agrega um conjunto de funcionalidades, inclusive as do Farmácia App, marketplace líder do setor farmacêutico e que também é administrado pelo grupo. Por meio dessa ferramenta, os clientes visualizam, comparam e compram produtos online.
Com suporte da plataforma, mais de 4.700 farmácias conseguiram incorporar artigos de HPC e suplementos ao seu mix de vendas digitais. A estimativa é que esse número salte para 11 mil até o fim do ano. Outros 500 estabelecimentos têm contratos fechados para estrear a operação de e-commerce. A meta é que esse contingente chegue a 9 mil.
“O empreendedor pode transformar seu negócio em uma loja virtual em até 24 horas. Oferecemos integração com sistemas de pagamento, campanhas promocionais personalizadas e conexão direta com ferramentas de marketing, como o Google Meu Negócio, ampliando a exposição da farmácia e aumentando a conversão de clientes”, comenta Henrique Mazza, gerente de marketing do Canais Digitais do GrupoSC.
Farmácias Digitais tem IA como base
A inteligência artificial permeia toda a arquitetura da plataforma Farmácias Digitais. A prevenção de rupturas e encalhes no estoque, um dos pontos críticos do varejo farmacêutico, é gerenciada com a solução Farmácias TX4. Um assistente de IA ajuda a regular o volume de produtos armazenados, monitorar gôndolas, fazer compras em tempo real e sugerir reposição de produtos automaticamente, garantindo uma gestão eficiente do negócio.
As aplicações podem ser usadas de maneira complementar. Com o recurso Farmácias Docas Virtuais, o lojista vende sem dispor de estoque. O acesso a mais de 16 mil produtos e ofertas de indústrias, também conectadas ao sistema, contribui para que a farmácia amplie seu catálogo. E para aumentar sua visibilidade, o Farmácias Ads direciona anúncios ao público-alvo, chegando a mais de 2 milhões de usuários.
Formato pioneiro no país
Já por meio do Farmácias Delivery, negócios de variados portes interligam-se a uma rede de entregas rápidas, mesmo para lojistas que não possuem frota própria. Os pedidos chegam ao destino com uma média de entrega de 33 minutos (a depender da localização), assegurando ao consumidor uma experiência ágil e confiável. A logística de distribuição reduz custos de cerca de 4,8 milhões de itens com rastreamento em tempo real, que perfazem 70 mil entregas diárias. ‘’Temos quase 40 centros de distribuição em todo o país’’, relata Mazza.
O objetivo, segundo ele, é suprir os gaps que ainda persistem na cadeia – indústria, distribuição e varejo farmacêutico. O formato do Farmácias Digitais oferece a solução completa, diferente dos competidores. ‘’Cada um é direcionado a uma expertise, seja delivery ou ponto físico. Não existe nada parecido na escala em que operamos’’, frisa Mazza. Montado no final do ano passado, o Farmácias Digitais começou a ser implementado em março último.
A proposta é formar uma estrutura com um número cada vez maior de farmácias parceiras. A divulgação compreende rodadas de demonstração junto a lojistas e entidades setoriais. Na mais recente ação, para mais de 500 associados da Fecofar, os pedidos de conexão multiplicaram-se. ‘’As farmácias nos trarão o feedback sobre o efetivo atendimento às suas necessidades’’, diz.
Dinamismo do mercado acelera evolução
Mazza acrescenta que a ideia do sistema surgiu durante um evento Farma & Negócios do GrupoSC, no qual foi exposto um totem físico dotado de funcionalidades. ‘’Pensamos que ele poderia, de fato, virar um produto do qual o varejista poderia se apropriar. É apenas um exemplo para ilustrar o dinamismo e a acelerada evolução desse mercado’’, pontua.
O executivo valoriza a experiência somada do time que gerencia o dia a dia desse projeto. “O GrupoSC acumula 70 anos no setor de saúde e bem-estar. Com toda essa bagagem, entendemos bem as dores do mercado e vimos uma oportunidade de suprir as necessidades do fabricante, do PDV e do consumidor. Não criamos essa demanda, apenas oferecemos meios para supri-la’’, argumenta.
Projeto-piloto de autoatendimento
Em outra frente com foco na digitalização do setor, o GrupoSC mantém um projeto de loja autônoma desde o fim de 2024, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP). O totem interativo funciona como uma prateleira digital em que os produtos são exibidos na mesma disposição das estantes físicas para facilitar a localização dos itens. O cliente escaneia o produto, informa seu CPF, paga e retira a mercadoria em um ambiente, nesse caso específico, de segurança controlada.
O totem, aliás, tem sido encomendado por diversos estabelecimentos farma em todo o país. O equipamento, em fase de produção, começa a ser instalado no varejo farmacêutico a partir de junho. O cliente poderá navegar e obter informações de um mesmo produto com diversas apresentações. ‘’O consumidor vai saber as diferenças, por exemplo, entre as 15 opções de leite infantil’’, conclui Mazza.
Conectividade e digitalização
O ecossistema tem um investimento recorrente e expressivo em mídia digital – abrangendo Google, Facebook, Instagram e TikTok –, o que atrai um grande volume de consumidores para as farmácias participantes, criando oportunidades reais de crescimento.
A estimativa é que mais de 11 mil farmácias estruturem sua operação de e-commerce com apoio da plataforma, que funciona como um hub farmacêutico focado no omnichannel, sob medida para PDVs independentes e de pequeno porte.