Farmácias Digitais têm automação para atendimento no WhatsApp
Ferramenta do Farmácias e-commerce, parte do ecossistema digital do GrupoSC, já ampliou em 300% as vendas durante período de testes
por César Ferro em
e atualizado em


Com foco no varejo farmacêutico independente e em redes de pequeno e médio porte, o serviço do Farmácias E-commerce chega ao mercado com meta bem definida. Até dezembro, o objetivo é estar presente em 5 mil PDVs.
A ferramenta, que integra o ecossistema Farmácias Digitiais, braço de inovação do GrupoSC, permite automatizar a gestão de pedidos e o contato pelo aplicativo de mensagens, potencializando a ferramenta como canal de vendas. Além disso, traz um painel de gerenciamento, que possibilita a visão estratégica de tudo o que é comercializado por lá.
“A ideia surgiu de uma dor que identificamos no mercado para gerenciar demandas oriundas desse aplicativo. As transações por esse canal já são uma realidade, mas acabam exigindo atendimento constante da equipe, o que pode ser sanado com a tecnologia”, contextualiza o gerente executivo de negócios, Rodrigo Brisolara.
Desenvolvido com base em integração oficial com a Meta, a ferramenta permite que as farmácias realizem atendimentos 24 horas por dia, além de possibilitar a oferta de catálogos interativos, acompanhamento de pedidos em tempo real e pagamentos diretamente no chat. “O varejista consegue ter mais controle, produtividade e vendas”, afirma.
Solução do Farmácias Digitais está disponível em três planos
Para se adequar ao nível de maturidade digital da farmácia, a solução está disponível em três modalidades:
- Plano Básico: automatiza os contatos com clientes por meio de inteligência artificial generativa. Clientes integrados com a plataforma Farmácias Digitais contam com todo o tracking da jornada do consumidor, identificando se há um pedido em aberto logo na primeira mensagem. Disponibiliza apenas um número ativo
- Plano Premium: a versão Premium traz três outras funcionalidades: o catálogo, que integra automaticamente o estoque da farmácia ao WhatsApp; a compreensão de pedidos em áudio e vídeo, ampliando a acessibilidade; e o recebimento de receitas, para pedidos no modo Clique e Retire. O pacote inclui múltiplos números
- Plano Enterprise: O lojista pode solicitar customizações na experiência de consumo de acordo com a necessidade e padrões específicos da rede de farmácias. Conta com suporte dedicado
“Todos os planos operam com API oficial do WhatsApp, seguem os padrões de segurança e são compatíveis com a LGPD”, completa Brisolara. A ativação do serviço, segundo o executivo, requer apenas 48 horas. Como campanha de lançamento, a companhia irá garantir, nos primeiros 30 dias, 20% de desconto na assinatura anual, com o primeiro mês grátis.
Projeto levou oito meses para ser desenvolvido
Também segundo o gerente, o projeto surgiu em outubro de 2024, levando cerca de oito meses para sair do papel. “Nosso primeiro passo foi nos tornar Meta Tech Provider, o que possibilitou desenvolver uma tecnologia oficial e que poderá se conectar com plataformas da Meta sem nenhum risco de sanção ou bloqueio”, explica. Nos últimos 30 dias, a ferramenta rodou um projeto-piloto em 12 lojas e os resultados foram surpreendentes.
Vendas por WhatsApp cresceram 300% com solução
Neste mês de testes, o Farmácias E-commerce conseguiu atestar o potencial da ferramenta. “As vendas pelo WhatsApp aumentaram cerca de 300% nos estabelecimentos participantes”, comemora. O executivo ainda destaca que 84% das vendas foram fechadas de forma totalmente automatizada.
Para as farmácias, a companhia projeta uma participação de 40% das vendas por meio do WhatsApp. “Nosso objetivo é democratizar a digitalização no setor e garantir que os varejistas possam competir em condições de igualdade com os maiores players do canal”, finaliza.
As empresas interessadas em obter mais detalhes sobre a solução podem acessar este link.