Nem só de vender remédios vive uma farmácia. A tendência atual é que este espaço seja visto como um estabelecimento de saúde, com a oferta de diversos serviços. O farmacêutico, desde que devidamente capacitado, pode aplicar injeções e vacinas. Aferição de pressão arterial é outro serviço à disposição em lojas que não se limitam ao comércio, assim como os testes de Covd-19. Ainda há a expectativa de que, quando chegar uma quantidade grande de doses dos imunizantes que combatem o coronavírus, estes lugares também se transformem em pontos de vacinação.
Veja também: Procon autua farmácia em Londrina por venda de itens vencidos
Coordenadora farmacêutica da Drogaria Venancio, que tem 11 unidades na Tijuca e 23 espalhadas em diversos bairros da Zona Norte, Renane Bernardes recorda que, em 2020, a rede participou das campanhas de imunização da gripe e do sarampo.
Siga nosso Instagram
– Firmamos uma parceria com a Secretaria municipal de Saúde para a aplicação de vacinas gratuitamente. A adesão foi grande. Queremos que a sociedade nos veja como profissionais de saúde. A ideia é que essa parceria se repita, seja na vacinação da gripe ou na de Covid-19 – diz.
Diretor de Operações, Expansão e Engenharia das Drogarias Pacheco, Felipe Zogbi explica o compromisso de ampliar a oferta de serviços à população:
– Nosso objetivo é disponibilizar serviços de imunização e diagnóstico, incluindo exames rápidos, testes genéticos e vacinas. Estamos implementando testagens para doenças como dengue, além do teste de anticorpos pós-vacina da Covid-19.
A rede de drogarias Venancio garante estar apta ao que, aparentemente, será um grande desafio: a imunização contra a Covid-19.
– Estamos prontos caso sejamos acionados. Temos farmacêuticos habilitados e toda a estrutura, inclusive com salas equipadas com macas, e rigorosa higienização. Nossa equipe também tem experiência em agendamento e controle de fluxo – detalha Renane Bernardes.
O grupo a que as Drogarias Pacheco pertence já iniciou este trabalho de imunização contra a Covid-19 em outros estados.
– Fechamos parceria com a prefeitura de São Paulo e disponibilizamos 14 de nossas lojas da Drogaria São Paulo como pontos de vacinação gratuita, conforme os grupos prioritários definidos pelo município. Nossas redes estão 100% à disposição para ampliar essa parceria para outros municípios e demais estados, conforme o Plano de Imunização avançar – diz Felipe Zogbi.
Informações sobre diferentes temas ligados à saúde, física ou mental, são disponibilizadas aos clientes da Venancio em seus canais na internet. Médicos de diversas especialidades, como ginecologistas e psiquiatras, participam de lives nas redes sociais para esclarecer dúvidas. Nutricionistas e profissionais de educação física também integram o projeto. O melhor é que quem não consegue acompanhar ao vivo não precisa se preocupar. Os bate-papos ficam salvos no perfil @drogariavenancio no Instagram.
– As parcerias com médicos e outros profissionais têm como objetivo levar saúde ao paciente que frequenta a nossa loja, se cuida e busca bem-estar. O nosso foco é, sobretudo, ver o nosso cliente cada vez mais informado e saudável – frisa Renane.
Já as Drogarias Pacheco apostam num projeto de controle de peso para evitar que os clientes se tornem obesos.
– O acompanhamento de peso, bem como aferições de glicemia e pressão, por exemplo, são importantes para uma primeira triagem de saúde, e podem ser feitos em qualquer unidade que tenha sala específica para serviços farmacêuticos. Fazer esse tipo de controle regularmente é fundamental quando falamos de prevenção. E essa é a nossa intenção: a prevenção – diz Zogbi.
Fonte: Yahoo!