Farmácias querem adotar modelo de gigante sul-coreana
Inspirado na Olive Young, varejo brasileiro quer se consolidar com hub de experimentação
por César Ferro em
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Após conhecer na prática o modelo de experimentação de cosméticos criado na Coreia do Sul, as farmácias associadas à Abrafarma devem trazer o formato para o Brasil. As informações são da Folha de S. Paulo.
A maior expositora do formato é a Olive Young, gigante do varejo de beleza e cosméticos no país. Com mais de 1,4 mil lojas, a rede conseguiu driblar a prevalência do e-commerce por meio da experimentação e educação.
Nas unidades, é possível testar todos os produtos vendidos, além de acessar serviços como análise de pele e orientações sobre os itens e princípios ativos. “São lojas físicas absolutamente vivas e poderosas. É muito bonito de se ver”, analisa Sergio Mena Barreto, presidente da entidade
A associação realizou a Missão Técnica Internacional no país em novembro. A iniciativa, que é realizada anualmente desde 2004, leva executivos do setor a polos inovadores do varejo global.
Coreia do Sul inspira farmácias e indústria
A chegada deste novo formato às farmácias brasileiras vem na esteira do sucesso dos produtos de beleza produzidos na Coreia do Sul, conhecidos popularmente como K-Beauty. A importação desses itens pelo Brasil cresceu 57% em 2024 na comparação com o ano retrasado, segundo o Banco de Dados de Estatísticas do Comércio de Mercadorias de Nações Unidas (UN Comtrade).
Inspirada nesta tendência, a Cimed anunciou em novembro a nova marca de cosméticos do grupo, a CBeauty. Além da inspiração, a linha também contará com tecnologias desenvolvidas no país.
Com o movimento, a farmacêutica quer aumentar sua participação no mercado de skincare, que faturou R$ 3,6 bilhões em 2024. A expectativa é que os produtos cheguem às farmácias no segundo semestre de 2026. Na primeira leva de lançamentos, o laboratório trará sete itens, entre eles sabonete líquido, tônico, protetor solar e sérum com PDRN.