A Abrafarma reagiu com repúdio às acusações de ilegalidade na venda de testes que identificam, nas farmácias, se o paciente tem ou não anticorpos contra a Covid-19 após receber a vacina. A entidade representa as 26 maiores empresas do varejo farmacêutico nacional.
Associações da área de análises clínicas encaminharam nesta semana uma denúncia à Anvisa e a vigilâncias sanitárias estaduais, sob a alegação de que esse serviço em farmácias representaria um risco à saúde pública e deveria ser realizado somente em ambientes laboratoriais. O teste que motivou essas acusações detecta o nível de resposta imunológica produzida pelo organismo depois da imunização.
“Esses exames são definidos como ensaios imunocromatográficos e estão autorizados no varejo farmacêutico, com respaldo da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 377 e da Nota Técnica nº 7 da própria Anvisa. A acusação é infundada”, reitera Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
Em menos de um ano, as farmácias que integram a Abrafarma aproximam-se de 4,5 milhões de testes da Covid-19. “É uma prática regulamentada, segura e ministrada por profissionais especializados. Além disso, representa um importante instrumento para desafogar a rede pública, auxiliar no combate à pandemia e ainda contribuir com os médicos na otimização da farmacoterapia de seus pacientes”, ressalta Barreto.
O CEO da Abrafarma defende que o leque de exames nas farmácias seja, inclusive, ampliado com a inclusão de outros tipos. “O momento exige que o país lance mão de todas as opções possíveis para a detecção do coronavirus e o combate à pandemia. O Brasil não pode prescindir de utilizar a base instalada de farmácias, em parceria com os laboratórios de análises clinicas, com tal finalidade. Estamos numa guerra e todos os combatentes estão convocados a assumir o front. Não podermos é perder a batalha, e mais vidas”, conclui.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!