Farmácias São Rafael miram 100 lojas até 2028

Fundada em Chapecó (SC), rede de farmácias concentrará expansão no Sul do país, onde já atua em todos os estados

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

FARMÁCIAS SÃO RAFAELSão Rafael, varejo farmacêutico
Varejista liderada por Emerson Angonese mira conversão de bandeira em cidades com mais de 10 mil habitantes | Fotos: Divulgação

Com mais de 28 anos de atuação no varejo farmacêutico, as Farmácias São Rafael estabeleceram uma meta ousada. A rede, que atua no sistema de franquia, quer chegar a 100 lojas nos próximos três anos.

Fundada em 1997, a varejista nasceu em Chapecó (SC), onde ainda mantém sua sede. Presente também no Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, soma 56 unidades em operação e mais seis em fase de implantação. Além disso, planeja abrir dez novas lojas ainda neste ano.

O foco da expansão será o Sul do país, onde a empresa mantém o maior número de pontos de venda. “Queremos aproveitar a força da marca que já estabelecemos na região”, explica o diretor Emerson Angonese.

Farmácias São Rafael apostam em manipulação para reforçar negócio 

Em paralelo, as Farmácias São Rafael apostam na diversificação das operações para fomentar o volume de negócios. A rede já atua como farmácia de manipulação há mais de 13 anos e, em 2025, anunciou sua expansão também como franquia de manipulação. “É um modelo de negócio à parte, mas, neste primeiro momento, direcionado para as farmácias já franqueadas da rede”, detalha.

Segundo o diretor, o objetivo é levar mais essa oportunidade para os franqueados aumentarem a rentabilidade da loja, oferecendo aos seus clientes a manipulação de fórmulas com a qualidade e o padrão da nossa marca.

“A manipulação já era um serviço ofertado por parte de nossas unidades e entendemos que é possível potencializá-la com o suporte de uma franquia”, avalia. O primeiro PDV nesse novo formato já está em construção, na cidade de Brusque. A meta é inaugurar de seis a oito unidades de manipulação ainda neste ano”, antecipa.

Rede de farmácias foi fundada por empresários do setor 

Angonese e seu sócio Rogerson Zanandréa resolveram abrir um negócio próprio há 28 anos. Na ocasião, ambos já haviam trabalhado juntos no varejo farmacêutico e na distribuição. Com o conhecimento acumulado, o negócio prosperou e, em 2015, depois da consolidação no mercado chapecoense, a rede deu início ao plano de expansão da marca.

Foi nesse momento que surgiu a São Rafael Franchising. “Vimos que poderíamos levar nosso modelo de excelência para outros empreendedores e ajudá-los a prosperar com aquilo que aprendemos na prática”, conta.

Em 2024, a varejista registrou faturamento superior a R$ 183 milhões, crescimento de 12% em relação ao ano anterior. Em Chapecó, os sócios ainda mantêm suas lojas próprias, onde somam 15 PDVs e um market share de 20%. “Para este ano, queremos abrir mais um PDV e, no próximo, mais dois”, revela.

Franquia mantém Chapecó como centro 

Mesmo com o ganho de capilaridade, a São Rafael mantém sua sede em Chapecó. “Construímos a franquia em formato de espiral, para poder concentrar o crescimento a partir da cidade”, afirma Angonese. Tal estratégia possibilitou uma presença reforçada em Santa Catarina, onde a rede de farmácias concentra mais de 40 unidades. A varejista trabalha com foco na conversão de bandeira e seu foco está em cidades a partir de 10 mil habitantes.

São Rafael quer aparecer para o mercado

Para fazer seu nome no mercado nacional, a São Rafael foi uma das redes fundadoras da Fecofar, federação que reúne varejistas de franchising e associativistas. Em pouco mais de um ano de entidade, Angonese revela já sentir os resultados positivos.

Abradilan
São Rafael levou expressiva delegação de 24 franqueados para networking durante a Abradilan Conexão Farma

“Antes negociávamos na condição de uma empresa com 60 lojas, o que não é pouco, mas perdíamos em competitividade contra redes nacionais com 3 mil PDVs. Hoje negociamos em condições de igualdade e conseguimos dialogar com as lideranças da indústria e distribuição”, comemora. “Além disso, por intermédio da sede da federação em São Paulo (SP), conseguimos estreitar os relacionamentos com o canal farma. Isso sem falar nos projetos conjuntos, que estão trazendo tecnologias e vendas novas para nossos franqueados”, completa.

Durante o Abradilan Conexão Farma, inclusive, a companhia levou uma delegação de 24 franqueados para os três dias de encontro. “Foi uma experiência ímpar. Muitas oportunidades de negócio, networking e ensinamentos realmente mudaram a visão que eles tinham sobre suas lojas”, finaliza.

FARMÁCIA SÃO RAFAEL
Fundação: 1997
Faturamento: mais de R$ 183 milhões em 2024
Capilaridade: 56 lojas, Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Notícias Relacionadas