Com mais de 28 anos de atuação no varejo farmacêutico, as Farmácias São Rafael estabeleceram uma meta ousada. A rede, que atua no sistema de franquia, quer chegar a 100 lojas nos próximos três anos.
Fundada em 1997, a varejista nasceu em Chapecó (SC), onde ainda mantém sua sede. Presente também no Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, soma 56 unidades em operação e mais seis em fase de implantação. Além disso, planeja abrir dez novas lojas ainda neste ano.
O foco da expansão será o Sul do país, onde a empresa mantém o maior número de pontos de venda. “Queremos aproveitar a força da marca que já estabelecemos na região”, explica o diretor Emerson Angonese.
Farmácias São Rafael apostam em manipulação para reforçar negócio
Em paralelo, as Farmácias São Rafael apostam na diversificação das operações para fomentar o volume de negócios. A rede já atua como farmácia de manipulação há mais de 13 anos e, em 2025, anunciou sua expansão também como franquia de manipulação. “É um modelo de negócio à parte, mas, neste primeiro momento, direcionado para as farmácias já franqueadas da rede”, detalha.
Segundo o diretor, o objetivo é levar mais essa oportunidade para os franqueados aumentarem a rentabilidade da loja, oferecendo aos seus clientes a manipulação de fórmulas com a qualidade e o padrão da nossa marca.
“A manipulação já era um serviço ofertado por parte de nossas unidades e entendemos que é possível potencializá-la com o suporte de uma franquia”, avalia. O primeiro PDV nesse novo formato já está em construção, na cidade de Brusque. A meta é inaugurar de seis a oito unidades de manipulação ainda neste ano”, antecipa.
Rede de farmácias foi fundada por empresários do setor
Angonese e seu sócio Rogerson Zanandréa resolveram abrir um negócio próprio há 28 anos. Na ocasião, ambos já haviam trabalhado juntos no varejo farmacêutico e na distribuição. Com o conhecimento acumulado, o negócio prosperou e, em 2015, depois da consolidação no mercado chapecoense, a rede deu início ao plano de expansão da marca.
Foi nesse momento que surgiu a São Rafael Franchising. “Vimos que poderíamos levar nosso modelo de excelência para outros empreendedores e ajudá-los a prosperar com aquilo que aprendemos na prática”, conta.
Em 2024, a varejista registrou faturamento superior a R$ 183 milhões, crescimento de 12% em relação ao ano anterior. Em Chapecó, os sócios ainda mantêm suas lojas próprias, onde somam 15 PDVs e um market share de 20%. “Para este ano, queremos abrir mais um PDV e, no próximo, mais dois”, revela.
Franquia mantém Chapecó como centro
Mesmo com o ganho de capilaridade, a São Rafael mantém sua sede em Chapecó. “Construímos a franquia em formato de espiral, para poder concentrar o crescimento a partir da cidade”, afirma Angonese. Tal estratégia possibilitou uma presença reforçada em Santa Catarina, onde a rede de farmácias concentra mais de 40 unidades. A varejista trabalha com foco na conversão de bandeira e seu foco está em cidades a partir de 10 mil habitantes.
São Rafael quer aparecer para o mercado
Para fazer seu nome no mercado nacional, a São Rafael foi uma das redes fundadoras da Fecofar, federação que reúne varejistas de franchising e associativistas. Em pouco mais de um ano de entidade, Angonese revela já sentir os resultados positivos.
“Antes negociávamos na condição de uma empresa com 60 lojas, o que não é pouco, mas perdíamos em competitividade contra redes nacionais com 3 mil PDVs. Hoje negociamos em condições de igualdade e conseguimos dialogar com as lideranças da indústria e distribuição”, comemora. “Além disso, por intermédio da sede da federação em São Paulo (SP), conseguimos estreitar os relacionamentos com o canal farma. Isso sem falar nos projetos conjuntos, que estão trazendo tecnologias e vendas novas para nossos franqueados”, completa.
Durante o Abradilan Conexão Farma, inclusive, a companhia levou uma delegação de 24 franqueados para os três dias de encontro. “Foi uma experiência ímpar. Muitas oportunidades de negócio, networking e ensinamentos realmente mudaram a visão que eles tinham sobre suas lojas”, finaliza.
FARMÁCIA SÃO RAFAEL
Fundação: 1997
Faturamento: mais de R$ 183 milhões em 2024
Capilaridade: 56 lojas, Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.