As 19 farmácias parceiras da prefeitura na campanha de vacinação contra Covid-19 continuam imunizando profissionais de área de apoio de serviços de saúde nesta semana. O horário de atendimento nas farmácias é das 9h às 17h, com exceção da Panvel do Iguatemi, que atende das 10h às 17h.
Na terça-feira, 13, serão vacinados os trabalhadores com 37 anos ou mais. Na quarta, 14, os de 34 ou mais; na quinta-feira, aqueles com 31 anos ou mais, e na sexta-feira, 16, os que têm 28 anos ou mais. Profissionais liberais também seguem sendo atendidos nas farmácias. Todos os trabalhadores e profissionais devem apresentar documentação específica, confirme divulgação anterior.
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/
Quem pode procurar as farmácias:
Ocorrências eventuais de insistência pela vacinação de pessoas cuja ocupação não está contemplada na vacinação, bem como registro de aglomeração e filas pelas sobras de vacina em algumas farmácias levam a Secretaria Municipal de Saúde a reiterar quem pode procurar a vacinação nas farmácias parceiras:
– Trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza) que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde humana, como clínicas, ambulatórios, farmácias, drogarias e consultórios, conforme o Resolução CIB/RS nº 25/2021.
Não estão contemplados, conforme resolução do Ofício Circular nº 57/2021 do Ministério da Saúde:
– Trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como academias de ginástica; clubes; salão de beleza; clínica de estética; óticas; estúdios de tatuagem; distribuidoras de medicamentos, produtos hospitalares e odontológicos; indústrias em geral; transportadoras de medicamentos e produtos de saúde; representantes de indústrias farmacêuticas e distribuidoras; estúdio de pilates, espaço fitness, e afins; pet shops e agropecuárias; cuidadores de idosos que atuam em domicílio; estagiários de qualquer curso; massagistas; doulas; musicoterapeutas; arteterapeutas; terapeutas holísticos; e estabelecimentos de saúde animal.
Profissionais de hospitais não são atendidos nas farmácias, pois cada hospital recebe vacinas para os seus funcionários.
O documento de operacionalização da estratégia de vacinação nas farmácias também define que cada local deverá administrar a demanda e a oferta de frascos de vacina abertos, visando à otimização das doses. Para isso, os responsáveis pelas farmácias poderão distribuir senhas ou encerrar a vacinação diária mesmo dentro do horário previsto. Ou seja, mesmo que uma pessoa chegue antes das 17h, se a farmácia tiver um frasco com 2 doses e três pessoas a serem atendidas, novo frasco não será aberto.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/04/11/seis-em-cada-dez-leitores-defendem-lockdown-nacional/