Farmácias de POA seguem na vacinação de profissionais de apoio de serviços de saúde

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

As 19 farmácias parceiras da prefeitura na campanha de vacinação contra Covid-19 continuam imunizando profissionais de área de apoio de serviços de saúde nesta semana. O horário de atendimento nas farmácias é das 9h às 17h, com exceção da Panvel do Iguatemi, que atende das 10h às 17h.

Na terça-feira, 13, serão vacinados os trabalhadores com 37 anos ou mais. Na quarta, 14, os de 34 ou mais; na quinta-feira, aqueles com 31 anos ou mais, e na sexta-feira, 16, os que têm 28 anos ou mais. Profissionais liberais também seguem sendo atendidos nas farmácias. Todos os trabalhadores e profissionais devem apresentar documentação específica, confirme divulgação anterior.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Quem pode procurar as farmácias:

Ocorrências eventuais de insistência pela vacinação de pessoas cuja ocupação não está contemplada na vacinação, bem como registro de aglomeração e filas pelas sobras de vacina em algumas farmácias levam a Secretaria Municipal de Saúde a reiterar quem pode procurar a vacinação nas farmácias parceiras:

– Trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza) que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde humana, como clínicas, ambulatórios, farmácias, drogarias e consultórios, conforme o Resolução CIB/RS nº 25/2021.

Não estão contemplados, conforme resolução do Ofício Circular nº 57/2021 do Ministério da Saúde:

– Trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como academias de ginástica; clubes; salão de beleza; clínica de estética; óticas; estúdios de tatuagem; distribuidoras de medicamentos, produtos hospitalares e odontológicos; indústrias em geral; transportadoras de medicamentos e produtos de saúde; representantes de indústrias farmacêuticas e distribuidoras; estúdio de pilates, espaço fitness, e afins; pet shops e agropecuárias; cuidadores de idosos que atuam em domicílio; estagiários de qualquer curso; massagistas; doulas; musicoterapeutas; arteterapeutas; terapeutas holísticos; e estabelecimentos de saúde animal.

Profissionais de hospitais não são atendidos nas farmácias, pois cada hospital recebe vacinas para os seus funcionários.

O documento de operacionalização da estratégia de vacinação nas farmácias também define que cada local deverá administrar a demanda e a oferta de frascos de vacina abertos, visando à otimização das doses. Para isso, os responsáveis pelas farmácias poderão distribuir senhas ou encerrar a vacinação diária mesmo dentro do horário previsto. Ou seja, mesmo que uma pessoa chegue antes das 17h, se a farmácia tiver um frasco com 2 doses e três pessoas a serem atendidas, novo frasco não será aberto.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/04/11/seis-em-cada-dez-leitores-defendem-lockdown-nacional/

Notícias Relacionadas