Farmácias têm 17 redes na liderança do varejo digital
Estudo mostra crescimento expressivo das vendas online no setor farmacêutico, que já figura entre os principais do e-commerce nacional
por Ana Claudia Nagao em


As vendas digitais ganham cada vez mais espaço no faturamento das farmácias. Um estudo do Instituto Retail Think Tank (IRTT) revela que 17 redes do setor farmacêutico estão entre as líderes do varejo digital brasileiro. Atualmente, das 300 maiores varejistas do País, 225 possuem operações de e-commerce, e mais de 90% das empresas do setor farmacêutico já contam com presença digital consolidada.
“O e-commerce é apenas uma parte da presença digital das empresas. Hoje, o social commerce tem papel crescente na estratégia do varejo”, afirma Eduardo Terra, cofundador do IRTT. Segundo ele, plataformas como TikTok, Instagram e Facebook vêm se tornando canais relevantes de venda, integrando uma jornada de compra que, muitas vezes, ocorre inteiramente no ambiente digital, sem necessidade de visita à loja física.
“Reduzir o tempo dessa jornada e permitir que a compra seja concluída na mesma plataforma onde o consumidor teve o primeiro contato com o produto aumenta a taxa de conversão, diminui o custo de aquisição do cliente (CAC) e amplia seu valor ao longo do tempo (LTV)”, explica Terra.
WhatsApp se torna um meio relevante das vendas digitais
Um exemplo desse ecossistema ampliado de vendas é o uso do WhatsApp. Entre as 225 empresas com e-commerce, 91 utilizam o aplicativo como canal direto de vendas. No entanto, sua função vai além da transação.
“O WhatsApp é uma poderosa ferramenta de relacionamento. Serve para tirar dúvidas, enviar campanhas promocionais e manter o cliente engajado, muitas vezes com mais impacto do que como canal de venda direta”, destaca o executivo.
Varejo essencial também avança no digital
O avanço do setor farmacêutico no e-commerce é evidente também entre as grandes varejistas. A RD Saúde aparece como o quinto maior e-commerce do Brasil, com R$ 7,1 bilhões em vendas, enquanto a Pague Menos ocupa a décima posição, com R$ 2 bilhões. “Esses números comprovam que as drogarias já conquistaram um espaço relevante no comércio digital. O mais importante é estar disponível para o cliente, seja em uma loja física ou por meio de canais digitais”, finaliza Terra.
Farmácias líderes do varejo digital
1 | RD Saúde |
2 | Farmácias Pague Menos |
3 | Panvel |
4 | Rede d1000 |
5 | Nissei |
6 | Grupo DPSP |
7 | Farmácias São João |
8 | Drogaria Araujo |
9 | Clamed |
10 | Rede Drogal |
11 | Farmácia Indiana |
12 | Drogaria Venancio |
13 | Farma Conde |
14 | Farmais |
15 | Drogarias Globo |
16 | Farmácia Permanente |
17 | Grupo Tapajós |