Farmarcas supera meta e fechará 2025 com 150 novas lojas
Mais de 130 unidades já foram inauguradas e grupo alinha detalhes para as próximas aberturas
por César Ferro em
A Farmarcas caminha a passos sólidos para encerrar o ano com 150 lojas abertas, 5% acima da meta inicialmente estipulada. Até 8 de dezembro, o agrupamento de farmácias associativistas inaugurou 131 PDVs.
O avanço está atrelado sobretudo ao crescimento orgânico, resultante de gestores já associados que erguem novas unidades. “Esse é um reflexo de nossa estratégia de empoderamento do empreendedor, fornecendo ferramentas e dados que possibilitam a tomada de decisão assertiva”, comenta Jhonatan Teixeira, Diretor de Operações da associação.
A Farmarcas soma mais de 1,7 mil PDVs, distribuídos em todas as unidades da Federação. São 11 bandeiras (Ultra Popular, Super Popular, Maxi Popular, Mega Popular, Entrefarma, Bigfort, Farma100, AC Farma, Drogarias Maestra, Farmavale e Maisfarma).
Farmarcas incentiva expansão orgânica
Teixeira detalhou que a Farmarcas incentiva os empresários associados – que conhecem profundamente o entorno onde atuam – a explorar novas oportunidades. Esse domínio do mercado local, inclusive, levou o agrupamento a romper com práticas antigas.
“Anteriormente, nos detínhamos na população de uma cidade. Dessa forma, evitávamos abrir novas lojas em municípios com menos de 15 mil habitantes. Nos últimos anos viramos essa chave e passamos a analisar mais profundamente o potencial de cada praça”, explica.
Embora o foco da companhia seja potencializar os gestores já associados, há também um trabalho ativo na atração de novos empreendedores. Neste ano, a Farmarcas deu início a um cronograma de reuniões regionais com o apoio dos parceiros comerciais, além de investimentos em lives e ações de marketing. A estratégia resultou na adição de 16 novos empresários.
Lojas maiores, mix mais amplo
Uma estratégia chama a atenção nas novas lojas da Farmarcas. O agrupamento tem priorizado unidades de maior porte, com metragem superior a 100 m². A razão é que, com um espaço físico mais amplo, é possível trabalhar um sortimento mais robusto e com potencial maior de rentabilidade. “O varejo vem aumentando o mix de produtos oferecidos nas farmácias. Estamos investindo nesse sentido, disponibilizando mais de 10 mil SKUs em nossas lojas”, afirma.
Processo de abertura leva de três a cinco meses
O diretor esmiuçou ainda a mecânica que envolve o processo de abertura de um PDV. O desenvolvimento gira em torno de três a cinco meses, a depender do tempo de adesão do associado ao grupo e à necessidade ou não de construir a unidade do zero.
O primeiro passo é a análise do ponto pela equipe do agrupamento. Por meio do sistema de geolocalização interno chamado Órbita, a equipe de expansão analisa a viabilidade. Após a aprovação do ponto, o backoffice inicia o projeto 3D, que contempla todo trabalho de arquitetura, definição de layout e escolha do mix de produtos ideal para a região. A partir daí são iniciados os contatos com os fornecedores de mobiliário.
Novos associados contam com integração
Antes de inaugurar sua primeira farmácia vinculada à Farmarcas, os novos associados também realizam uma imersão de dois dias no Edifício do Associativismo. Nesse encontro, ocorrido bimestralmente, os gestores conhecem os detalhes da estratégia do grupo, os departamentos e a operação da organização. Também fazem parte da programação visitas a unidades em São Paulo, para familiarizar o empreendedor com o modo de trabalho da varejista.
“Não aceitamos apenas capital. O empresário precisa ter experiência no setor farmacêutico, conhecimento do negócio e capacidade de investimento, pois abrir uma farmácia dentro do nosso modelo exige cuidados, mas oferece retorno expressivo. Avaliamos cada candidato antes de aprová-lo”, explica o diretor de operações. Mais de 200 interessados são entrevistados por mês. Aqueles que não são aprovados imediatamente continuam sob acompanhamento por meio de newsletters e lives, recebendo conteúdo para se prepararem para futuras oportunidades.
Meta de 144 inaugurações será mantida em 2026
Para 2026, Teixeira revela que a Farmarcas irá repetir a meta de 144 novas lojas. Os trabalhos nesse sentido, inclusive, já começaram: o agrupamento tem 159 projetos em montagem.
Mesmo já consolidada no Sudeste e Nordeste – onde concentra 27% e 22% de suas farmácias, respectivamente – a companhia ainda considera essas regiões estratégicas em seu plano de expansão. “Em estados como São Paulo e Minas Gerais, ainda há muito espaço para aumentar market share em municípios pequenos, com 25 mil ou 30 mil habitantes”, finaliza.