O faturamento da Natulab teve mais um recorde no terceiro trimestre, superando em 8% o desempenho dos três meses anteriores – período que já havia sido o melhor da sua história iniciada em 2000. O resultado impulsiona a farmacêutica brasileira para um crescimento anual superior a 30% e reflete os primeiros investimentos realizados por seus novos acionistas.
O fundo Pettra concretizou a aquisição da Natulab no último mês de maio e já aprovou investimentos de R$ 200 milhões na companhia desde então, segundo entrevista exclusiva do CEO do laboratório, Guilherme Maradei (foto), ao Panorama Farmacêutico. A companhia é a quarta maior fabricante do país em volume de vendas no mercado OTC.
A farmacêutica também atingiu recorde na produção trimestral, graças às 47 milhões de unidades que saíram das linhas da planta de Santo Antônio de Jesus, na Bahia. “Ao longo do primeiro semestre de 2024, à medida que o acordo de venda avançou, priorizamos investimentos em capital de giro que permitiram reabastecer as fábricas e aumentar nosso volume de produção. Foi o que precisávamos para atender à demanda crescente das farmácias”, explica Maradei.
Alta no faturamento da Natulab foi precedida de crises e superações
A evolução do faturamento da Natulab confirma uma fase de superação da farmacêutica, depois de momentos de turbulência. No auge da pandemia, a empresa reduziu a produção e conviveu com queda nas vendas, comprometendo a geração de caixa. Além do avanço no endividamento, uma investigação do conselho chegou a apontar irregularidades financeiras cometidas à época pela administração.
Na tentativa de recolocar a empresa nos trilhos, a então acionista majoritária Pátria Investimentos recrutou Maradei para ser o novo CEO, em abril de 2021. Também renovou todo o quadro de diretores. “Logo no primeiro mês de trabalho, ficou evidente que tínhamos muitas oportunidades de crescimento e ganho de rentabilidade. Mas alcançar essa performance exigiria disciplina na utilização do capital de giro”, lembra o executivo.
Uma das primeiras medidas foi a segmentação do portfólio, por meio da priorização de marcas com maior potencial de receita. A Natulab descontinuou mais de 20 produtos que consumiam caixa e eram considerados de baixo retorno. Também desenvolveu novas formulações de marcas já consagradas, a exemplo da Maxalgina, para dor e febre; e da Sealkalm, voltada para o controle da ansiedade.
A concentração em menos produtos permitiu que o volume de negócios no varejo farmacêutico aumentasse 64% em 2022 na comparação com o ano anterior. O laboratório atingiu recordes de faturamento por cinco trimestres consecutivos a partir de julho de 2021, ampliou em mais de 40 vezes sua rentabilidade e diminuiu os níveis de alavancagem. Os indicadores possibilitaram que a Pátria Investimentos iniciasse o processo planejado de venda da Natulab. Conversas com investidores avançaram ao longo de 2023 e a venda se concretizou no início de 2024.
Novos investimentos e parcerias com farmacêuticas
Com a entrada de capital neste ano, a Natulab reabasteceu os estoques de insumos necessários para atender mais de 88 mil farmácias que comercializam seus produtos. “Além dos investimentos financeiros, passamos a contar com novas ideias dos sócios do Pettra, incluindo executivos de peso como Ronnie Motta, ex-CEO da Bombril, que trouxe uma visão do mercado de consumo e varejo alimentar complementar ao nosso negócio”, comenta Maradei.
Em paralelo, a empresa contratou ou promoveu pessoas em mais de 140 novas posições, chegando a um quadro de mais de 1 mil colaboradores. Ainda configurou uma nova estrutura comercial, que ganhou 24 postos, entre gerentes distritais, consultores de vendas e promotores de merchandising.
Outra estratégia abrange a expansão da capacidade de quatro linhas de produção. A Natulab também vem intensificando parcerias com outras farmacêuticas. O laboratório, que já produzia o Leite de Magnésia Phillips para a Aspen Pharma, passou a fabricar desde agosto a apresentação líquida do Buscopan, uma das marcas mais reconhecidas da Hypera Pharma.
“Enquanto conversávamos com outros fabricantes de medicamentos e produtos de consumo, percebemos que podíamos ajudá-los a melhorar sua distribuição no varejo farmacêutico. Nosso mercado é amplo e fragmentado, conhecemos esse canal profundamente e temos uma força de vendas já consolidada. Por isso conseguimos agregar valor instantaneamente a muitos produtos que não competem diretamente com os nossos”, destaca Maradei, que também antecipa planos de lançar dez novos produtos próprios a partir do primeiro trimestre de 2025.
NATULAB
Fundação: 2000
Sede: duas fábricas e CD em Santo Antônio de Jesus (BA)
Produção anual: mais de 180 milhões de unidades
Número de SKUs: mais de 150