Febrafar torna-se o 2º maior grupo do varejo farmacêutico
Redes associadas registraram R$ 40 bilhões de faturamento
por Ana Claudia Nagao em
e atualizado em


A Febrafar alcançou um marco histórico em julho de 2025, tornando-se o segundo maior agrupamento do varejo farmacêutico brasileiro em faturamento, atrás apenas das grandes redes associadas à Abrafarma. Segundo dados da IQVIA, a entidade alcançou R$ 39,68 bilhões em faturamento nos últimos 12 meses, o equivalente a 16,9% do mercado, superando a soma das farmácias independentes, que registraram 16,8%.
A liderança segue com a Abrafarma, que movimento R$ 112,19 bilhões no período (47,7% de participação). Completam o panorama do setor as redes corporativas com R$ 24,70 bilhões (10,5%) e outras associações e franquias, com R$ 19,01 bilhões (8,1%).
O resultado representa a concretização de um dos principais objetivos estratégicos da Febrafar e consolida a força do modelo associativista como alternativa sólida para farmácias em todo o país. “Essa conquista é fruto do poder do associativismo e da estrutura que criamos para apoiar nossas 70 redes e mais de 17 mil farmácias associadas”, afirma Edison Tamascia, presidente da Febrafar.
Segundo ele, o modelo colaborativo tem promovido avanços em gestão, digitalização e competitividade, transformando desafios em oportunidades. “Mostramos que, unidos, podemos construir um futuro mais sólido e próspero para o varejo farmacêutico”, celebra.
Febrafar apresenta crescimento acima da média do setor no longo prazo
A Febrafar tem se destacado como o agrupamento que mais cresce no setor, tanto em análises de curto quanto de longo prazo. Na comparação entre os 12 meses encerrados em julho de 2025 e o mesmo período do ano anterior, o mercado farmacêutico como um todo cresceu 12,3%. No entanto, a federação avançou 16,1%, superando a Abrafarma (14,9%), outras associações e franquias (12,4%), redes corporativas (6,7%) e farmácias independentes (6%).
O desempenho acumulado também impressiona. Entre 2021 e 2025, o faturamento da entidade cresceu 83,4%, frente a uma média de 58,5% do setor no mesmo período. O crescimento da Febrafar foi superior ao de outros agrupamentos relevantes: 73,2% da Abrafarma, 71,9% das associações e franquias, 26,6% das redes corporativas e 26,1% das farmácias independentes.
Grande parte desse sucesso se deve à ampla capilaridade da Febrafar, que está presente em 3.730 municípios, o equivalente a 67% das cidades brasileiras, sendo o agrupamento com maior cobertura territorial depois das farmácias independentes.
“O associativismo praticado pela entidade é um exemplo não apenas para o varejo farmacêutico, mas para diversos setores da economia brasileira e até para mercados internacionais. Nosso modelo é pautado em oferecer ferramentas e inteligência de gestão que permitem às farmácias associadas competir em pé de igualdade com grandes grupos, garantindo eficiência e relevância para cada uma delas”, reforça José Abud Neto, diretor-geral da Febrafar.
Digitalização como caminho para a competitividade
A consolidação da Febrafar no mercado é resultado de uma estrutura robusta de suporte às redes associadas. A entidade promove a troca de conhecimento, negociações mais vantajosas e o acesso a ferramentas de gestão, compra, venda, marketing e, sobretudo, transformação digital.
Um dos principais exemplos é o PEC (Programa de Estratégias Competitivas), programa de fidelidade das redes associadas, que atingiu a marca histórica de R$ 1 bilhão em vendas brutas apenas em junho de 2025. Foram 9,7 milhões de transações realizadas no mês, impactando diretamente mais de 5,3 milhões de consumidores únicos. Essas iniciativas vêm permitindo que farmácias regionais e independentes ganhem escala, ampliem sua competitividade e entreguem experiências mais completas aos clientes.
Outro destaque é o Fideliza Mais, módulo de CRM da Febrafar que une inteligência de dados a campanhas de marketing personalizadas. A ferramenta tem contribuído para estreitar o relacionamento com os clientes, aumentar a fidelização e a recorrência de compras de forma prática e eficaz, etapa essencial na jornada de digitalização.
“Digitalizar-se não é mais uma tendência, é uma necessidade. O consumidor atual busca conveniência, inovação e uma experiência diferenciada. Por isso, incentivamos nossas redes e farmácias associadas a adotarem soluções que vão além da venda de medicamentos, ampliando sua relevância no dia a dia das pessoas”, afirma Tamascia.
Além da digitalização, a Febrafar vem apoiando a diversificação do mix de produtos das farmácias, incorporando itens de bem-estar, autocuidado, cosméticos e nutrição. “Diversificar não significa apenas vender mais, mas vender melhor. É preciso compreender o perfil do consumidor e oferecer uma experiência completa, que vá além do medicamento”, finaliza o presidente.