Fechamento de farmácias supera aberturas por dois anos
Segundo análise da Close-Up International, 10,2% das farmácias fecharam
em 2025, contra 8,6% que vivem seu primeiro ano de operação
por César Ferro em
por César Ferro em
Apesar de o varejo farmacêutico continuar crescendo na casa dos dois dígitos, o fechamento de farmácias não só se tornou mais comum, como já supera o número de aberturas. É o que revela a Close-Up International no Outlook 2025.
De acordo com a consultoria, o percentual de lojas fechadas cresce constantemente desde 2022, enquanto o número de unidades em maturação retrai. “Em 2022, 6,5% das farmácias fechavam, hoje já são 10,2% das lojas. Essa porcentagem é maior do que a das unidades com um, dois ou três anos de funcionamento, o que já aconteceu no ano passado”, alerta o diretor de serviços e insights ao varejo e distribuição, Ivan Engel.
Fechamentos preocupam…
(Participação dos PDVs por estágio de maturação – MAT 8/25)

(Participação dos PDVs por estágio de maturação – MAT 8/24)

Os dados dizem respeito aos últimos 12 meses até agosto. Na comparação com o mesmo período de 2024, a porcentagem de farmácias fechadas avançou 0,4 ponto percentual.
Mercado ganhou mais de 11 mil novas farmácias no período
Mas nem todos os indicadores são negativos. Nos 12 meses até agosto de 2025, entre aberturas e fechamentos, o varejo farmacêutico consolidou um saldo positivo de 11.137 PDVs.
As independentes registraram o maior número de aberturas, com 4.384 novas lojas, seguidas pelas redes vinculadas à Febrafar (3.471), à Abrafarma (2.160) e às demais federações (1.567). Apenas as demais redes ficaram com saldo negativo, totalizando 445 unidades a menos.
Febrafar ganha terreno
Apesar de não liderar no saldo de lojas, a Febrafar foi o grupo com maior ganho de participação no total de PDVs, registrando um avanço de 0,8% e totalizando 16,8%. Abrafarma (+0,5 ponto percentual) e demais federações (+0,3%) também avançaram, enquanto as demais redes (-0,5%) e as independentes (-1,1%) retraíram.
Agrupamentos mostram força
(Participação em porcentagem de PDVs por subcanal – MAT 8/25)
