Fecofar Day estreita laços entre varejo e indústria
Federação recebeu 12 companhias do setor em sua
sede para aproximar associados dos parceiros comerciais
por César Ferro em


No último dia 14 de agosto, a Federação do Comércio Farmacêutico (Fecofar) abriu as portas de sua sede para a quarta edição do Fecofar Day. Na ocasião, representantes das sete redes que compõem a entidade realizaram reuniões com 12 indústrias.
“Percebemos que muitos associados tinham dificuldades para manter contatos frequentes e estreitos com o alto escalão da indústria e da distribuição. Por isso criamos um encontro periódico para viabilizar esse networking”, explica o presidente Marcelo Grasso. O Panorama Farmacêutico realizou a cobertura exclusiva do evento.
Fecofar Day quer ser ponte entre varejo e indústria
Segundo Grasso, a falta de comunicação com tomadores de decisão da indústria e do atacado criava gargalos para as redes de farmácias associativistas ou franqueadoras. “Muitas vezes, quando conseguíamos conversar com os fornecedores, eles já haviam traçado todo o seu planejamento e nos entregavam um documento pronto sem levar em conta nossas particularidades, o que interferia diretamente nos resultados alcançados”, relata.
O desafio transformou-se em uma oportunidade de aprendizado. A partir da análise dessas dificuldades, a Fecofar identificou que o caminho era apresentar a rede, suas dores e seus pontos fortes antes mesmo do início das negociações.
“Foi assim que criamos o Fecofar Day. O objetivo é que a indústria interaja presencialmente com nossos associados, entenda como podemos ajudar e alcançar os melhores resultados juntos”, destaca o presidente.
Encontro conta com parceiros selecionados
Atualmente, a Fecofar trabalha com 50 parceiros da indústria e cinco distribuidoras. No entanto, para o Fecofar Day, os organizadores selecionaram 12 companhias consideradas estratégicas. “Nossa ideia é que, das 10h às 18h, cada parceiro tenha uma reunião de 30 a 40 minutos com cada associado. Por isso trabalhamos com um número mais enxuto de empresas”, detalha Grasso.
O presidente acrescenta que, para participar do evento, as redes de farmácias e os parceiros comerciais devem enviar representantes estratégicos. “Das companhias associadas, exigimos a presença do gestor da rede e do responsável pela negociação. Já no caso das indústrias, solicitamos que o executivo destacado ocupe, no mínimo, um cargo de gerência nacional. Já tivemos, inclusive, o privilégio de receber diretores e CEOs”, afirma.
Fecofar Day já caiu nas graças dos associados
O executivo, que também é cofundador da MasterFarma, afirma que o encontro superou uma importante barreira geográfica. “Nossa rede está sediada no interior de Santa Catarina. Então, é um grande compromisso para um CEO fazer essa viagem. Ele precisa reservar pelo menos três dias da agenda”, comenta.
Segundo Grasso, reunir os associados e parceiros em São Paulo preenche essa lacuna. “Mais uma vez, isso ecoa as razões pelas quais criamos a Fecofar, para facilitar o diálogo com o alto escalão”, completa.
Ricardo Uemura Kunimi, presidente da Farmais, concorda que a centralização é o melhor caminho. “Estamos em 11 estados diferentes. É muito difícil manter o mesmo nível de relacionamento em todas essas regiões. Agora conseguimos negociar as condições e repassá-las a todos nossos franqueados”, conclui.






