Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico
A Geolab vem colhendo frutos do bem-sucedido plano de expansão do portfólio. A farmacêutica recebeu reconhecimento em dose tripla da Abradilan, ao ser eleita como Melhor Fornecedor do Ano e também por levar o prêmio nas categorias de medicamentos genéricos e similares.
Há 25 anos em operação, o laboratório goiano credita o feito ao resultado de uma estratégia cujo foco é manter o varejo farma permanentemente abastecido. A empresa conta com 400 SKUs no catálogo e a ele são acrescidos em média, entre 30 e 40 novos medicamentos por ano, que chegam a 93 mil pontos de venda em todo o país.
Desse portfólio, cerca de 160 itens correspondem a genéricos, que hoje já representam 50% do faturamento. ‘’Foram os próprios distribuidores que nos premiaram e atestam nosso compromisso com a excelência”, exalta Kal Rodrigues, diretor comercial e de marketing.
Embora atue com praticamente todas as áreas terapêuticas, a maior concentração do mix é de medicamentos para tratamento de doenças do Sistema Nervoso Central (SNC). Tanto as versões genéricas como as similares saem da mesma linha na unidade fabril do Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA), em Goiás. “Nossos produtos chegam em larga escala ao mercado graças à eficiente parceria com distribuidores regionais”, observa.
Do Site II, que vem sendo ampliado à medida que novas divisões de medicamentos são criadas, provém a linha de colírios, outro destaque de vendas do Geolab. “Hoje somos a terceira maior fabricante de colírios do Brasil. A partir do próximo ano, vamos tomar a dianteira’’, projeta o executivo. Criada há dois anos, a divisão de prescrição médica oftalmológica teve sua capacidade sextuplicada para 5 milhões de unidades por mês.
Entre os medicamentos de maior demanda estão o Acu Fresh (lubrificante) e o Latanoprostata, para tratamento de glaucoma. Em ritmo incessante, este ano já chegaram ao varejo o Pregabalina (SNC), o anti-hipertensivo Olmesartana, o anti-inflamatório Meloxicam e a Simeticona Cápsula Softgel. Uma série de outros fármacos estão na fila para o lançamento ao longo de 2025, como a Valsartana, para controle de pressão.
Geolab ocupa TOP 10 da indústria farmacêutica
De acordo com Kal Rodrigues, a Geolab cresce em percentuais de 15% a 20% anualmente, bem acima da média de 11,6% do mercado geral. Segundo a Close-Up International, o laboratório figurou dentre 10ª posição entre as representantes da indústria farmacêutica com melhor desempenho de vendas no varejo em 2024.
“Ser reconhecida como Melhor Fornecedor do Ano na categoria de genéricos pelo Prêmio Abradilan 2025 é motivo de grande orgulho para a Geolab. E celebrar essa conquista justamente no mês em que se comemora o Dia do Medicamento Genérico torna tudo ainda mais especial. Mais do que um troféu, esse reconhecimento reforça o compromisso da farmacêutica com a qualidade, a confiança e o acesso à saúde da população brasileira”, finaliza.