Os rumos e as armadilhas da digitalização no varejo pautam a palestra exclusiva que Gilson Coelho ministrará durante o Abradilan Conexão Farma. Especialista em educação corporativa para farmácias, o consultor debaterá o tema no dia 19 de março (quarta-feira), às 19h30, na sessão Arena Conecta Farma.
A adoção de plataformas digitais para aprimorar a performance operacional e a jornada de consumo tornou-se imperativa. Mas muitas vezes, na visão do consultor, a falta de estudo aprofundado do próprio negócio e o desconhecimento de todas as funcionalidades das novas ferramentas podem comprometer a continuidade da empresa.
“Sem contar que muitos provedores dessas soluções prometem retorno exponencial já no curto prazo, sendo que o proprietário da farmácia não consegue avaliar e não possui referências mínimas para saber se tais iniciativas fazem sentido ou não para o seu negócio”, crava.
Ainda segundo ele, a missão de alcançar o equilíbrio financeiro vem se tornando cada vez mais desafiadora no varejo farmacêutico, o que se reflete na elevação da taxa de mortalidade dos PDVs. ”Esse cenário ameaça toda a cadeia de suprimentos, com destaque para distribuidores regionais, farmácias independentes, além de pequenas e médias redes de farmácias. São empresas cujas operações não têm espaço para erros”, ressalta.
Gilson Coelho analisa ferramentas digitais como solução ou problema
Para Gilson Coelho, o erro mais flagrante das farmácias é implementar as ferramentas digitais sem questionar para onde elas vão direcionar o negócio. “O gestor, na ânsia de acelerar os resultados, faz escolhas inapropriadas e assume riscos que antecipam sua ruína”, alerta. Simultaneamente, o consultor vai revelar na palestra quais são os quatro pilares fundamentais que, juntamente com a tecnologia, têm o poder de transformar a farmácia na era digital.
Um exemplo emblemático que o consultor gosta de citar é o caso da Nike, a maior fabricante mundial de artigos esportivos, que fez as suas escolhas e conseguiu se transformar em um case de destaque. Será possível perceber como a correta gestão do mix de produtos está definindo os rumos do e-commerce e das lojas físicas ao redor do mundo, o impacto nos clientes, na valorização da empresa e nos seus concorrentes.
Para mostrar o caminho correto da transformação digital, principalmente para farmácias independentes, pequenas e médias redes, Coelho revelará as pesquisas mais recentes sobre as novidades no ambiente digital, o que já está se consolidando na pós-pandemia, além de acertos e erros inacreditáveis.
“Também abordaremos temas como a corrida maluca dos descontos, as estatísticas tendenciosas e as diferenças de posicionamento em relação às grandes redes”, finaliza.
A feira da Abradilan ocorrerá de 18 a 20 de março no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O evento contará com mais de 170 expositores, entre os quais as maiores indústrias farmacêuticas, além de diversas empresas de serviços, software houses, contabilidade, consultorias, treinamento, mobiliário, higiene e beleza.