O governo, por meio do Ministério da Saúde, vai investir 15 milhões de reais em uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação para desenvolver processos e plataformas tecnológicas nacionais em ao menos uma das seguintes áreas: terapia gênica, terapia celular avançada e engenharia tecidual. A chamada pública para a seleção da instituição é uma parceria da pasta com a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial e terá início nesta quarta.
A instituição será credenciada como Centro de Competência em Terapias Avançadas do Programa Genoma Brasil com o objetivo de ampliar e fortalecer competências para a pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica no desenvolvimento do Centro de Competência em Terapias Avançadas, de desenvolver produtos de terapias avançadas, além de formar e capacitar recursos humanos com foco nas tecnologias de terapias avançadas e de desenvolvimento de PTAs.
‘A ação consolida-se como um importante marco para o desenvolvimento de competências tecnológicas e produtivas no setor da saúde de precisão no Brasil, um dos objetivos estratégicos do Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genoma Brasil, coordenado pelo Ministério da Saúde’, diz a pasta.
O programa contribui para o entendimento das variações genômicas típicas da população brasileira, possibilitando, futuramente, a implementação de diagnósticos precisos, estratégias de prevenção e tratamentos personalizados no Sistema Único de Saúde. Dessa forma, será possível, por exemplo, identificar suscetibilidades do indivíduo em desenvolver determinadas doenças antes mesmo dos primeiros sintomas aparecerem.
Podem se candidatar como Centro de Competência os grupos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação pertencentes a qualquer Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação brasileira. O grupo deve ser constituído como uma unidade de pesquisa e desenvolvimento em terapias avançadas, de acordo com as definições constantes na normatização da Anvisa.
Fonte: Veja – Blogs