Grupo DPSP é a 1ª rede com coleta de medicamentos vencidos em todo o país
Iniciativa reforça compromisso ambiental e amplia sistema de logística reversa para todas as 1.650 lojas do grupo
por Juliana de Caprio em
e atualizado em


As Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, que integram o Grupo DPSP, tornaram-se as primeiras redes de farmácias do Brasil a oferecer pontos de coleta para medicamentos vencidos ou em desuso em 100% de suas unidades. Ao todo, são 1.650 lojas com o serviço disponível em todo o país.
A medida atende às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e integra a estratégia SER+, voltada à sustentabilidade e à responsabilidade ambiental do grupo.
“Cuidar do meio ambiente é uma prioridade para o Grupo DPSP e uma responsabilidade de todos. Há três anos criamos nossa estratégia ESG e estamos continuamente evoluindo para reduzir impactos. Por isso, fomos além do que a lei exige e implantamos o sistema de logística reversa em todas as nossas unidades”, afirma Marcos Colares, CEO do Grupo DPSP.
Grupo DPSP já coletou mais de 74,2 toneladas de medicamentos
Os resíduos recolhidos são destinados de forma ambientalmente correta por meio de empresa homologada no sistema de logística reversa de medicamentos. Segundo o grupo, até junho de 2025 já haviam sido coletadas mais de 74,2 toneladas destes itens nas lojas das redes.
O descarte incorreto de medicamentos em vasos sanitários, pias ou lixo comum pode contaminar água e solo, afetando a fauna, a flora e até a saúde humana. Estima-se que 1 kg de medicamentos descartados de forma irregular possa contaminar até 450 mil litros de água.
O que pode ser descartado nos pontos de coleta
- Comprimidos e cartelas vencidas ou sem funcionalidade
- Bulas e caixas que não tiveram contato direto com os medicamentos
O que não pode ser descartado
- Seringas, agulhas e canetas de insulina, devem ser acondicionadas em caixa de papelão e entregues em uma Unidade Básica de Saúde (UBS)