Gummy de tadalafila é proibida pela Anvisa
Marca lançada no início do ano tinha apoio de influenciador brasileiro


A gummy de tadalafila Metbala, da FB Manipulação Ltda, teve sua comercialização, distribuição, fabricação, uso e divulgação proibida pela Anvisa na última quarta-feira, dia 14. As informações são do portal Viva Bem Uol e do jornal O Globo.
A decisão, segundo a autarquia, foi motivada pela falta de regularização da marca e impede que qualquer agência, pessoa jurídica, física ou meio de comunicação divulgue o item.
“A medida foi adotada porque o produto não tem qualquer tipo de regularização na Agência. Além disso, a empresa identificada não tem autorização da Anvisa para fabricar medicamentos”, afirma a autarquia em comunicado
“De acordo com a legislação, medicamentos só podem ser comercializados por farmácias e drogarias e precisam estar registrados junto ao órgão. O registro é a comprovação de que o produto possui eficácia, segurança e qualidade“, complementa.
Indicado para o tratamento da disfunção erétil, o produto é “sujeito à prescrição médica e seu uso depende de uma avaliação sobre as condições específicas do paciente”. Em casos raros, por exemplo, a tadalafila pode provocar reações como falta de ar e problemas cardíacos, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Gummy de tadalafila era divulgada por influencer
A marca Metbala foi lançada no início do ano pelo influenciador digital Jon Vlogs, que acumula mais de 20 milhões de seguidores em suas redes sociais. Em uma postagem no X, agora apagada, o influencer chegou a afirmar que o produto era “100% legalizado e aprovado”. O site e todas os perfis relacionadas a marca foram excluídas das redes sociais.