Ícone do site Panorama Farmacêutico

Ibuprofeno: serve para dor de cabeça?

IbuprofenoO Ibuprofeno é um medicamento eficaz, que está presente em diversos remédios para dores e que age em inflamações menores. O anti-inflamatório é um dos principais nomes relacionados a alguns tratamentos simples, como o de dor de cabeça, de dores pelo corpo, e da febre por exemplo.

O anti-inflamatório é prático por se tratar de uma boa opção em vários momentos e ter um alcance de fácil acesso. Seus preços não são elevados e não necessitam de receita médica para o consumo, além de fazer efeito de 15 a 30 minutos. Então, caso sentir uma dor de cabeça enquanto está na rua, o Ibuprofeno pode ser uma ótima opção, pois é encontrado nas farmácias na composição individual e em remédios como Buscofem, Alivium, Advil, Ibuflex, Lombalgina, entre outros.

Quando tomar o Ibuprofeno?

Em caso de:

Formas de uso do Ibuprofeno

O consumo do remédio pode ser feito de diversas maneiras, já que ele está presente em comprimido, gotas e cápsula. Em comum, em ambas as formas ele é ingerido pela boca.

Já as doses que devem ser tomadas são variáveis, de acordo com peso e tamanho, porque cada corpo necessita de diferentes acúmulos de forma que haja o efeito esperado. Para encontrar a quantidade certa, a bula medicinal ou um médico podem fazer essa função.

Contraindicações

Caso a dor permaneça por mais de 3 dias o uso do Ibuprofeno deixa de ser recomendado. Segundo o professor da FCFRP-USP, Leonardo Pereira, o anti-inflamatório é indicado para transtornos menores, e teria algo de errado caso sinta por muito tempo, sendo necessária a consulta médica.

Existem possíveis reações adversas, apesar de não tão presentes. Dentre elas as mais comuns são o mal-estar e o enjoo, a tontura, e a diarreia. Vale ressaltar que grande parte dos medicamentos não interage bem com bebidas alcoólicas, e o Ibuprofeno não é diferente, podendo causar irritação gástrica e mais complicações.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Sair da versão mobile