Doze entidades ligadas à indústria farmacêutica elaboraram um manifesto em apoio à Anvisa em função da pressão recente que a autarquia vem sofrendo após ter rejeitado pedidos de aval à importação da vacina Sputnik V. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Segundo a reportagem, o documento é assinado pela Abifina, Abifisa, Abimip, Alanac, Alfob, Grupo FarmaBrasil, Interfarma, PróGenéricos, Sinfar-RJ, Sindusfarma, Sindicis-RS e Sindifargo. Nele, as entidades afirmam que os servidores e diretores da agência estão fazendo um esforço excepcional para dar respostas rápidas às demandas baseadas na ciência e nas normas sanitárias e leis que protegem os brasileiros. Sempre analisando de maneira técnica a segurança e eficácia das vacinas, medicamentos e outros insumos utilizados no combate à pandemia.
“Não há, portanto, nenhuma justificativa para questionar ou atacar o trabalho técnico e altamente profissional realizado pela Anvisa. O setor farmacêutico brasileiro reafirma seu apoio à Anvisa e alerta para o risco de perdermos autonomia regulatória e proteção sanitária se a agência for fragilizada”, diz o manifesto.
“Quanto mais cedo vacinarmos a população brasileira, mais rápido haverá o controle da pandemia no país e a volta à normalidade. Mas não se podem atropelar etapas essenciais na garantia da qualidade e segurança das vacinas, sob o risco de tornarmos ainda mais grave a situação. A indústria farmacêutica confia no trabalho responsável da Agência e em sua missão institucional neste grave momento de crise da saúde do país”, conclui a carta.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/04/28/zambon-diversifica-areas-terapeuticas-para-crescer-no-brasil/