Com ação de longa duração, a injeção anticoncepcional é um método contraceptivo desenvolvido a partir da mistura de progesterona e estrogênios. Aplicada na região glútea, a duração pode variar de um a três meses, dependendo da composição.
Veja também: Injeção anticoncepcional: método que evita gestação por até 3 …
A versão mensal da injeção anticoncepcional possui prós e contras semelhantes ao da pílula. Já a versão trimestral interrompe a menstruação no início do tratamento e pode afetar a fertilidade até nove meses após a interrupção.
Siga nosso Instagram
Como usar a injeção anticoncepcional?
A aplicação da injeção anticoncepcional sempre deve ser feita por um profissional da saúde. O momento mais indicado para a primeira aplicação é logo no primeiro dia do período menstrual, podendo ser postergado, no máximo, até o oitavo dia.
A próxima aplicação deve acontecer 30 dias depois e pode atrasar em no máximo três dias.
Como funciona?
A ação da injeção anticoncepcional é semelhante à da pílula. Ambos os contraceptivos suspendem a ovulação, tornam o muco cervical mais espesso e também aumentam a espessura do endométrio.
Como esse é um método contraceptivo que aumenta a carga hormonal, o fluxo menstrual pode diminuir durante o seu uso.
Porque existem duas versões?
A diferença da injeção anticoncepcional de um mês para a de três meses está relacionada à composição. A de intervalo mais longo é indicada para as mulheres que não desejam usar ou tem alguma restrição ao estrogênio. A aplicação trimestral é composta apenas por progesterona.
Prós x contras
Dentre os efeitos adversos que podem ser causados pela injeção anticoncepcional estão:
- Aumento de peso
- Dores de cabeça
- Tontura
- Acnes
- Menor densidade mineral óssea
- Alterações de humor
Apesar dos efeitos colaterais, esse método contraceptivo também traz vantagens para a saúde:
- Redução nas chances de câncer de endométrio
- Alívio das cólicas
- Alivio da dor pélvica crônica
- Melhora quadros de anemia
- Reduz dores ligadas a endometriose
Qual a eficácia?
As duas versões de injeção anticoncepcional apresentam elevados índices de eficácia. A versão mensal tem um percentual de falha de 0,1% a 0,6%, enquanto a trimestral fica na casa de 0,3%.
Mas lembre-se. Ambas as versões evitam apenas a gravidez. O único método contraceptivo que também protege contra doenças sexualmente transmissíveis é o preservativo.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!