Você sabia que a integração por APIs (sigla em inglês para interface de programação de aplicações) é um dos pilares da eficiência operacional das farmácias modernas? Mesmo que muitos gestores não percebam, elas já fazem parte do dia a dia, facilitando desde tarefas simples, como a emissão de cupons e notas fiscais de uma venda, até operações complexas, como reposição automática de estoques e integração com plataformas de e-commerce.
O Panorama Farmacêutico ouviu com exclusividade o gerente de desenvolvimento da Procfit, Renan Sales, para entender como essas integrações podem ser utilizadas e quais são os benefícios de contar com APIs na sua operação.
Segundo Sales, APIs possibilitam que sistemas se comuniquem de forma transparente e segura. E para que isso aconteça, não é necessário que os softwares façam parte de um mesmo pacote. “Essa integração possibilita que uma compra seja feita via e-commerce e a retirada na loja ou permite o direcionamento automático do pedido de reposição do produto para o centro de distribuição ou parceiro logístico”, exemplifica.
Mas sua presença não se limita a essas situações. As APIs permitem integrações com plataformas de Business Intelligence (BI), automatizando a coleta e análise de dados de vendas, estoque e comportamento do consumidor, o que permite tomadas de decisões mais estratégicas.
Integração por APIs dinamiza a operação
Na opinião do gerente, a integração por APIs elimina o retrabalho manual e proporciona automação em diversos níveis e processos. “Por não ter mais a necessidade de inserir uma mesma informação em diferentes sistemas, o gestor ganha tempo e pode se dedicar a um olhar mais estratégico do negócio”, explica.
Dinamiza a rotina da farmácia, especialmente por reduzir a carga de trabalho sobre a equipe, minimiza erros, garantindo mais eficiência. As APIs também impactam diretamente o faturamento, realizando ajuste de preços de forma dinâmica, evitando a ruptura de estoque disparando pedidos de reposições automáticos e possibilitando serviços como prescrição eletrônica e programas de fidelidade automatizados, o que enriquece a experiência do cliente.
Outro benefício diz respeito à precificação. “Antigamente, o lojista realizava pesquisa de campo visitando a concorrência. Mas até chegar ao preço ideal, os estabelecimentos já tinham mudado suas políticas. Sistemas integrados trazem mais celeridade a esse processo”, afirma.
“A flexibilidade das APIs facilita a integração de novas tecnologias, tornando a farmácia mais preparada para o futuro. Investir nessas integrações é essencial para o PDV que busca ser competitivo em um mercado em constante evolução”, completa o especialista.