Interplayers reforça conscientização sobre o Parkinson
Iniciativa, intitulada Circuito Caminhos que Conectam, ocorrerá no dia 31 de janeiro na USP
por César Ferro em
No dia 31 de janeiro, a partir das 8h, a Interplayers realizará uma caminhada no campus da Universidade de São Paulo (USP), na zona oeste da capital paulista.Intitulada Circuito Caminhos que Conectam, a iniciativa terá como foco a conscientização sobre o Parkinson.
O anúncio foi realizado na Associação Brasil Parkinson (ABP) – entidade de referência nacional no apoio, informação e promoção da qualidade de vida de pessoas com Parkinson -, em São Paulo (SP), e coincidiu com a comemoração de 40 anos da entidade. O Panorama Farmacêutico acompanhou o lançamento da ação com exclusividade.
Segundo a presidente da associação, Erica Tardelli, uma das principais vozes do país na área e que contribuiu diretamente para a viabilização da iniciativa, a proposta desde o início foi criar uma caminhada inclusiva, sem a definição de uma quilometragem específica, permitindo a participação de pessoas com diferentes níveis de preparo físico e respeitando os limites individuais.
Para ela, mais do que uma atividade física, a caminhada carrega uma mensagem simbólica e educativa, reforçando que o Parkinson não deve ser encarado como uma condição incapacitante, mas sim como um desafio que pode e deve ser enfrentado com movimento, informação, apoio e qualidade de vida.
“Reconhecemos o impacto social genuíno da ABP e acreditamos que a verdadeira evolução acontece quando pessoas, profissionais, associações e empresas caminham juntas, guiadas por um propósito comum”, afirma Adalene Tiso, head de negócios da unidade healthcare da Interplayers.
Canal farma apoia iniciativa da Interplayers
Na manhã do evento, haverá alongamento, aquecimento e orientações sobre cuidados gerais. Além disso, a Omron realizará a aferição de pressão arterial e ECG gratuitamente. A expectativa é reunir pessoas com Parkinson, cuidadores, familiares e profissionais ligados às associações. “Esse circuito representa aquilo que buscamos construir diariamente. Nossas soluções sempre preconizam a oferta de uma jornada de saúde integral e, sobretudo, humanizada”, completa Adalene.
De acordo com a executiva, a iniciativa deverá ganhar novas frentes ao longo do ano e expandir para outras jornadas de saúde. “Criamos essa marca porque queremos construir pontes com outras associações e ampliar o impacto de nosso trabalho. Esta é apenas a primeira semente que estamos plantando”, afirma.
No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil pessoas convivam com a condição atualmente. Esse número, no entanto, tende a crescer de forma acelerada, superando 1 milhão em 2060. A condição é neurológica, crônica e progressiva e afeta o sistema motor, provocando sintomas como tremores em repouso, rigidez muscular, lentidão de movimentos, alterações no equilíbrio, na fala e na escrita, devido à redução da produção de dopamina no cérebro.
| Circuito Caminhos que Conectam – Parkinson Data: 31 de janeiro de 2026 Horário: das 8h às 11h |