A intoxicação alimentar é uma condição alarmante e muito comum, aliás, o brasileiro passa boa parte do tempo fora de casa, e na maioria das vezes, acaba comendo na rua e alguma coisa pode não cair bem. Entenda quais os principais sintomas desse fenômeno e os métodos de precaução.
Sintomas de intoxicação alimentar
Os sintomas da intoxicação alimentar são geralmente classificados em quatro tipos: físicos, gastrointestinais e neurológico. As manifestações podem variar de pessoa para pessoa, mas é importante ficar atento aos sinais.
Sintomas físicos
Os principais sintomas físicos da intoxicação alimentar incluem: febre, calafrios, sudorese, fraqueza, cansaço, confusão, dor de cabeça, dor muscular e dor de garganta.
Sintomas gastrointestinais
Já as reações gastrointestinais são: diarreia, náuseas, vômitos, dor abdominal, cólicas, dor na barriga e ardor na boca.
Sintomas neurológicos
Em relação as manifestações neurológicas possíveis, os mais comuns são: tontura, vertigem, dificuldade de concentração, visão duplicada, mudanças de humor e comportamento agressivo.
Outros sintomas
Podem ser classificados como sintomas da intoxicação alimentar as seguintes condições: erupções na pele, urina escura, fezes amareladas, além do olfato e paladar comprometidos.
A intoxicação alimentar é uma condição grave que não deve ser negligenciada. É importante estar consciente dos sinais e sintomas para que você possa tratá-los ou preveni-los com segurança.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.