A Justiça do Piauí determinou o pagamento do adicional de insalubridade na Drogasil. Farmacêuticos que atuam ou atuaram em lojas da rede no estado terão direito ao benefício. A decisão foi unânime e faz parte de uma ação movida pelo Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Piauí (SINFARPI).
O Tribunal Regional do Trabalho da 22° Região acatou o argumento do sindicato. A ação teve com base atividades realizadas pelos profissionais durante a pandemia da Covid-19, como a aplicação de testes e medicamentos injetáveis, que segundo a entidade estariam expondo os mesmos a riscos biológicos.
Benefícios do adicional de insalubridade na Drogasil
Os farmacêuticos contemplados com a decisão receberão da Drogasil não apenas o pagamento retroativo. Eles também terão direito as correções implicadas pelo adicional em suas férias, 13° salários e Descanso Semanal Remunerado (DSR), além do FGTS.
Leia também: Concurso farmacêutico anvisa terá salário acima de R$16k
Decisão pode abrir precedente importante para a categoria
Mesmo que envolva apenas os farmacêuticos do Piauí inicialmente, essa decisão pode impactar positivamente a categoria em diversos estados e redes de farmácias. De acordo com Fábio Basílio, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), a conquista servirá de impulso para que sindicatos de todo o Brasil busquem benefícios semelhantes.