O programa de licenciamento da Farma Conde apresentou um avanço exponencial em 2024. A rede mais que triplicou o número de farmácias que aderiram a esse formato de negócio no ano passado. Além da expansão acelerada, a rede gerou mais de 3 mil empregos diretos.
A integração de lojas a esse ecossistema foi determinante para a Farma Conde superar a meta de alcançar 500 unidades, distribuídas pelos estados de São Paulo e Minas Gerais. “Impulsionados pelo forte desempenho e pelo potencial de crescimento da marca, trabalhamos com a projeção de alcançar mais 250 unidades licenciadas até o fim do ano”, revela Éder Luz, head de operações e expansão de franquias.
“Nosso objetivo é ajudar o empreendedor independente e reverter as estatísticas alarmantes sobre o fechamento de farmácias no país”, reforça. Apesar desse foco, empresários que não atuam no varejo farmacêutico também são bem-vindos.
“O empresário que ingressa na rede da Farma Conde se beneficia de uma estrutura robusta, com posicionamento de marca consolidado, parcerias comerciais exclusivas, estratégias de marketing eficientes e melhores condições de negociação e compra de produtos”, afirma o presidente executivo Manoel Conde Neto (foto).
Laboratório e marca própria impulsionam margens do lojista
Um dos grandes diferenciais competitivos da Farma Conde é seu laboratório, responsável pelo desenvolvimento de mais de 300 produtos de marca própria. “Esse portfólio exclusivo aumenta significativamente as margens dos lojistas, garantindo maior rentabilidade e competitividade no mercado. Nosso modelo de negócio permite que os licenciados tenham acesso a produtos de alta qualidade, com custos reduzidos e excelente aceitação no mercado”, destaca Éder Luz.
Licenciamento da Farma Conde envolve amplo estudo de viabilidade
O head comenta que, em geral, os pretendentes dispostos a aderir ao licenciamento da Farma Conde já têm um ponto garantido, seja com a farmácia em funcionamento ou então para estabelecer um novo negócio. É nessa fase que a expertise da rede começa a falar mais alto.
“Promovemos um amplo estudo de geolocalização, que contempla análises virtuais e locais, utilizando ferramentas de tecnologia baseada em IA. Também realizamos pesquisas referentes ao público-alvo que trafega pelo entorno e ao sortimento comercializado nos PDVs próximos”, explica.
“Além disso, contamos com a presença ativa da nossa equipe de expansão para avaliar in loco o perfil demográfico, o fluxo de pedestres e até mesmo detalhes como a incidência solar ao longo do dia. Com isso identificamos os lados da via com maior ou menor circulação para garantir a melhor escolha do ponto comercial”, completa.
Licenciado soma quatro lojas em seis meses
Com apenas seis meses de Farma Conde, o empresário Renan Oliveira já acelerou seu processo de expansão. Além de converter a bandeira das três farmácias que administrava em Iguape (SP), o empreendedor também abriu uma unidade na vizinha Ilha Comprida, há pouco mais de um mês. “Trabalho com o varejo farmacêutico há quase 15 anos. Já fui independente e também fiz parte de associações, mas nunca trabalhei com uma marca tão forte”, garante.
Farmacêutico, Oliveira converteu sua primeira unidade no último mês de outubro. Com o sucesso, foi mudando a identidade de suas demais lojas, até que veio a vontade de começar uma do zero. “Do mobiliário à documentação, sempre tive suporte pleno da rede. Até a equipe de outros licenciados foi recrutada para nos assistir na inauguração”, relata.
Segundo o empresário, só o reposicionamento da marca levou a um avanço de 15% nas vendas. “Além disso, temos um share de 50% em genéricos na região e os produtos de marca própria já representam 5% de nosso faturamento”, comemora. “Ainda estamos procurando pontos, mas projeto a abertura de mais duas lojas. Até dezembro, quero crescer 30%, falando só das unidades já em funcionamento”, completa.
“Este é um exemplo claro do que queremos fomentar na Farma Conde. Nosso foco não é simplesmente pulverizar a marca, mas estimular a expansão, tanto que mais de 70% dos licenciados gerenciam ao menos duas lojas”, finaliza Conde Neto.