Arrecadação federal diminui 6,91% em 2020

0

A queda da atividade econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), aliada às desonerações para ajudar pessoas físicas e empresas, fez a arrecadação federal cair no ano passado. Segundo a Receita Federal, a União arrecadou R$ 1,479 trilhão em 2020, recuo de 6,91% em relação ao ano anterior, descontada a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o resultado mostrou que não houve “colapso” das receitas no ano passado. O ministro enfatizou que a queda na arrecadação foi bem menor do que a prevista inicialmente pelos economistas.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

O valor veio acima do esperado pelas instituições financeiras. Segundo o relatório Prisma Fiscal, pesquisa mensal divulgada pelo Ministério da Economia, os analistas de mercado esperavam que a arrecadação fechasse 2020 em R$ 1,461 trilhão. Com o resultado em 2020, a arrecadação federal registrou o nível mais baixo desde 2010, em valores também corrigidos pelo IPCA.

Apesar da queda no acumulado do ano, a arrecadação federal reagiu em dezembro. No mês passado, a União arrecadou R$ 159,065 bilhões, com alta de 3,18% em relação a dezembro de 2019. O resultado foi o melhor para o mês desde 2013, descontada a inflação. O valor foi superior ao projetado pelas instituições financeiras, que estimavam arrecadação de R$ 150,068 bilhões, de acordo com o Prisma Fiscal.

A Receita Federal listou quatro fatores para explicar a queda na arrecadação no ano passado. O primeiro foi a crise econômica decorrente da pandemia do novo coronavírus. Nos 12 meses terminados em novembro de 2020, fator levado em conta para a arrecadação de dezembro, a produção industrial recuou 5,32%, a venda de bens caiu 1,07%, e as vendas de serviços encolheram 7,41%.

Essas retrações impactam a arrecadação de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), relacionado ao desempenho da indústria, e do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), relacionados às vendas. A receita de IPI caiu 7,01%; e a de PIS/Cofins, 11,92%, no ano passado, descontado o IPCA. O aumento do desemprego reduziu em 7,16% a arrecadação da Previdência Social em 2020, também descontada a inflação.

O segundo fator que contribuiu para a queda da arrecadação foi o crescimento nominal (sem correção pela inflação) de R$ 62,1 bilhões nas compensações tributárias no ano passado. Por meio das compensações, os contribuintes abatem tributos a mais pagos anteriormente. Antes da pandemia, várias empresas pagaram Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) baseadas em previsões de lucros que não se cumpriram. Dessa forma, conquistaram direito a desconto nos pagamentos seguintes.

O terceiro fator foram os adiamentos do pagamento de tributos nos primeiros meses da pandemia. O governo permitiu o diferimento (adiamento) do recolhimento de até R$ 85 bilhões no ano passado. No entanto, segundo estimativas da própria Receita, R$ 20,76 bilhões que deveriam ter sido quitados até dezembro deixaram de ser pagos.

O quarto fator que ajudou a derrubar a arrecadação em 2020 foi a redução a zero do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações de crédito. Tomada para ajudar pessoas físicas e empresas durante a pandemia, a medida vigorou por cerca de oito meses e fez o governo deixar de arrecadar R$ 19,7 bilhões no ano passado. O pagamento atípico de R$ 8 bilhões de Imposto de Renda e de CSLL em 2020 reduziram a perda, mas não em ritmo suficiente para reverter a queda na arrecadação.

Fonte: Jornal do Comércio

Varejo farma imuniza mais de 3 milhões contra a Covid-19

0

CVS Vaccine

Enquanto o poder público brasileiro não avança nas negociações com a iniciativa privada, o varejo farmacêutico norte-americano completa com sucesso a primeira rodada de vacinações contra a Covid-19. Redes como CVS Health e Walgreens já aplicaram a imunização em mais de 3 milhões de pessoas neste mês de janeiro.

A parceria com as farmácias é uma das principais apostas do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para aplicar 100 milhões de doses da vacina nos primeiros 100 dias de governo. Nesta segunda-feira, dia 25, ele chegou a cogitar a possibilidade de ampliar a meta para 150 milhões.

A CVS Health já soma 2 milhões de vacinas aplicadas em quase 8 mil centros de enfermagem em todo o país. Segundo a rede, a administração das segundas doses está bem encaminhada e deve ser concluída em quatro semanas. A varejista destaca ainda que suas salas têm condições de atender de 20 a 25 milhões de pacientes por mês no combate à pandemia.

Já a Walgreens chegou ao primeiro milhão na última semana, depois de iniciar a imunização no dia 21 de dezembro. A rede também iniciou o fornecimento de vacinas da Covid-19 para populações vulneráveis, conforme determinado pelos estados e outras jurisdições. A vacina está disponível apenas com hora marcada em lojas Walgreens designadas, e não para o público em geral.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Conferência AboutMe dá dicas sobre carreira no canal farma

Depositphotos 67747333 s 2019

 AboutMe, plataforma de vagas e talentos dedicada ao canal farma, realiza neste sábado, 30 de janeiro, das 8h às 18h, a  4ª Conferência AboutMe Farma & Saúde. “Esta edição, que será totalmente online, contará com um dia inteiro dedicado à troca de experiências, networking e desenvolvimento de carreiras dos profissionais do setor”, afirma Newton Velloso, fundador do AboutMe.

Segundo o executivo, a expectativa é reunir mais 300 inscritos, uma vez que o formato digital possibilita a participação de interessados de várias partes do Brasil e do exterior. “São profissionais que querem dicas de como se preparar e quais a competências mais relevantes no momento para quem almeja trabalhar na indústria farmacêutica. E são informações apresentadas diretamente pelos gerentes, diretores e presidentes das principais companhias presentes no país”, ressalta Velloso.

A grande novidade desta edição será a presença de estandes virtuais dos patrocinadores, na qual os participantes poderão interagir com as empresas. “A FQM é uma das farmacêuticas que está presente com sua equipe de RH fazendo relacionamento e divulgando suas vagas”, explica.

 Palestras temáticas

O evento contará com uma palestra de abertura, ministrada por Fabio Ivankovich,  e também palestras temáticas sobre Medical Science Liaison (MSL), com Flavia Lamarao, gerente médico científico e Gabriela Diccini, gerente médico de relacionamento.

O painel sobre carreira em Produção de Medicamentos contará com a participação de José Luis Moretti Farah e de Alexandre Brasil. Haverá, ainda, um debate especial sobre Inclusão & Diversidade, com a participação de Simone Rochelle, Jaime Almeida e Rodrigo Credidio.

O painel sobre Doenças Raras terá a participação de Erica Camargo  e Geisa Luz e Edson Paixão. E por fim, o eixo temático sobre Visitação médica, Vendas & Acesso ao mercado terá como palestrantes Silvia Sfeir, Wilson de Oliveira Junior, Masiero Sanson, e Wagner Morente.

As inscrições têm um valor promocional de R$ 200 e podem ser feitas neste link. Também há preços especiais para grupos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/01/21/walgreens-caminha-para-se-tornar-um-hub-de-inovacao-e-saude/

Neo Química assume patrocínio máster do Corinthians

neo quimicaestadio

A Neo Química acaba de se tornar patrocinadora máster do Corinthians, com um contrato de cinco anos até dezembro de 2025. O anúncio representa um novo avanço da indústria farmacêutica no mercado esportivo e no clube com a segunda maior torcida do país. Em setembro, a companhia adquiriu os naming rigths da arena do clube em Itaquera, por R$ 300 milhões.

Com a parceria, a nova linha Neo Química Vitaminas – um dos principais lançamentos da marca neste ano – estreará como principal destaque no peito da camisa da equipe masculina do time paulista.

A possibilidade do anúncio de um novo patrocinador gerou grande expectativa na torcida durante nos últimos dias, além de muitas especulações nas redes sociais, e a parceria foi confirmada com a apresentação da nova camisa pelos jogadores Cassio e Fagner antes da partida contra o Red Bull Bragantino nesta segunda-feira, dia 25, válida pelo Campeonato Brasileiro.

É a segunda vez que a Neo Química se torna patrocinadora do clube. Nos anos de 2010 e 2011, a marca estampou a camisa do clube.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

União Química inicia produção de IFA para vacina da Covid-19

Rogerio Rosso
Antonio Cruz/Agência Brasil

A União Química deu início à produção-piloto do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) – da vacina Sputnik V, contra a Covid-19 no Brasil, em acordo firmado com o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF).

A Sputnik foi desenvolvida pelo instituto Gamaleya, do governo russo. Com a produção centrada na Bthek, unidade de Biotecnologia da União Química no Distrito Federal, a parceria entre a farmacêutica e o RDIF prevê acordo de transferência de tecnologia e fabricação da vacina para toda a América Latina.

“No seu devido tempo e com as devidas autorizações da Anvisa, iniciaremos a produção em escala industrial e comercial. A produção do IFA, em escala piloto, faz parte da rotina da indústria farmacêutica em todo o mundo”, explica Rogério Rosso, diretor de Negócios Internacionais do Grupo União Química, que já foi deputado e governador pelo Distrito Federal.

A farmacêutica mantém conversações com a agência para obter a aprovação de uso emergencial da Sputnik V no Brasil. A expectativa é fornecer 150 milhões de doses da vacina.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Febrafar movimenta R$ 5,1 bi com programa de fidelidade

0

Reajuste de medicamentos

As redes associativistas que integram a Febrafar movimentaram R$ 5,1 bilhões no varejo farmacêutico por meio do Programa de Estratégias Competitivas (PEC).

O programa de fidelidade gerou também vendas líquidas de R$ 3,6 bilhões no ano passado. “O PEC completa uma década de existência em 2021, se mostrando com uma estrutura robusta que une tecnologia com inteligência de mercado, proporcionando aos clientes ótimas ofertas de compras e às farmácias grandes resultados em crescimento de vendas e visibilidade”, explica o diretor operacional da Febrafar, Ney Santos.

O PEC está disponível para adesão de todas as redes de farmácias afiliadas à Febrafar, tendo por objetivo oferecer uma política de preços competitiva por meio da concessão individualizada dos descontos, levando em consideração as características específicas de cada medicamento.

“Esse projeto supre uma demanda dos clientes que fazer negócio com estabelecimentos que ofereçam serviços agregados, estabelecendo um relacionamento de longo prazo com o varejo. Trata-se de um robusto sistema de CRM com milhões de clientes cadastrados em todo Brasil, o que permite a execução de inúmeras ações de relacionamento e gestão da fidelidade”, complementa.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Farmacêuticas defendem a prescrição médica

O Estadão entrou em contato com farmacêuticas que trabalham com essas medicações e solicitou posicionamento sobre o uso das substâncias. Vitamedic e EMS não se posicionaram sobre a ivermectina, assim como a Eurofarma, que preferiu não comentar sobre o uso da azitromicina. Em nota, o laboratório Aché, que tem azitromicina em seu portfólio, informou que “valoriza e respeita a prescrição médica, recomendando que nenhum medicamento seja administrado pelo paciente sem a orientação do médico”.

Veja também: Nutriex adquire PharmaScience e reforça portfólio de vitaminas

Sobre a nitazoxanida, a FQM Farmoquímica, detentora do registro do medicamento Annita, também recomenda que o medicamento seja tomado só com indicação médica. Em relação aos estudos, disse ter apoiado iniciativas que seguem formalidades científicas e que em uma 1ª fase, “dados bastante positivos comprovaram a ação antiviral da nitazoxanida contra o vírus SARS-Cov2 (amostras do vírus circulante no Brasil) em estudos in vitro”.

Siga nosso Instagram

farmacêutica disse que “os ensaios clínicos ainda não foram disponibilizados para conhecimento público por formalidades éticas”. Também informou que apoiou um estudo de fase 2 que foi concluído recentemente e que foi submetido para publicação em uma revista científica internacional, mas que os dados ainda estão em sigilo e serão divulgados quando a revista permitir.

“A FQM nesse momento está concentrando todos os seus esforços para a aprovação, execução e conclusão da fase 3, que permitirá às autoridades regulatórias e comunidade médica, as evidências científicas necessárias para disponibilizar o medicamento para tratamento da população com covid-19”. A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde e o da Ciência, Tecnologia e Inovações também solicitando um posicionamento, mas as pastas não responderam. (AE)

Fonte: Tribuna do Norte

Em uma semana, Brasil já vacinou mais de 700 mil pessoas contra a Covid-19

0

Os dados, atualizados neste domingo (24) até às 14h, tem como base informações das prefeituras e governos estaduais que divulgaram o balanço preliminar da vacinação.

O estado da Bahia lidera a lista de imunização, com mais de 171 mil vacinados. Em seguida, aparece São Paulo, com mais de 128 mil, e o Rio de Janeiro, onde pouco mais de 89 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina.

O país começou o seu processo de imunização contra o novo coronavírus no último domingo (17), após a aprovação do uso emergencial da Coronavac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada Brasil. Ela recebeu o imunizante no Hospital das Clínicas de São Paulo

É importante ressaltar, no entanto, que nem todos os estados e municípios divulgaram informações sobre a campanha de imunização até o momento – o que significa que o número de vacinados pode ser maior.

Até o momento, os estados que não divulgaram os dados (nem por meio do governo estadual, nem por meio da prefeitura da capital) são: Acre, Amapá, Minas Gerais, Pará, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Vacina de Oxford

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou, em um ato simbólico no sábado (23), a vacinação com o imunizante de Oxford no Brasil. O infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fiocruz (INI/Fiocruz), Estevão Portela, foi o primeiro a receber a vacina. O avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford importadas da Índia chegou no país na última sexta-feira (22).

Fonte: Minuto Sertão

Justiça nega a deputado bolsonarista cancelamento de contrato da Coronavac. Ele vai recorrer

0

Juiz afirmou que “proibir o uso da vacina causaria enorme prejuízo à saúde dos brasileiros”

O deputado estadual Douglas Garcia (PTB) não desiste. Mesmo após ter negada sua ação que solicitava a suspensão do contrato entre o governo de João Doria (PSDB) sobre a produção da vacina Coronavac, ele afirmou, em sua conta do Twitter, neste sábado (24), que vai recorrer.

“Irei recorrer da decisão do TJ e, se necessário, irei até a última instância do Poder Judiciário”, disse o deputado.

Eu não desisti da ação pedindo a suspensão do contrato com a Sinovac pela falta de transparência do Governo Dória sobre a produção da vachina. Irei recorrer da decisão do TJ e, se necessário, irei até a última instância do Poder Judiciário.

Ao negar o pedido, o juiz Otavio Tiotti Tokuda, da 10ª Vara da Fazenda Pública da Capital, do Tribunal de Justiça de São Paulo, escreveu que é fato “público e notório” que a vacina já teve o seu uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que ela obteve reconhecimento científico quanto à sua eficácia. “Proibir o uso da vacina (…) causaria enorme prejuízo à saúde dos brasileiros”, ponderou.

O pedido do deputado solicitava a suspensão do contrato celebrado entre o governo de São Paulo, o Instituto Butantan e a Sinovac para a produção da Coronavac. Garcia argumenta no processo que faltou transparência por parte do governo na divulgação dos termos do acordo para o desenvolvimento do imunizante.

Com informações do Estadão

Fonte: Revista Fórum

Empresa estuda se colocará Neo Química ou outra marca na camisa do Corinthians

0

O Corinthians deverá anunciar em breve o novo patrocínio máster do clube. Conforme adiantado pela Gazeta Esportiva, o Timão tem contrato fechado com a Hypera Pharma, acordo que renderá aos cofres alvinegros um valor fixo de aproximadamente R$ 20 milhões por temporada. A empresa farmacêutica, no entanto, ainda estuda qual qual marca será exposta na área frontal da camisa corintiana.

Em um primeiro momento, a intenção do grupo era estampar o logo da Neo Química no manto alvinegro. A marca, no entanto, já adquiriu os naming rights da Arena de Itaquera (veja os detalhes aqui). Com isso, a Hypera Pharma poderá colocar outra entidade jurídica como patrocinadora máster.

Ao todo, a Hypera Pharma possui mais de 100 marcas, que vão do ramo alimentício até o de medicamentos. O acordo inicial de patrocínio valerá por dois anos, mas terá um gatilho para que a renovação por mais três anos seja executada após o primeiro período, se assim as duas partes quiserem.

O anúncio do remanejamento da logomarca do Banco BMG, que saiu justamente do “espaço nobre” da camisa para ocupar a região dos ombros (veja os detalhes aqui), abriu a possibilidade da nova parceria ser anunciada até segunda-feira, quando os jogadores de Vagner Mancini vão enfrentar o Red Bull Bragantino, justamente na Neo Química Arena, já com a novidade na camisa.

Apesar de atacar em duas frentes com o mesmo clube, os acordos assinados pela Hypera Pharma não têm relação ou qualquer tipo de dependência. Isso quer dizer, por exemplo, que a a nova marca, em um eventual momento, poderá deixar de patrocinar o time do Corinthians sem alterar os compromissos pertinentes ao estádio.

Fonte: Terra