Edifício do Associativismo: o futuro do varejo farmacêutico

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Edifício do Associativismo
Divulgação: Febrafar

O novo Edifício do Associativismo representa um marco histórico para o varejo farmacêutico brasileiro e para o futuro do associativismo. Estou falando não apenas de um prédio moderno e inovador, mas da realização de um sonho, que há 50 anos parecia distante, mas que agora se materializa de forma grandiosa.

Ao longo das décadas, a Febrafar e a Farmarcas desempenharam um papel fundamental na evolução das farmácias independentes. E o lançamento desse espaço é a prova de que, por meio da união, podemos avançar ainda mais.

Quando comecei no varejo farmacêutico, lá nos anos 1970, jamais imaginei que o associativismo pudesse alcançar tamanha grandeza como um modelo simples, mas poderoso. Fundar a Febrafar há 25 anos foi um passo que se revelou crucial não apenas para o varejo independente, mas também para a transformação de todo o setor.

Hoje, ao ver o Edifício do Associativismo tomando forma, vejo a materialização de um conceito copiado e replicado em várias partes do mundo, e que sempre acreditamos ser a chave para o fortalecimento do mercado farmacêutico brasileiro.

Edifício do Associativismo como hub  de inovação e negócios

O Edifício do Associativismo é mais do que um simples complexo comercial. É um centro de inovação, hub de negócios e espaço de capacitação e relacionamento estratégico. São 13.500 m² de infraestrutura de ponta, com 8.600 m² de área útil, projetados para proporcionar aos nossos associados um ambiente onde possam crescer, aprender e inovar. Não se trata apenas de um lugar para trabalhar, mas de um ponto de encontro onde as melhores práticas de gestão, novos modelos de gestão e as mais recentes tendências do mercado serão discutidos e disseminados.

Estrutura e inovação para o futuro

O projeto arquitetônico do edifício reflete o nosso compromisso com a excelência e a inovação. Com 105 salas de reunião e um auditório com capacidade para 250 pessoas, o novo espaço será um centro de capacitação contínua. Este é o primeiro edifício no Brasil dedicado exclusivamente ao associativismo farmacêutico, e sua infraestrutura está alinhada com as necessidades do setor, que demanda ambientes adequados para a troca de experiências, geração de ideias e aprimoramento de práticas de gestão.

Além disso, a obra traz um salto significativo no que se refere ao espaço físico e à funcionalidade. De um condomínio de 4.300 m², passamos a um ambiente de 8.600 m² de área útil, permitindo mais flexibilidade e possibilidades para os associados. A expansão é muito mais do que física. Ela simboliza o amadurecimento do associativismo e o impacto positivo na vida das farmácias independentes e, consequentemente, no mercado como um todo.

Transformação no mercado farmacêutico

A mudança reflete um processo de amadurecimento e transformação, tanto para a Febrafar como para a Farmarcas. Este novo edifício será um centro de integração e conexão para todos os envolvidos no mercado farmacêutico, permitindo a realização de mais eventos, encontros, workshops e outras atividades de fomento ao aprendizado e ao desenvolvimento de novas habilidades entre nossos associados.

Em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente, precisamos de mais do que apenas um lugar para operar. Necessitamos de um espaço que nos impulsione a crescer, a inovar e a nos adaptar às novas demandas do setor. Esse novo projeto é a oportunidade de integrar ainda mais as farmácias independentes ao mercado global, compartilhar experiências e inspirar novas formas de fazer negócios no Brasil e no Exterior.

O associativismo como modelo de sucesso

A integração de cerca de 18 mil farmácias ao nosso ecossistema demonstra a força desse modelo. O Edifício do Associativismo não é apenas um reflexo dessa união, mas também uma amplificação da nossa capacidade de atuar de forma estratégica. O novo espaço reflete nosso compromisso com a evolução contínua do setor, mostrando ao mercado que estamos prontos para os desafios futuros.

A construção também representa um avanço nas práticas de gestão. Isso porque também estamos criando uma plataforma que facilita o compartilhamento de tecnologias e novas abordagens comerciais, dentro de um ambiente colaborativo e inovador.

O Edifício do Associativismo já pode ser considerado um dos maiores legados do associativismo farmacêutico brasileiro. Ele simboliza a nossa jornada de crescimento e sucesso, e representa o futuro do setor. E para entender melhor esse projeto inovador, foi criada uma webserie, disponível em https://youtu.be/5GLwz7Q0wAc?si=jBBFfjS03ir-YS11.

As farmácias independentes, que sempre foram o coração do varejo farmacêutico brasileiro, agora têm um espaço dedicado ao seu desenvolvimento, à troca de conhecimentos e à inovação. Estamos prontos para o futuro e para os novos desafios que ele nos reserva.

Entidades se unem contra MIPs em supermercados

MIPS EM SUPERMERCADOSMedicamentos, Abrafarma, Abcfarma, supermercados
Foto: Freepik

A Abrafarma e a Abcfarma uniram-se em torno de uma campanha para alertar sobre os riscos da venda de MIPs em supermercados. A iniciativa inclui um abaixo-assinado online para estimular a população a repudiar o Projeto de Lei (PL) 1774/19.

A proposta do deputado federal Glaustin Fokus (Podemos-GO) prevê a comercialização de remédios isentos de prescrição até em quitandas, sem nenhuma previsão de uma farmácia dentro do estabelecimento ou da presença obrigatória de um farmacêutico para assistência ao consumidor.

Mobilização contra venda de MIPs em supermercados chega às redes sociais

A mobilização conta com apoio dos conselhos de classe e sindicatos da categoria, além de instituições como Anvisa, Ministério da Saúde, CNS, CONASS, CONASEMS e Sociedade Brasileira de Toxicologia. “Vamos usar as redes sociais e também incentivar cada farmácia a afixar a arte da campanha na loja para conscientizar seus clientes. A hashtag Remédio tem lugar certo resume nossa preocupação”, explica Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, que aglutina as 29 maiores redes do setor.

Segundo o executivo, medicamentos não podem se transformar em mercadorias e colocar em xeque a saúde da população. Além dos riscos à saúde pública, as entidades demonstram apreensão com os impactos econômicos da medida para o varejo farmacêutico independente, representado pela Abcfarma. O Brasil tem mais de 90 mil farmácias que cobrem 99% da população. Deste total, 53 mil são estabelecimentos de pequeno porte optantes pelo Simples.

MIPS EM SUPERMERCADOS Medicamentos, Abrafarma, Abcfarma, supermercados
Campanha é encabeçada por duas das principais entidades representativas do varejo farmacêutico nacional (Foto: Divulgação)

“Esses pontos de venda comercializam uma série de produtos e ainda asseguram a oferta de serviços de vacinação e até curativos, nos 365 dias do ano. Geram empregos, recolhem impostos e são a base da economia em muitas localidades. Os medicamentos isentos de prescrição contribuem para essa sustentabilidade. Canibalizar a venda resultará em uma onda de fechamentos e perda de empregos. Quem realmente ganha com esse cenário?”, contesta Mena Barreto.

Duas gigantes dominam remédios de prescrição nos EUA

MEDICAMENTOS DE PRESCRIÇÃOCVS, Walgreens, varejo farmacêutico
Foto: Canva

Um relatório publicado pela Statista revelou os números do mercado de medicamentos de prescrição nos Estados Unidos em 2024. A análise aborda estatísticas como market share, valores movimentados com a venda dos fármacos e os gastos com saúde em geral no país.

De acordo com a companhia, US$ 6,7 bilhões (R$ 39,6 bilhões) foram gastos com medicamentos da categoria, confirmando a tendência de crescimento desse mercado nos últimos anos.

O segmento foi controlado pelas grandes redes do varejo farmacêutico do país, com destaque para a CVS Health e a Walgreens. Juntas, as empresas  registraram um market share de aproximadamente 40%, montante equivalente a US$ 2,68 bilhões (R$ 15,73 bilhões).

Redes que lideram a venda de medicamentos de prescrição

Market share no mercado de medicamentos de prescrição em 2024
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Fonte: Statista

A Cigna, terceira colocada do ranking, é a empresa que mais cresceu no mercado durante o último ano. Originalmente dedicada ao segmento de seguros de saúde, a companhia confirmou a aquisição Express Scripts em 2018 e tem investido no varejo farmacêutico.

Pesquisa reúne farmacêuticas mais bem avaliadas do país

FARMACÊUTICAS MAIS BEM AVALIADASIndústria, farmacêuticas, Sindusfarma, IPSOS
Foto: Freepik

A 8ª edição da pesquisa Performance Farmacêutica 2025, realizada pela Ipsos em parceria com o Sindusfarma, identificou as indústrias farmacêuticas mais bem avaliadas por profissionais de saúde e pela classe médica. O estudo foi realizado com 650 médicos de 16 especialidades no Brasil e apresenta insights importantes sobre as empresas com as melhores performances no último ano.

“O propósito é melhorar cada vez mais a jornada no setor e garantir a excelência na indústria farmacêutica brasileira. Ele aponta os critérios que estão envolvidos na avaliação de um medicamento genérico pela classe médica”, explica Patrícia Beber, líder de cluster de negócios da Ipsos no Brasil.

Critérios relacionados à inovação e confiança estão entre os atributos mais importantes na avaliação dos laboratórios. Também foram considerados fatores como qualidade e eficácia dos produtos; resultados de pesquisas clínicas, reputação da empresa; experiências anteriores; preço e acessibilidade e relação com a classe médica.

Conheça as farmacêuticas mais bem avaliadas em 2024

O levantamento apresenta as marcas da indústria farmacêutica mais bem avaliadas em três categorias – imagem corporativa, presença e produtos – por especialidade médica.

Cardiologia: A Biolab liderou em preferência, proximidade e melhores representantes. AstraZeneca ganhou nos quesitos recomendação e produtos de qualidade, dividindo o ranking com a Novartis. A Novo Nordisk foi campeã em inovação; Boehringer Ingelheim em confiança; EMS, em genéricos; e Eurofarma, em custo-benefício

Clínica geral: O Aché detém a preferência dos médicos juntamente com a Eurofarma. Na subcategoria inovação, a liderança ficou com a Pfizer

Dermatologia: L’Oréal, Galderma, La Roche-Posay, Mantecorp Farmasa e Eurofarma lideram a preferência dos médicos

Endocrinologia: A Novo Nordisk foi a primeira colocada em imagem corporativa, presença e produtos, dividindo o ranking com a Lilly nas subcategorias preferência e recomendação. Eurofarma liderou em genéricos e AstraZeneca, em custo-benefício

Gastroenterologia: A Takeda foi a campeã em imagem corporativa, presença e produtos, ocupando o pódio ao lado do Aché na subcategoria preferência. A Janssen foi eleita a mais próxima; EMS ganhou em genéricos e custo-benefício, juntamente com o Aché

Ginecologia: Quatro farmacêuticas conquistaram a preferência dos médicos nessa área terapêutica. A Libbs obteve a liderança em imagem corporativa, recomendação e presença. A Bayer ficou em primeiro lugar em inovação e confiança; o Aché liderou em preferência e produtos de qualidade; e a Eurofarma, em genéricos e custo-benefício

Hematologia: A Janssen lidera em todos os critérios de imagem corporativa e presença, além de figurar na frente em produtos de qualidade. A Eurofarma venceu em genéricos e a AstraZeneca, em custo-benefício

Neurologia: A Libbs ficou à frente nos critérios de imagem corporativa, presença e produtos de qualidade. A Eurofarma encabeçou o ranking em genéricos e melhor custo x benefício. Nos quesitos inovação e mais próximo, a Libbs dividiu o pódio com a Novartis e Eurofarma, respectivamente

Oncologia: AstraZeneca se destaca em imagem corporativa, presença e produtos com melhor qualidade e custo x benefício. No quesito genérico de qualidade a campeã foi a Eurofarma.

Ortopedia: O Aché figurou na primeira colocação em sete categorias. Eurofarma liderou em mais próximo, qualidade e melhor custo x benefício.  Genéricos ficou com a EMS.

Otorrino: O Aché sagrou-se vencedor em seis categorias. A GSK foi a mais bem avaliada em inovação e confiança. A Eurofarma ganhou o prêmio de melhor portfólio de genéricos, enquanto a Mantecorp Farmasa venceu nas categorias proximidade e produtos de qualidade

Pediatria: O Aché conquistou a liderança em imagem corporativa, presença e produtos. Nas subcategorias genérico e custo-benefício, o primeiro posto foi da Eurofarm

Pneumologia: A GSK foi a campeã em imagem corporativa, presença e produtos de qualidade. A Eurofarma liderou em genéricos e o Aché, em custo- benefício

Psiquiatria: O laboratório Lundbeck liderou em imagem corporativa e produtos de qualidade O. Aché ficou em primeiro em preferência e melhores representantes. A Eurofarma tem a preferência no quesito mais próximo, melhores representantes (empatado com o Aché) e genéricos. O título de Melhor custo-benefício ficou com a Torrent

Reumatologia: A Janssen é líder em todas as categorias avaliadas, exceto em genéricos de qualidade, que ficou com a EMS.

Urologia: GSK recebeu as melhores avaliações em imagem corporativa e produto de qualidade. Eurofarma conquistou a liderança em preferência, recomendação, melhores representantes e mais próximo, onde dividiu o pódio com Aché e Apsen. Genérico ficou com a EMS e Melhor custo x benefício com o Aché.

Tarifas americanas podem interromper o fornecimento de medicamentos

fornecimento de medicamentos
J&J ajustou expectativas de lucro para contabilizar impactos das taxas – Foto: Divulgação

O fornecimento de medicamentos nos Estados Unidos corre perigo. Essa é a opinião de Joaquin Duato, presidente-executivo da Johnson & Johnson, em meio à guerra comercial travada pela potência americana. As informações são do portal TradingView.

A declaração do executivo foi feita durante uma teleconferência com investidores da companhia, onde os resultados do primeiro semestre eram discutidos. Para Duato, as tarifas impostas pelo governo Trump sobre os produtos farmacêuticos são uma ameaça ao bom funcionamento da cadeia de suprimentos, e poderiam ser substituídas por políticas fiscais que impulsionariam a capacidade do país de produzir fármacos e dispositivos médicos.

O presidente da J&J afirmou, ainda, que as empresas do setor deveriam se unir para reivindicar condições melhores junto a Donald Trump. A Eli Lilly, fabricante de medicamentos como o Mounjaro e ZepBound, fez um apelo semelhante recentemente, se posicionando contra a política fiscal do presidente.

Os números apresentados pela companhia em seu relatório foram positivos, mas o encontro foi usado também para alertar os investidores quanto aos impactos do tarifaço.

A J&J relatou aumentos em sua receita e lucro no primeiro trimestre acima das estimativas de Wall Street, impulsionados pelas fortes vendas de medicamentos contra o câncer. O conglomerado de saúde sediado em Nova Jersey ainda aumentou sua previsão de vendas para 2025 em US$ 700 milhões (R$ 4 bilhões) para refletir a adição do medicamento para esquizofrenia Caplyta ao seu portfólio, que deve ser aprovado ainda este ano.

A empresa também disse que espera que o Spravato, um spray nasal usado para tratar depressão, gere de US$ 3 bilhões (R$ 17,42 bilhões) a US$ 3,5 bilhões (R$ 20,32 bilhões) em vendas anuais até 2028.

Mesmo com esses incrementos a estimativa de lucro da empresa se manteve instável, na faixa dos US$ 400 milhões (R$ 2,3 bilhões), em uma tentativa de prever e contabilizar previamente os impactos da nova política de juros.

Confronto com a China impacta diretamente o fornecimento de medicamentos

Principal adversária de Trump nessa guerra econômica, a China é uma importante fonte de insumos farmacêuticos para todos os países do mundo. As altas taxas atreladas às exportações asiáticas, que estão em 245% no momento da redação da matéria, impactam diretamente a planilha de gastos de diversas farmacêuticas.

Alto teor de proteínas é aposta da ProForce

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Alto teor de proteínas, Piracanjuba
Foto: Divulgação

O alto teor de proteínas é um dos diferenciais do Whey Protein da Piracanjuba ProForce, marca de suplementação esportiva do Grupo Piracanjuba. Disponível em potes de 450 g, volumetria mais bem adaptada ás prateleiras das farmácias, o produto conta com dois sabores – Milk e Chocolate.

Cada scoop do suplemento conta com 21 g de proteínas, além de 4,7 g de BCAA e o adoçante natural stevia. Não contém maltodextrina nem açúcar. Não deve ser utilizado por pessoas alérgicas a leite ou soja.

Alto teor de proteínas é complemento à rotina de treinos

Devido a seu alto teor de proteínas, o Whey Protein é uma boa opção para o pré ou pós treino. Também pode ser utilizado no café da manhã ou como opção de lanche entre as refeições.

Para seu preparo, é necessário misturar uma porção de 30 g (um dosador) em 200 ml de água ou da bebida de sua escolha. A indicação é de uma dose diária. Cada embalagem rende 15 porções.

Distribuição: sistema próprio
Diretor comercial de nutrição e bem-estar: Wesley Barbosawesley.barbosa1@piracanjuba.com.br

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Roche promove gestor de contas estratégicas

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Roche, André Gralhóz
Foto: Acervo pessoal

André Gralhóz é o novo parceiro de sistema privado de saúde da Roche, farmacêutica multinacional de origem suíça. Na casa há mais de três anos, atuava anteriormente na gestão comercial de contas estratégicas.

Graduado em sistemas de informação, cursou uma pós em administração avançada de marketing e um MBA em técnicas de liderança para gestão de pessoas e negócios

Contato: andre.gralhoz@roche.com

Novo investimento da Novartis em P&D soma R$ 133,5 bilhões

investimento da Novartis
Farmacêutica deve inaugurar sete novas unidades fabris nos EUA – Foto: Divulgação

O plano de investimento da Novartis para os próximos cinco anos foi oficializado na última semana. O projeto conta com uma verba de aproximadamente US$ 23 bilhões (R$ 133,56 bilhões), e foco nos segmentos de manufatura e P&D (pesquisa e desenvolvimento). As informações são do portal DikaJob.

Destinado exclusivamente aos Estados Unidos, é esperado que, quando posto em prática, o planejamento da companhia crie 1 mil empregos na farmacêutica e outros 4 mil indiretamente, em diferentes setores da economia americana.

Plano de investimento da Novartis deve financiar 10 instalações

O movimento de expansão da companhia conta com projetos para a criação de sete novas plantas, além da reforma de outras três. Entre as novidades estão confirmadas quatro novas fábricas em estados ainda não nomeados e dois novos locais de fabricação de terapia radioligante (RLT) na Flórida e no Texas.

Uma fatia da verba, cerca de R$ 6,4 bilhões, será dedicada à criação de um novo centro de pesquisa em San Diego, na Califórnia. A instalação de última geração deve ser inaugurada entre 2028 e 2029, complementando os processos de pesquisa da companhia na Costa Oeste e impulsionando a capacidade da farmacêutica no setor.

Vas Narasimhan, CEO da Novartis, enfatizou o alinhamento do investimento com as perspectivas de crescimento da empresa e o ambiente favorável de políticas de inovação nos EUA. Expressou ainda sua confiança na capacidade da companhia de se adaptar às mudanças externas e reafirmou as orientações financeiras da empresa até 2027.

Nova alternativa para a gestão do peso

Gestão do peso; suplementação; Endogen
Foto: Divulgação

A Endogen traz ao mercado uma nova alternativa de suplementação para ajudar na gestão do peso. O Endofit integra a divisão de nutrição clínica da fabricante e consiste em um blend de componentes bioativos que incentivam o metabolismo e contribuem para o controle da saciedade.

O produto é comercializado em cápsulas veganas com corante de clorofila natural, como parte do compromisso da marca de fomentar a saudabilidade presente em seu portfólio.

Gestão do peso também favorece metabolismo e resposta insulínica

A formulação reúne os seguintes nutrientes, que atuam não somente em favor da gestão do peso, como também em prol do metabolismo e da melhor resposta ao uso de insulina.

50 mg de café verde (ácido clorogênico): inibe a absorção da glicose, regula a glicemia, aumenta a lipólise e a oxidação de gorduras, além de ter efeito termogênico e estimular o gasto energético

100 g de cafeína: estimula o Sistema Nervoso Simpático (SNS) e a liberação de catecolaminas, além de proporcionar o aumento da termogênese – processo metabólico pelo qual o corpo humano produz calor, queimando calorias

400 µg de antocianinas (extrato de laranja mouro): responsável pela modulação do metabolismo lipídico, redução da adiposidade, bem como aumento da sensibilidade à insulina e regulação de glicemia. Também promove a conversão do tecido adiposo branco em bege, o que pode ampliar a taxa metabólica

250 µg de picolinato de cromo: além de permitir maior sensibilidade à insulina, regula o apetite e a vontade de comer doces

Distribuição: sistema próprio
Contato: Lukas Fischer – lukas.fischer@endogen.com.br

Healthtech brasileira anuncia aquisição da Receita Digital

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aquisição da Receita Digital
Mevo arrecadou R$ 140 milhões em captação no ano passado – Foto: Canva

A Mevo, companhia brasileira especializada em prescrição eletrônica, confirmou a aquisição da startup Receita Digital. O acordo faz parte de uma série de investimentos da healthtech, iniciados no último ano.

Já presente em mais de 700 instituições de saúde no país, incluindo 13 dos 15 melhores hospitais do país, de acordo com a revista americana Newsweek, a Mevo pretende se aproximar dos clientes e ampliar sua base de profissionais prescritores com essa movimentação.

Pensada especialmente para os dispositivos móveis, a plataforma permite a emissão de múltiplos documentos de saúde de uma só vez, a criação modelos e protocolos de qualquer lugar e o envio gratuito dos documentos para o paciente via WhatsApp. Também concilia a utilização das receitas no marketplace farmacêutico da própria companhia, que entrega os medicamentos em até uma hora.

“Estamos muito felizes, porque esta aquisição é mais um passo na nossa jornada para eliminar documentos em papel, aproximar prescritores e pacientes e transformar a experiência de acesso ao tratamento. Mais profissionais de saúde terão na palma da mão as ferramentas certas para garantir o melhor cuidado para o paciente” afirma Pedro Dias, CEO da Mevo.

A negociação marca um importante passo no plano de expansão da companhia, que tem buscado fortalecer sua posição no mercado desde 2024, quando registrou a maior captação de série B no setor de healthtechs, com um aporte de investidores que chegou à marca de R$ 140 milhões.

Fundador avalia futuro após aquisição da Receita Digital

“Nos últimos 8 anos meu sonho com a Receita Digital foi tornar fácil e viável o acesso e continuidade ao tratamento para pacientes, médicos e dentistas. Fazer esta aliança com a Mevo é tornar este sonho realidade. Vamos oferecer aos nossos clientes a melhor experiência, com uma tecnologia de ponta, em uma das healthtechs mais sólidas e bem-sucedidas do Brasil”, comenta Ihvi Aidukaitis, fundadora da Receita Digital.