Lucro da Pague Menos fecha em R$ 5 milhões no 1º trimestre

Lucro da Pague Menos
Entre janeiro e março, varejista somou receita líquida de R$ 3,37 bilhões / Foto: Divulgação

No primeiro trimestre de 2025, o lucro da Pague Menos chegou a R$ 5 milhões. O resultado é especialmente positivo, pois, há um ano, o cenário era bem diferente.

A rede de farmácias reverteu o prejuízo de R$ 36,9 milhões registrado no mesmo período de 2024. E esse não foi o único resultado positivo presente nos números divulgados pela varejista na última segunda-feira, dia 5.

A receita bruta somou R$ 3,6 bilhões, com uma alta de 17,1%, além de same store sales de 17%. O market share nacional chegou ao recorde de 6,5%, com avanço em todas as regiões.

O lucro líquido da Pague Menos cresceu 5%, fechando em R$ 188,2 milhões. O EBITDA também avançou, no caso em 55,2%, com margem de 4,1%. O fluxo de caixa ficou em R$ 487 milhões (+16%) e o os canais digitais apresentaram um avanço de 54%, chegando a 17,6% das vendas totais. Nos três primeiros meses do ano, a rede de farmácias abriu sete lojas, totalizando 1.656 PDVs.

Lucro da Pague Menos também reflete aposta em automatização 

O lucro da Pague Menos também tem o impulso das vendas pelo WhatsApp e reflete investimentos contínuos na digitalização dos processos. Essas transações, quando a forma de pagamento foi o PIX, tiveram um crescimento de 15%. O expressivo avanço foi resultado da integração da plataforma Suri Shop ao WhatsApp Pay.

O trabalho conjunto, desenvolvido entre 2024 e 2025, também levou à automatização desse canal de atendimento ao cliente. A rede de farmácias identificou uma redução de 80% na demanda por suporte humano para dúvidas relacionadas à transação. O processo de automação já ocorre integralmente em 75% das vendas.

Rede de farmácias anuncia nova identidade visual 

Presidente do conselho de administração da Pague Menos, Patriciana Rodrigues
“A evolução faz parte da nossa busca por inovação”, Patriciana Rodrigues

Uma nova identidade visual acompanhará essa nova fase da Pague Menos. Desenvolvida em parceria com a FutureBrands São Paulo, a marca é mais contemporânea, humana e adaptada ao universo digital, mas sem perder a essência de acolhimento e cuidado.

“A evolução faz parte da nossa busca por inovação, acolhimento e aproximação com os clientes, oferecendo soluções de saúde acessíveis com excelência”, explica a presidente do conselho de administração, Patriciana Rodrigues.

“A nova logotipia, com formas suaves e cores vibrantes, reflete acolhimento e dinamismo. O estilo fotográfico, traz uma estética quente e vibrante, conectada ao estilo de vida real dos consumidores, indo além do ambiente da farmácia”, argumenta o sócio-diretor da consultoria de branding, Arnaldo Bastos.

Os 10 medicamentos genéricos mais vendidos no Brasil

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Em 2024, o mercado de medicamentos genéricos no Brasil foi liderado pela losartana, com 167.292.878 unidades comercializadas. Outros medicamentos de destaque incluem a dipirona com 104.901.299 unidades, amplamente utilizado como analgésico e antitérmico, e a hidroclorotiazida com 72.358.006 unidades, essencial no tratamento de condições cardiovasculares.

Dados do setor:

  • 90% das doenças conhecidas já podem ser tratadas com medicamentos genéricos
  • 85% dos medicamentos distribuídos pelo Programa Farmácia Popular são genéricos
  • 38% é o percentual de vendas de medicamentos genéricos no Brasil em 2024
  • Os genéricos oferecem um desconto médio de 67%, tornando-os mais acessíveis
  • Desde 2000, os genéricos geraram uma economia de mais de R$ 329 bilhões para consumidores e pacientes
  • 92,7% dos consumidores estão dispostos a trocar medicamentos prescritos por genéricos, demonstrando alta confiança na qualidade e segurança desses produtos

Confira a lista completa dos mais vendidos

1. Losartana 167.292.878 unidades
2. Dipirona sódica 104.901.299 unidades
3. Hidroclorotiazida 72.358.006 unidades
4. Nimesulida 71.941.593 unidades
5. Tadalafila 61.278.499 unidades
6. Simeticona 48.683.333 unidades
7. Enalapril 47.738.686 unidades
8. Sildenafila 43.736.086 unidades
9. Atenolol 43.333.267 unidades
10. Sinvastatina 41.330.555 unidades

Fonte: IQVIA MAT dezembro de 2024 / PróGenéricos

Distribuição por região em unidades vendidas

Sudeste  1.082.622.166 unidades
Nordeste 496.845.981 unidades
Sul 330.663.637 unidades
Centro-Oeste  167.335.607 unidades

Fonte: IQVIA MAT dezembro de 2024 / PróGenéricos

Estados campeões em unidades vendidas

São Paulo 511.005.786 (23,36% do mercado nacional)
Minas Gerais 298.728.632 (13,66%)
Rio de Janeiro 231.897.575 (10,60%)
Rio Grande do Sul 144.393.961 (6,60%)
Pernambuco 115.683.483 (5,29%)

Fonte: IQVIA MAT dezembro de 2024 / PróGenéricos

Alto teor de proteínas é aposta da ProForce

Alto teor de proteínas, Piracanjuba
Foto: Divulgação

O alto teor de proteínas é um dos diferenciais do Whey Protein da Piracanjuba ProForce, marca de suplementação esportiva do Grupo Piracanjuba. Disponível em potes de 450 g, volumetria mais bem adaptada ás prateleiras das farmácias, o produto conta com dois sabores – Milk e Chocolate.

Cada scoop do suplemento conta com 21 g de proteínas, além de 4,7 g de BCAA e o adoçante natural stevia. Não contém maltodextrina nem açúcar. Não deve ser utilizado por pessoas alérgicas a leite ou soja.

Alto teor de proteínas é complemento à rotina de treinos

Devido a seu alto teor de proteínas, o Whey Protein é uma boa opção para o pré ou pós treino. Também pode ser utilizado no café da manhã ou como opção de lanche entre as refeições.

Para seu preparo, é necessário misturar uma porção de 30 g (um dosador) em 200 ml de água ou da bebida de sua escolha. A indicação é de uma dose diária. Cada embalagem rende 15 porções.

Distribuição: sistema próprio
Diretor comercial de nutrição e bem-estar: Wesley Barbosawesley.barbosa1@piracanjuba.com.br

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Empregos na Farma Conde seguem plano de expansão

EMPREGOS NA FARMA CONDEFarma Conde, Laborátorio MCG, varejo farmacêutico, vagas de emprego
Das colocações, 100 são destinadas para profissionais PCDs | Foto: Freepik

Com a abertura de 500 novos empregos na Farma Conde e também no laboratório MCG Saúde, o grupo controlador das duas empresas acelera seu plano de expansão.

As oportunidades estão disponíveis em diferentes áreas e cidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

A companhia, já conta com 500 PDVs em sua operação no varejo farmacêutico, entre lojas próprias e licenciadas. Já o laboratório está em seu segundo ano de operações, com foco na produção das linhas de marca própria da rede de farmácias.

Dentre as áreas com mais oportunidades, se destacam a de auxiliar de loja, com 250 vagas, e de auxiliares de logística, com 120 colocações. O município de São José dos Campos (SP), onde fica a sede da empresa, é a cidade com mais oportunidades – 150.

Os colaboradores contratados terão acesso a benefícios como vale-transporte, descontos em drogarias, parcerias com instituições de ensino superior, programas de pós-graduação e cursos de idiomas. Profissionais da área farmacêutica também contarão com premiações adicionais.

Empregos na Farma Conde englobam oportunidades para PCDs 

Pessoas com Deficiência (PCDs) poderão participar do processo seletivo. O grupo separou um quinto das colocações (100) para profissionais com necessidades especiais.

“Acreditamos que a diversidade fortalece nosso ambiente de trabalho. Estamos ampliando significativamente as oportunidades para PCDs, promovendo um mercado mais justo, inclusivo e com igualdade de condições para todos”, destaca o diretor de recursos humanos, Ronaldo Nadjaria.

Atualmente, o Grupo Conde emprega cerca de 8 mil colaboradores. Aproximadamente 50% dessa força de trabalho ingressou na companhia em 2024, quando mais de 3 mil empregos foram criados. O principal motor para o avanço nas contratações foi o ritmo de crescimento acelerado da empresa.

Para consultar as vagas disponíveis na Farma Conde e no laboratório MCG, basta clicar aqui e aqui.

Licenciamento respaldou crescimento

A entrada no mercado de licenciamento de marcas foi o grande responsável pelo boom de contratações em 2024. A iniciativa contribuiu para as adesões triplicarem no último ano e se tornou o ponto focal do plano de expansão da rede.

A integração de lojas a esse ecossistema foi determinante para a Farma Conde superar a meta de alcançar 500 unidades, distribuídas pelos estados de São Paulo e Minas Gerais. “Impulsionados pelo forte desempenho e pelo potencial de crescimento da marca, trabalhamos com a projeção de alcançar mais 250 unidades licenciadas até o fim do ano”, revela Éder Luz, head de operações e expansão de franquias.

“O empresário que ingressa na rede da Farma Conde se beneficia de uma estrutura robusta, com posicionamento de marca consolidado, parcerias comerciais exclusivas, estratégias de marketing eficientes e melhores condições de negociação e compra de produtos”, afirma o presidente executivo Manoel Conde Neto.

Prescrição farmacêutica passará pelo crivo da justiça

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Prescrição farmacêutica
Direito de prescrever medicamentos durou por doze anos, mas foi suspenso recentemente / Foto: Freepik

A prescrição farmacêutica vigorou por doze anos, mas, recentemente, esse direito foi retirado da categoria. Para reverter esse cenário, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) entrou com um recuso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). As informações são da Veja.

A pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM), a 17ª Vara Federal suspendeu a resolução, alegando que a prescrição deve ser exclusiva aos médicos. Tal entendimento contrapõe os conselhos.

De um lado, o CFM alega que os farmacêuticos não estão capacitados para fazer diagnósticos e determinar tratamentos. Do outro, o CFF defende que o diagnóstico e a prescrição terapêutica não estão elencados como atos privativos aos médicos.

Prescrição farmacêutica voltou à pauta após Resolução 5/2025 

Apesar de ser permitida há 12 anos, a prescrição farmacêutica não era alvo de ataques por parte do CFM. Mas, após a Resolução 5/2025 do CFF, a situação mudou.

O texto em questão apontava que o farmacêutico habilitado poderia receitar medicamentos, exceto os remédios de tarja preta ou aqueles cujo uso restrito exige uma receita assinada por um profissional médico.

Por meio da resolução, o farmacêutico também poderia realizar exames físicos e renovar prescrições emitidas por outros profissionais da saúde. O objetivo é incutir mais responsabilidade para outros profissionais da saúde, diminuindo a sobrecarga sobre o Sistema Único de Saúde.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), um em cada três municípios sofre com a ausência de médicos, um problema que afeta 112 milhões de brasileiros.

Farmacêuticos já prescrevem no exterior 

Enquanto a prescrição farmacêutica segue um tabu aqui no Brasil, países como Austrália, Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia já adotaram a prática. Nessas localidades, as restrições são semelhantes às propostas por aqui.

Anvisa determina interdição parcial no Porto de Santos

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Anvisa
Resoluções foram publicadas no último dia 28 no Diário Oficial da União / Foto: Divulgação

A Anvisa determinou a interdição parcial de armazéns da empresa Santos Brasil e também do terminal Ecoporto, ambos no Porto de Santos, no litoral paulista. Segundo apurações do g1, a agência constatou má condição para a conservação de medicamentos e outros produtos de saúde.

A suspenção do recebimento e armazenagem de produtos, materiais e equipamentos médico-hospitalares foi oficializada na última segunda-feira, dia 28, no Diário Oficial da União (DOU). Ambos os armazéns estão em áreas sob controle da Receita Federal, que é onde produtos a serem importados ou exportados podem ficar antes da passagem pelo despacho aduaneiro.

Irregularidades pontuadas pela Anvisa incluem ausência de autorização 

A Anvisa elencou algumas das irregularidades encontradas nos armazéns da Santos Brasil. São elas:

  • Armazéns receberam cargas de remédio controlado no fim de 2024 mesmo sem autorização especial
  • Área não tem controle de temperatura para mantê-la abaixo de 30ºC
  • Área de inspeção de mercadorias não possui qualificação térmica de instalação e operação

Por meio de nota, a empresa reforçou seu compromisso com os padrões de qualidade da agência e que “essas cargas serão movimentadas somente em contêineres, em seus pátios”.

Já no terminal portuário Ecoporto, três pátios sofrerão interdição parcial por:

  • Não ter área adequada para a desova de produtos de saúde que requerem condições controladas
  • Não ter área adequada para recebimento, conferência e desova de medicamentos e insumos farmacêuticos
  • Não ter inspeção física e remota de mercadorias sob controle sanitário

Segundo a autarquia, as suspensões permanecerão até que as inconsistências sejam solucionadas.

Geolab democratiza novidades de linha oftalmológica

Linha oftalmológica, Geolab
Foto: Divulgação

A linha oftalmológica da Geolab ganhou dois lançamentos: o Maxiview e o Predoptic. Em paralelo, a farmacêutica, visando a democratização do acesso às terapias, também apresenta as versões genéricas desses produtos.

O Maxiview é uma combinação oftálmica de dexametasona com sulfato de neomicina e sulfato de polimixina B. O medicamento é indicado para o tratamento de condições inflamatórias oculares em que haja infecção bacteriana ou risco de infecção.

O produto está disponível na forma de solução oftálmica de 1 mg/ml + 5 mg/ml + 6.000 UI/ml, em frasco com 5 ml. Ele é contraindicado em casos de ceratite epitelial por herpes simples, vaccínia, varicela e outras doenças virais da córnea e conjuntiva, doenças micóticas oculares ou hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Já o Predoptic está sendo relançado. O remédio é um anti-inflamatório esteroidal oftálmico à base de acetato de prednisolona, indicado para o tratamento de inflamações oculares suscetíveis a corticosteroides.

Ele está disponível na apresentação de solução oftálmica 10 mg/ml (1,0%), em frasco com 5 ml. É contraindicado em casos de infecções oculares purulentas agudas, infecções virais ou fúngicas, e em pacientes com hipersensibilidade a qualquer ingrediente da formulação.

Linha oftalmológica também conta com opções genéricas 

Tanto o Maxiview, quanto o Predoptic, ganham versões genéricas fabricadas pela Geolab. Os lançamentos visam ampliar o acesso e as opções disponíveis para o paciente nas farmácias brasileiras. 

M.S.: Maxview – 1.5423.0188
Genérico de dexametasona + sulfato de neomicina + sulfato de polimixina B – 1.5423.0191
Predopitic – 1.5423.0189
Genérico de acetato de prednisolona – 1.5423.0190 

Distribuição: parceria com distribuidoras regionais
Contato: marketing@geolab.com.br (direcionamento por canal de venda)

Natuflores aumenta portfólio

NATUFLORES, Hidratante, Sabonete
Foto: Divulgação

A Natuflores Cosméticos, consolidada no mercado de beleza há mais de 20 anos, aumenta seu portfólio com dois novos produtos. O Creme Ultra Hidratante Natuphil  e o  Sabonete Acnix Oil Control unem tecnologia e alta performance para todos os tipos de peles e cabelos.

Conheça mais detalhes dos produtos:

  • Creme Ultra Hidratante Natuphil 250 g e 450 g: Creme corporal e facial, com textura não oleosa. Possui ingredientes emolientes e umectantes, que asseguram hidratação profunda e duradoura, com boa espalhabilidade e rápida absorção. O produto é sem fragrância e hipoalergênico, permite aplicação em peles sensíveis e é indicado por dermatologistas para o tratamento de dermatite, eczema e psoríase.
  • Sabonete Acnix Oil Control 140 ml e 240 ml: Sabonete facial desenvolvido para combater a acne, controlar a oleosidade e uniformizar o tom da pele. Com ácido salicílico e tranexâmico, atua no clareamento de manchas. Também promete desobstruir os poros e reduzir cravos, espinhas e a oleosidade, removendo impurezas e resíduos.

Sistema de distribuição: Sistema próprio de distribuição.
Gestora: Maria Júlia Medeiros – (62) 99953-5118

Vendas da Farmarcas chegam a R$ 9,2 bilhões

Vendas da Farmarcas
Avanço é impulsionado pela presença em pequenas e médias cidades / Foto: Divulgação

O foco no interior do Brasil fez com que as vendas da Farmarcas chegassem aos R$ 9,2 bilhões. O montante é resultado de um avanço de 18%. As informações são da Exame.

“Nosso modelo permite que farmácias independentes tenham acesso a melhores condições comerciais, ferramentas de gestão e suporte estratégico. Isso fortalece a competitividade dos nossos associados, especialmente nas regiões onde as grandes redes ainda não chegaram”, comenta o diretor de operações, Jhonatan Teixeira.

As regiões Norte e Nordeste despontam como duas das mais estratégicas para a administradora de redes de farmácias. Um exemplo é sua atuação no Pará. A companhia cresceu, em 2024, 26% no Estado, que já representa 14% de seu faturamento total.

Essas regiões seguirão como parte vital da operação da companhia. Para 2025, é previsto um crescimento de 15%, baseado na abertura de 144 novas lojas e na consolidação dos PDVs nortistas e nordestinos. Para os próximos cinco anos, a meta é um faturamento de R$ 17 bilhões.

Vendas da Farmacas crescem com faturamento mensal acima da média 

Além da expansão, o crescimento orgânico da Farmarcas também se destaca sob o mercado. Afinal, a administradora comemora o faturamento médio mensal de suas lojas na casa dos R$ 500 mil.

“Nosso crescimento é reflexo de uma estratégia que inclui otimização do mix de produtos, precificação e localização estratégica das lojas. Esses fatores contribuem para a experiência de compra e o desempenho dos associados, especialmente em regiões fora dos grandes centros urbanos”, afirma Teixeira.

Administradora reúne mais de 1,6 mil farmácias 

Reunindo farmácias independentes sob o guarda-chuva do associativismo, a Farmarcas é representada por 11 bandeiras, que totalizam 1.682 unidades no país. Por meio da administradora, os gestores conseguem melhores negociações com o canal farma, além de garantir acesso a ferramentas de gestão e um modelo colaborativo de negócio.

Marcas próprias ganham protagonismo 

As marcas próprias vêm ganhando especial importância no mix das associadas. A SurpraCorp, que atua com polivitamínicos, já gerou R$ 69 milhões em vendas no último ano.

Em paralelo, a administradora também lançou iniciativas nas áreas de cuidados pessoais, com a SupraCare; e infantis, com a SupraBaby. “Trabalhamos com uma linha de produtos que garante rentabilidade e, ao mesmo tempo, ofereçe produtos de qualidade a um preço acessível”, opina o diretor.

Companhia apresentou nova sede para ser hub de negócios do setor 

Inaugurado no começo do mês de abril, o Edifício do Associativismo surge como um novo centro estratégico de conexões e oportunidades para o mercado farmacêutico. Com salas de reunião, auditório e diversos espaços colaborativos, o prédio tem como propósito impulsionar a transformação do mercado, gerando valor para todos os envolvidos.

A proposta é promover interações estratégicas, onde todas as partes do mercado farmacêutico podem se conectar, colaborar e criar oportunidades de negócios sustentáveis. “Este edifício será muito mais do que um local de encontro para nossos associados. Será um centro de negócios, uma plataforma para todos do mercado farmacêutico trocarem ideias, fecharem parcerias e avançarem juntos,” afirma Edison Tamascia, presidente da Farmarcas.

Geolab conquista três prêmios na Abradilan 2025

GEOLABMedicamentos genéricos, farmacêutica
Kal Rodrigues ao centro: “Nossos produtos chegam em larga escala ao mercado graças à eficiente parceria com distribuidores regionais” Foto: Divulgação Abradilan

Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico

A Geolab vem colhendo frutos do bem-sucedido plano de expansão do portfólio. A farmacêutica recebeu reconhecimento em dose tripla da Abradilan, ao ser eleita como Melhor Fornecedor do Ano e também por levar o prêmio nas categorias de medicamentos genéricos e similares.

Há 25 anos em operação, o laboratório goiano credita o feito ao resultado de uma estratégia cujo foco é manter o varejo farma permanentemente abastecido. A empresa conta com 400 SKUs no catálogo e a ele são acrescidos em média, entre 30 e 40 novos medicamentos por ano, que chegam a 93 mil pontos de venda em todo o país.

Desse portfólio, cerca de 160 itens correspondem a genéricos, que hoje já representam 50% do faturamento. ‘’Foram os próprios distribuidores que nos premiaram e atestam nosso compromisso com a excelência”, exalta Kal Rodrigues, diretor comercial e de marketing.

Embora atue com praticamente todas as áreas terapêuticas, a maior concentração do mix é de medicamentos para tratamento de doenças do Sistema Nervoso Central (SNC). Tanto as versões genéricas como as similares saem da mesma linha na unidade fabril do Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA), em Goiás. “Nossos produtos chegam em larga escala ao mercado graças à eficiente parceria com distribuidores regionais”, observa.

Do Site II, que vem sendo ampliado à medida que novas divisões de medicamentos são criadas, provém a linha de colírios, outro destaque de vendas do Geolab. “Hoje somos a terceira maior fabricante de colírios do Brasil. A partir do próximo ano, vamos tomar a dianteira’’, projeta o executivo. Criada há dois anos, a divisão de prescrição médica oftalmológica teve sua capacidade sextuplicada para 5 milhões de unidades por mês.

Entre os medicamentos de maior demanda estão o Acu Fresh (lubrificante) e o Latanoprostata, para tratamento de glaucoma. Em ritmo incessante, este ano já chegaram ao varejo o Pregabalina (SNC), o anti-hipertensivo Olmesartana, o anti-inflamatório Meloxicam e a Simeticona Cápsula Softgel. Uma série de outros fármacos estão na fila para o lançamento ao longo de 2025, como a Valsartana, para controle de pressão.

Geolab ocupa TOP 10 da indústria farmacêutica

De acordo com Kal Rodrigues, a Geolab cresce em percentuais de 15% a 20% anualmente, bem acima da média de 11,6% do mercado geral. Segundo a Close-Up International, o laboratório figurou dentre 10ª posição entre as representantes da indústria farmacêutica com melhor desempenho de vendas no varejo em 2024.

“Ser reconhecida como Melhor Fornecedor do Ano na categoria de genéricos pelo Prêmio Abradilan 2025 é motivo de grande orgulho para a Geolab. E celebrar essa conquista justamente no mês em que se comemora o Dia do Medicamento Genérico torna tudo ainda mais especial. Mais do que um troféu, esse reconhecimento reforça o compromisso da farmacêutica com a qualidade, a confiança e o acesso à saúde da população brasileira”, finaliza.