Prescrição farmacêutica passará pelo crivo da justiça

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Prescrição farmacêutica
Direito de prescrever medicamentos durou por doze anos, mas foi suspenso recentemente / Foto: Freepik

A prescrição farmacêutica vigorou por doze anos, mas, recentemente, esse direito foi retirado da categoria. Para reverter esse cenário, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) entrou com um recuso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). As informações são da Veja.

A pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM), a 17ª Vara Federal suspendeu a resolução, alegando que a prescrição deve ser exclusiva aos médicos. Tal entendimento contrapõe os conselhos.

De um lado, o CFM alega que os farmacêuticos não estão capacitados para fazer diagnósticos e determinar tratamentos. Do outro, o CFF defende que o diagnóstico e a prescrição terapêutica não estão elencados como atos privativos aos médicos.

Prescrição farmacêutica voltou à pauta após Resolução 5/2025 

Apesar de ser permitida há 12 anos, a prescrição farmacêutica não era alvo de ataques por parte do CFM. Mas, após a Resolução 5/2025 do CFF, a situação mudou.

O texto em questão apontava que o farmacêutico habilitado poderia receitar medicamentos, exceto os remédios de tarja preta ou aqueles cujo uso restrito exige uma receita assinada por um profissional médico.

Por meio da resolução, o farmacêutico também poderia realizar exames físicos e renovar prescrições emitidas por outros profissionais da saúde. O objetivo é incutir mais responsabilidade para outros profissionais da saúde, diminuindo a sobrecarga sobre o Sistema Único de Saúde.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), um em cada três municípios sofre com a ausência de médicos, um problema que afeta 112 milhões de brasileiros.

Farmacêuticos já prescrevem no exterior 

Enquanto a prescrição farmacêutica segue um tabu aqui no Brasil, países como Austrália, Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia já adotaram a prática. Nessas localidades, as restrições são semelhantes às propostas por aqui.

Anvisa determina interdição parcial no Porto de Santos

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Anvisa
Resoluções foram publicadas no último dia 28 no Diário Oficial da União / Foto: Divulgação

A Anvisa determinou a interdição parcial de armazéns da empresa Santos Brasil e também do terminal Ecoporto, ambos no Porto de Santos, no litoral paulista. Segundo apurações do g1, a agência constatou má condição para a conservação de medicamentos e outros produtos de saúde.

A suspenção do recebimento e armazenagem de produtos, materiais e equipamentos médico-hospitalares foi oficializada na última segunda-feira, dia 28, no Diário Oficial da União (DOU). Ambos os armazéns estão em áreas sob controle da Receita Federal, que é onde produtos a serem importados ou exportados podem ficar antes da passagem pelo despacho aduaneiro.

Irregularidades pontuadas pela Anvisa incluem ausência de autorização 

A Anvisa elencou algumas das irregularidades encontradas nos armazéns da Santos Brasil. São elas:

  • Armazéns receberam cargas de remédio controlado no fim de 2024 mesmo sem autorização especial
  • Área não tem controle de temperatura para mantê-la abaixo de 30ºC
  • Área de inspeção de mercadorias não possui qualificação térmica de instalação e operação

Por meio de nota, a empresa reforçou seu compromisso com os padrões de qualidade da agência e que “essas cargas serão movimentadas somente em contêineres, em seus pátios”.

Já no terminal portuário Ecoporto, três pátios sofrerão interdição parcial por:

  • Não ter área adequada para a desova de produtos de saúde que requerem condições controladas
  • Não ter área adequada para recebimento, conferência e desova de medicamentos e insumos farmacêuticos
  • Não ter inspeção física e remota de mercadorias sob controle sanitário

Segundo a autarquia, as suspensões permanecerão até que as inconsistências sejam solucionadas.

Geolab democratiza novidades de linha oftalmológica

Linha oftalmológica, Geolab
Foto: Divulgação

A linha oftalmológica da Geolab ganhou dois lançamentos: o Maxiview e o Predoptic. Em paralelo, a farmacêutica, visando a democratização do acesso às terapias, também apresenta as versões genéricas desses produtos.

O Maxiview é uma combinação oftálmica de dexametasona com sulfato de neomicina e sulfato de polimixina B. O medicamento é indicado para o tratamento de condições inflamatórias oculares em que haja infecção bacteriana ou risco de infecção.

O produto está disponível na forma de solução oftálmica de 1 mg/ml + 5 mg/ml + 6.000 UI/ml, em frasco com 5 ml. Ele é contraindicado em casos de ceratite epitelial por herpes simples, vaccínia, varicela e outras doenças virais da córnea e conjuntiva, doenças micóticas oculares ou hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Já o Predoptic está sendo relançado. O remédio é um anti-inflamatório esteroidal oftálmico à base de acetato de prednisolona, indicado para o tratamento de inflamações oculares suscetíveis a corticosteroides.

Ele está disponível na apresentação de solução oftálmica 10 mg/ml (1,0%), em frasco com 5 ml. É contraindicado em casos de infecções oculares purulentas agudas, infecções virais ou fúngicas, e em pacientes com hipersensibilidade a qualquer ingrediente da formulação.

Linha oftalmológica também conta com opções genéricas 

Tanto o Maxiview, quanto o Predoptic, ganham versões genéricas fabricadas pela Geolab. Os lançamentos visam ampliar o acesso e as opções disponíveis para o paciente nas farmácias brasileiras. 

M.S.: Maxview – 1.5423.0188
Genérico de dexametasona + sulfato de neomicina + sulfato de polimixina B – 1.5423.0191
Predopitic – 1.5423.0189
Genérico de acetato de prednisolona – 1.5423.0190 

Distribuição: parceria com distribuidoras regionais
Contato: marketing@geolab.com.br (direcionamento por canal de venda)

Natuflores aumenta portfólio

NATUFLORES, Hidratante, Sabonete
Foto: Divulgação

A Natuflores Cosméticos, consolidada no mercado de beleza há mais de 20 anos, aumenta seu portfólio com dois novos produtos. O Creme Ultra Hidratante Natuphil  e o  Sabonete Acnix Oil Control unem tecnologia e alta performance para todos os tipos de peles e cabelos.

Conheça mais detalhes dos produtos:

  • Creme Ultra Hidratante Natuphil 250 g e 450 g: Creme corporal e facial, com textura não oleosa. Possui ingredientes emolientes e umectantes, que asseguram hidratação profunda e duradoura, com boa espalhabilidade e rápida absorção. O produto é sem fragrância e hipoalergênico, permite aplicação em peles sensíveis e é indicado por dermatologistas para o tratamento de dermatite, eczema e psoríase.
  • Sabonete Acnix Oil Control 140 ml e 240 ml: Sabonete facial desenvolvido para combater a acne, controlar a oleosidade e uniformizar o tom da pele. Com ácido salicílico e tranexâmico, atua no clareamento de manchas. Também promete desobstruir os poros e reduzir cravos, espinhas e a oleosidade, removendo impurezas e resíduos.

Sistema de distribuição: Sistema próprio de distribuição.
Gestora: Maria Júlia Medeiros – (62) 99953-5118

Vendas da Farmarcas chegam a R$ 9,2 bilhões

Vendas da Farmarcas
Avanço é impulsionado pela presença em pequenas e médias cidades / Foto: Divulgação

O foco no interior do Brasil fez com que as vendas da Farmarcas chegassem aos R$ 9,2 bilhões. O montante é resultado de um avanço de 18%. As informações são da Exame.

“Nosso modelo permite que farmácias independentes tenham acesso a melhores condições comerciais, ferramentas de gestão e suporte estratégico. Isso fortalece a competitividade dos nossos associados, especialmente nas regiões onde as grandes redes ainda não chegaram”, comenta o diretor de operações, Jhonatan Teixeira.

As regiões Norte e Nordeste despontam como duas das mais estratégicas para a administradora de redes de farmácias. Um exemplo é sua atuação no Pará. A companhia cresceu, em 2024, 26% no Estado, que já representa 14% de seu faturamento total.

Essas regiões seguirão como parte vital da operação da companhia. Para 2025, é previsto um crescimento de 15%, baseado na abertura de 144 novas lojas e na consolidação dos PDVs nortistas e nordestinos. Para os próximos cinco anos, a meta é um faturamento de R$ 17 bilhões.

Vendas da Farmacas crescem com faturamento mensal acima da média 

Além da expansão, o crescimento orgânico da Farmarcas também se destaca sob o mercado. Afinal, a administradora comemora o faturamento médio mensal de suas lojas na casa dos R$ 500 mil.

“Nosso crescimento é reflexo de uma estratégia que inclui otimização do mix de produtos, precificação e localização estratégica das lojas. Esses fatores contribuem para a experiência de compra e o desempenho dos associados, especialmente em regiões fora dos grandes centros urbanos”, afirma Teixeira.

Administradora reúne mais de 1,6 mil farmácias 

Reunindo farmácias independentes sob o guarda-chuva do associativismo, a Farmarcas é representada por 11 bandeiras, que totalizam 1.682 unidades no país. Por meio da administradora, os gestores conseguem melhores negociações com o canal farma, além de garantir acesso a ferramentas de gestão e um modelo colaborativo de negócio.

Marcas próprias ganham protagonismo 

As marcas próprias vêm ganhando especial importância no mix das associadas. A SurpraCorp, que atua com polivitamínicos, já gerou R$ 69 milhões em vendas no último ano.

Em paralelo, a administradora também lançou iniciativas nas áreas de cuidados pessoais, com a SupraCare; e infantis, com a SupraBaby. “Trabalhamos com uma linha de produtos que garante rentabilidade e, ao mesmo tempo, ofereçe produtos de qualidade a um preço acessível”, opina o diretor.

Companhia apresentou nova sede para ser hub de negócios do setor 

Inaugurado no começo do mês de abril, o Edifício do Associativismo surge como um novo centro estratégico de conexões e oportunidades para o mercado farmacêutico. Com salas de reunião, auditório e diversos espaços colaborativos, o prédio tem como propósito impulsionar a transformação do mercado, gerando valor para todos os envolvidos.

A proposta é promover interações estratégicas, onde todas as partes do mercado farmacêutico podem se conectar, colaborar e criar oportunidades de negócios sustentáveis. “Este edifício será muito mais do que um local de encontro para nossos associados. Será um centro de negócios, uma plataforma para todos do mercado farmacêutico trocarem ideias, fecharem parcerias e avançarem juntos,” afirma Edison Tamascia, presidente da Farmarcas.

Geolab conquista três prêmios na Abradilan 2025

GEOLABMedicamentos genéricos, farmacêutica
Kal Rodrigues ao centro: “Nossos produtos chegam em larga escala ao mercado graças à eficiente parceria com distribuidores regionais” Foto: Divulgação Abradilan

Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico

A Geolab vem colhendo frutos do bem-sucedido plano de expansão do portfólio. A farmacêutica recebeu reconhecimento em dose tripla da Abradilan, ao ser eleita como Melhor Fornecedor do Ano e também por levar o prêmio nas categorias de medicamentos genéricos e similares.

Há 25 anos em operação, o laboratório goiano credita o feito ao resultado de uma estratégia cujo foco é manter o varejo farma permanentemente abastecido. A empresa conta com 400 SKUs no catálogo e a ele são acrescidos em média, entre 30 e 40 novos medicamentos por ano, que chegam a 93 mil pontos de venda em todo o país.

Desse portfólio, cerca de 160 itens correspondem a genéricos, que hoje já representam 50% do faturamento. ‘’Foram os próprios distribuidores que nos premiaram e atestam nosso compromisso com a excelência”, exalta Kal Rodrigues, diretor comercial e de marketing.

Embora atue com praticamente todas as áreas terapêuticas, a maior concentração do mix é de medicamentos para tratamento de doenças do Sistema Nervoso Central (SNC). Tanto as versões genéricas como as similares saem da mesma linha na unidade fabril do Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA), em Goiás. “Nossos produtos chegam em larga escala ao mercado graças à eficiente parceria com distribuidores regionais”, observa.

Do Site II, que vem sendo ampliado à medida que novas divisões de medicamentos são criadas, provém a linha de colírios, outro destaque de vendas do Geolab. “Hoje somos a terceira maior fabricante de colírios do Brasil. A partir do próximo ano, vamos tomar a dianteira’’, projeta o executivo. Criada há dois anos, a divisão de prescrição médica oftalmológica teve sua capacidade sextuplicada para 5 milhões de unidades por mês.

Entre os medicamentos de maior demanda estão o Acu Fresh (lubrificante) e o Latanoprostata, para tratamento de glaucoma. Em ritmo incessante, este ano já chegaram ao varejo o Pregabalina (SNC), o anti-hipertensivo Olmesartana, o anti-inflamatório Meloxicam e a Simeticona Cápsula Softgel. Uma série de outros fármacos estão na fila para o lançamento ao longo de 2025, como a Valsartana, para controle de pressão.

Geolab ocupa TOP 10 da indústria farmacêutica

De acordo com Kal Rodrigues, a Geolab cresce em percentuais de 15% a 20% anualmente, bem acima da média de 11,6% do mercado geral. Segundo a Close-Up International, o laboratório figurou dentre 10ª posição entre as representantes da indústria farmacêutica com melhor desempenho de vendas no varejo em 2024.

“Ser reconhecida como Melhor Fornecedor do Ano na categoria de genéricos pelo Prêmio Abradilan 2025 é motivo de grande orgulho para a Geolab. E celebrar essa conquista justamente no mês em que se comemora o Dia do Medicamento Genérico torna tudo ainda mais especial. Mais do que um troféu, esse reconhecimento reforça o compromisso da farmacêutica com a qualidade, a confiança e o acesso à saúde da população brasileira”, finaliza.

Anvisa volta a proibir venda de creme dental da Colgate

CREME DENTAL DA COLGATEAnvisa, Colgate, governo
Reações alérgicas apresentadas pelos consumidores motivaram proibição | Foto: Divulgação

A venda do creme dental da Colgate, o Total Clean Mint, voltou a ser suspensa no Brasil. A proibição da Anvisa foi reestabelecida após a fabricante retirar seu recurso contra a interdição. As informações são do UOL.

O veto da agência decorreu de relatos de reações alérgicas que ganharam as redes sociais. Consumidores afirmavam ter sofrido com sintomas como inchaço, ardência, irritação e vermelhidão na boca após a escovação.

Em 27 de março, a agência havia determinado a suspensão das vendas do produto por 90 dias, ou seja, até o fim de junho. Mas a companhia entrou com um recurso no mesmo dia e obteve aval para manter a comercialização.

Proibição de creme dental da Colgate: fabricante prega colaboração com a Anvisa

Em nota a respeito da nova proibição do creme dental, a Colgate alega que retirou o recurso para fomentar a “colaboração contínua” com a Anvisa nas investigações técnicas. No mesmo texto, a fabricante garante que o produto não causa mal à saúde e segue rígidos padrões das agências regulatórias.

“A Colgate confirma que, em 29 de abril de 2025, apresentou perante a Anvisa seu pedido de retirada do recurso contra decisão que determinou a interdição temporária do produto Colgate Total Clean Mint, implicando assim que a medida cautelar retoma a sua validade. A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência”, afirma a companhia em nota.

A empresa acrescenta que acredita numa resolução oportuna do tema. “A Colgate reafirma a segurança e qualidade do seu produto Colgate Total Clean Mint, o qual segue os rígidos padrões das agências regulatórias. Seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental por meio do nosso canal oficial de atendimento.”

Agência aponta ao menos 13 casos de “eventos adversos”

Entre 1° de janeiro e 19 de março, a Anvisa afirma que foram relatados ao menos 13 casos de “eventos adversos” após o uso do creme dental Colgate Total Clean Mint. Clientes mencionaram sintomas que variavam de inchaço nas amígdalas, lábios e na mucosa oral, sensação de dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.

Consumidores que sofreram com efeitos mais graves pronunciaram-se nas redes sociais, cobrando uma satisfação da empresa e alertando outros usuários. “Minha boca sangrava sem parar”, “Fiquei com tantas feridas que não consigo comer” e “Fiquei com bolhas na boca” foram alguns dos relatos encontrados em diversas publicações relacionadas à Colgate.

Produto passou por reformulação recentemente

O creme dental da Colgate teve sua formulação alterada em julho do ano passado, quando passou a utilizar o fluoreto de estanho no lugar do de sódio. Em resposta à reportagem, a Colgate afirmou que a substância é segura, tem seu uso autorizado e está presente em diversos produtos semelhantes ao redor do mundo.

Apesar dessas garantias, a companhia admitiu que “uma pequena minoria das pessoas pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores”, recomendando que os prejudicados parem de usar o produto.

As 20 maiores farmacêuticas do mundo faturam R$ 22 tri

MAIORES FARMACÊUTICASGlobalData, farmacêuticas, indústria farmacêutica
Foto: Freepik

Apesar das incertezas acerca do impacto das tarifas de Donald Trump sobre a indústria de medicamentos, as 20 maiores farmacêuticas do mundo seguiram crescendo no primeiro trimestre de 2025. Com avanço de 6% no faturamento em comparação com o último trimestre do ano anterior, essas companhias movimentaram US$ 3,9 trilhões (cerca de R$ 22 trilhões) no período.

“A capitalização de mercado avançou em 13 das 20 indústrias”, revela a analista sênior de fundamentos de negócios da GlobalData, Ophelia Chan. Dez companhias, inclusive, registraram incremento acima de 15%, entre as quais Vertex Pharmaceuticals, Gilead Sciences, Roche, Amgen e AbbVie. Por outro lado, a gigante Novo Nordisk retraiu mais de 20%.

Quem é quem no top 20 das maiores biofarmacêuticas?
(em bilhões de dólares de janeiro a março de 2025)

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Fonte: GlobalData

 

O sobe e desce entre as maiores farmacêuticas 

Sobe 

Na 12ª posição entre as maiores farmacêuticas do mundo, a Vertex Pharmaceuticals teve alta de 22% no período de janeiro a março. A indústria registrou quase US$ 127 bilhões (cerca de R$ 718,8 bilhões). O crescimento foi impulsionado pela alta na demanda por seu portfólio para fibrose cística e também pela aprovação do Journavx (suzetrigina) em janeiro.

Estimulada pela categoria de HIV, a Gilead Sciences apresentou aumento de 21,1%. Já a Roche relatou uma evolução de 18,5% devido ao seu acordo de licenciamento de US$ 5,3 bilhões (cerca de R$ 29,9 bilhões) com a Zealand Pharma, fechado no último mês de março. As vendas robustas de dez produtos, que cresceram acima dos dois dígitos, sustentou o crescimento de 17,7% na Amgen.

Desce

Na outra ponta, a Novo Nordisk registrou queda de 21,1% em sua capitalização de mercado. As justificativas foram o fraco desempenho nas vendas do Ozempic e Wegovy, aliada às preocupações com a concorrência do Zepbound, da Eli Lilly.

Os resultados registrados no estudo de Fase III do TROPION-lung01 puxaram a Daiichi Sankyo para baixo, com retração de 14,1%. Apesar do imprevisto, seu anticorpo datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) para o tratamento de câncer de mama pode reverter esse panorama.

Cenário futuro preocupa as maiores farmacêuticas

No entanto, as maiores farmacêuticas já demonstram apreensão com o cenário macroeconômico global. “O setor já projeta desdobramentos negativos das tarifas propostas pelo governo Trump. E a incerteza persiste quanto à probabilidade de novos cortes nas taxas de juros. Como resultado, a cautela deve aumentar em relação a investimentos em pesquisa e medicamentos inovadores”, finaliza Ophelia.

Medicamentos para obesidade protagonizam disputa nos EUA

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Medicamentos para obesidade
Após críticas por precificação, laboratórios querem se aliar a PBMs e plataformas de telemedicina / Foto: Freepik

Alvo de críticas devido à precificação alta, os medicamentos para obesidade estão levando as farmacêuticas para a mesa de negociações. Gigantes como Eli Lilly e Novo Nordisk têm se aproximado de programas de benefícios de medicamentos (PBMs) e plataformas de telemedicina para democratizar o acesso a essas terapias. As informações são do InfoMoney.

Nos Estados Unidos, ambos os tratamentos têm custo mensal elevado. O Wegovy é mais caro, com valor de US$ 1.349 (cerca de R$ 7,6 mil). Já o Zepbound é quase US$ 300 mais barato, chegando a US$ 1.086 (cerca de R$ 6,1 mil).

Mas, o preço mais elevado da Novo Nordisk não é um impeditivo para esses programas. A farmacêutica usa essa “gordura” para negociar com os demais players do canal farma norte-americano. Um exemplo dessas tratativas pôde ser visto ontem, dia 1, no portfólio da CVS Health.

Medicamentos para obesidade disputam espaço 

Na última quinta-feira, a CVS Health retirou o Zepbound de sua lista de medicamentos preferenciais. O movimento veio após a varejista alinhar condições especiais com a Novo Nordisk para a comercialização do Wegovy.

As negociações liberadas pela farmacêutica não foram reveladas, mas a manobra foi realizada para retomar parte do mercado perdido com a chegada do concorrente. O movimento, apesar de parecer pequeno, repercutiu nas bolsas.

As ações da Lilly caíram 12%, enquanto as da Novo, comercializadas na Dinamarca, fecharam em alta de 2,1%. Em paralelo, analistas do JP Morgan estimam que a mudança pode afetar até 26 milhões de pacientes.

O laboratório também liberou condições especiais para os clientes que compram na loja física sem seguro saúde e fechou acordos com plataformas como a Hims & Hers Health. Em ambos os casos, o medicamento sai por a partir de US$ 499 (cerca de R$ 2,5 mil).

Aspa Cosméticos inova com óleos gregos

ASPA COSMÉTICOS, ÓLEOS GREGOS
Foto: Divulgação

A Aspa Cosméticos traz lançamentos em dose dupla para o varejo farmacêutico. A marca especializada em tratamento capilar passa a contar com dois óleos gregos para reparo de pontas, um à base de semente de uva e outro com sementes de girassol.

Os produtos dispõem de ingredientes naturais para nutrir e reparar os fios.

Conheça mais detalhes dos óleos gregos da Aspa Cosméticos:

  • Sementes de Uva: rico em antioxidantes, vitamina E e ômega 6, proporciona brilho, maciez, hidratação intensa e melhor permeabilidade. Pode ser usado como protetor térmico e finalizador
  • Sementes de Girassol: Por meio de ativos como ômega 6 e 9, fortalece os fios, combate o ressecamento e o frizz e protege contra raios UV e poluição. Também é rico em ácidos graxos, composição ideal para quem sofre com couro cabeludo irritado.

Sistema de distribuição: Hello Distribuidora
Diretor de produtos e novos projetos: Thiago Pires –thiago.pires@aspacosmeticos.com.br