Loja 2.000 da Drogasil consolida plano de expansão da RD Saúde
Unidade localizada na zona sul da capital paulista é símbolo
de avanço baseado em desenvolvimento interno e tecnologia
por César Ferro em


A RD Saúde inaugurou na última terça-feira, dia 29, a loja 2.000 da Drogasil. Esse marco acontece no mesmo ano em que a bandeira, resultado da fusão entre as drogarias Bráulio e Brasil, completa 90 anos. O Panorama Farmacêutico esteve presente na cerimônia.
A emblemática unidade faz parte do ambicioso plano de expansão da companhia. O objetivo, segundo o CEO Renato Raduan é abrir entre 330 e 350 novas lojas neste ano. “No primeiro semestre, inauguramos mais de 180 unidades. Agora, planejamos encerrar o ano abrindo as cerca de 150 restantes para cumprirmos nossa meta”, declara o executivo.
Loja 2.000 da Drogasil fica em tradicional bairro de São Paulo
Localizada na Rua Edison, 1.111, a unidade está situada no bairro do Campo Belo, definido como o local ideal para a loja 2.000. Para Raduan, a escolha está baseada na história da RD Saúde.
“O estado de São Paulo é a origem de nossas duas bandeiras. Por isso, entendemos que seja um símbolo de consolidação importante alocarmos essa unidade aqui, em um bairro tão tradicional”, argumenta.
A região, inclusive, não é nada estranha às farmácias do grupo. Afinal, outras sete unidades (cinco Drogasil e duas Droga Raia) já operam no entorno a uma distância máxima de 1,5 km do PDV recém-inaugurado.
RD Saúde realiza estudos semanais para a abertura de novas lojas
Como então a RD Saúde evita a canibalização dos resultados? A resposta passa por estudo e tecnologia. “Há bastante ciência nesse processo de decisão, com uso de múltiplas ferramentas. Conseguimos mensurar o market share naquela região, entender se uma nova unidade vai assegurar mais venda incremental. Toda segunda-feira, há 13 anos, realizamos uma reunião para analisar as próximas aberturas. Tudo é feito na razão, sem impulso”, explica o CEO.
Grupo já chegou a 600 municípios
Saindo dos limites de São Paulo, a RD Saúde segue firme no plano de fincar bandeira em novas praças pelo Brasil. O resultado dessa estratégia fica evidente quando se compara a capilaridade atual do grupo contra aquela registrada no começo da década.
“Hoje, estamos presentes em cerca de 620 municípios. Há quatro anos estávamos em 400”, destaca Raduan. “Em todo o país, só há quatro cidades com menos de 100 mil pessoas onde ainda não estamos presentes. Já temos uma ocupação geográfica expressiva, mas enxergamos bastante espaço para evoluir”, afirma.
Para garantir o abastecimento de suas 3,3 mil farmácias, a RD Saúde conta com 14 centros de distribuição e investimentos constantes na área. “Em média, realizamos aportes anuais de R$ 80 milhões a R$ 100 milhões somente em infraestrutura logística, o que garante que 80% de nossa operação trabalhe com reposição diária de produtos”, aponta Raduan.
Unidade reconhece trajetórias na empresa
Outro detalhe relevante sobre a loja 2.000 da Drogasil diz respeito ao reconhecimento à trajetória de colaboradores presentes na unidade. Em primeiro lugar, a farmácia conta com um padrinho – Antonio Carlos de Freitas.
Membro suplente do conselho de administração da RD Saúde, o executivo atuou na Drogasil de 1999 a 2017, ocupando posições de diretoria e vice-presidência de operações. Freitas comandou a modernização do varejo e a expansão nacional da rede, contribuindo para a sua liderança setorial e a entrada no Novo Mercado da B3, em 2007.
A gerente da loja é Paula Rocha, que acumula dez anos no grupo, onde entrou como atendente. Atualmente cursa farmácia, com previsão de formação ainda em 2025. Raduan ressalta esse exemplo como um padrão da RD Saúde. “Um dos segredos do sucesso é o fato de termos construído uma empresa que aposta no crescimento interno das pessoas. Em todas as nossas lojas, o gerente, o subgerente e o supervisor foram formados na rede. Eu mesmo estou na operação há 12 anos”, finaliza Raduan.




