A nova loja da Amazon na Itália representa mais um passo ambicioso da multinacional com foco no varejo físico. O PDV, chamado de Amazon Parafarmacia & Beauty, fica localizado no centro da cidade de Milão e abriu suas portas oficialmente na última quarta-feira, dia 12.
A unidade atua sob o conceito de “parafarmácia”, em que o carro-chefe são os produtos de higiene e beleza (HPC), mas há a venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e OTCs selecionados. As informações são da CNBC.
No mix da loja, estão renomados nomes de HPC como La Roche-Posay, Eucerin e Vichy. A unidade também oferece Derma-bars, onde o consumidor pode passar por uma “análise complementar e digital da sua pele” para receber recomendação de produtos.
Loja da Amazon quer emular sucesso do digital, mas histórico é difícil
O foco da loja da Amazon em artigos de HPC não representa uma decisão ocasional. A categoria é uma das campeãs de vendas no e-commerce da varejista e o objetivo é emular esse sucesso também no físico.
A companhia começou a atuar com esses produtos ainda em 2000, mas priorizou, inicialmente, itens com perfil de venda mais massificado. Com o tempo e amadurecimento do negócio, SKUs de marcas mais luxuosas foram incorporados ao mix.
Por sua vez, o histórico de atuação da companhia no varejo físico não é dos melhores. A empresa fechou todas as lojas que havia aberto e diminui sua atuação com a Amazon Go, marca de conveniência.
Unidade contará com farmacêuticos
No comunicado divulgado pela Amazon, a gigante do varejo afirmou ter formado uma equipe de farmacêuticos que ficarão na loja para orientar os consumidores interessados em comprar MIPs ou OTCs.