Mais de 70% dos brasileiros não fazem compras com IA
Medo de golpes e dúvidas sobre precisão ainda limitam adoção no e-commerce
por Gabriel Noronha em
Um levantamento divulgado pela Bare International revela que 73,9% dos brasileiros ainda não efetuam compras com IA, mesmo com a crescente presença dessa tecnologia no cotidiano da população.
Entre os entrevistados que utilizam a tecnologia (26%), a ferramenta é considerada útil principalmente para encontrar promoções (28%), comparar preços (26%), buscar informações técnicas (21%) e receber recomendações personalizadas (16%).
O auxílio das inteligências artificiais, no entanto, não é o único fator considerado pela maioria dos usuários (56%), que afirmam combinar seu uso com motores de busca tradicionais antes de confirmar qualquer transação.
“Para esse grupo, o papel ideal da inteligência artificial no e-commerce seria facilitar a comparação objetiva de preços (40%), oferecer recomendações detalhadas (21%) e solucionar dúvidas sem burocracia (20%)”, destaca Pedro Venturini, country manager da Bare International Brasil.
Popularização das compras com IA esbarra em obstáculos
Diversos fatores afastam os brasileiros das inteligências artificiais durante o processo de compra. De acordo com a pesquisa, o medo de golpes e links fraudulentos lidera as preocupações (23%), seguido por dúvidas sobre a precisão das informações fornecidas pela tecnologia (22%) e incertezas quanto à privacidade de dados pessoais (19%).
Esses dados contrastam com o alto nível de conhecimento teórico, já que 99% dos entrevistados afirmam saber o que é inteligência artificial e mais de 90% experimentaram plataformas baseadas nessa tecnologia. A combinação entre entre ChatGPT e Gemini é a mais frequente entre os brasileiros – 72% utilizam as versões gratuitas dessas ferramentas.
“Essas conclusões revelam uma demanda do mercado por tecnologias que simplifiquem as escolhas do cliente, em vez de substituir completamente a interação humana”, avalia Venturini.