Mandetta: mudança de bula da cloroquina foi discutida no Palácio do Planalto
Cloroquina – (Repórter) O ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que havia pressão para a prescrição, inclusive com inclusão na bula, para o uso da cloroquina no combate ao coronavírus:
Siga nossa página no instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/
(Luiz Henrique Mandetta) Eu estive dentro do Palácio do Planalto quando fui informado, após uma reunião, que era para eu subir para o terceiro andar porque tinha lá uma reunião de vários ministros e médicos que iam propor esse negócio de cloroquina, que nunca eu havia conhecido. Quer dizer, ele tinha um assessoramento paralelo. Nesse dia, havia sobre a mesa, por exemplo, um papel não timbrado de um decreto presidencial para que fosse sugerido, daquela reunião, que se mudasse a bula da cloroquina na Anvisa, colocando na bula a indicação de cloroquina para coronavírus. E foi, inclusive, o próprio Presidente da Anvisa Barra Torres, que estava lá, que falou: “Isso não”. E o Ministro Jorge Ramos falou: “Não, não, isso daqui não é nada da lavra daqui. Isso é uma sugestão”. Mas é uma sugestão de alguém. Alguém pensou e se deu ao trabalho de botar aquilo num formato de decreto.
(Repórter) Mandetta afirmou que as decisões de sua passagem pelo ministério se baseavam em três princípios: vida, SUS e Ciência. Ele ainda defendeu que qualquer pesquisa deve passar por princípios científicos, sendo baseada nas comissões de ética da área.
Fonte: Rádio Senado
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/05/04/lucro-da-pague-menos-salta-380-no-primeiro-trimestre/