Marca própria da RD Saúde preocupa a indústria farmacêutica
Varejista planeja começar a produzir e vender MIPs
por Gabriel Noronha em
O lançamento da marca própria da RD Saúde, voltada a medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e apresentada a investidores no início do mês, já provoca reações relevantes na indústria farmacêutica. As informações são da Folha de S. Paulo.
A iniciativa tem levado laboratórios a reavaliar estratégias comerciais e regulatórias. Diante do risco de concentração de mercado e da possível redução do espaço de seus produtos nas gôndolas das mais de 3.400 lojas da varejista, farmacêuticas já acionaram a Anvisa e o Cade para acompanhar o movimento.
Marca própria da RD Saúde estremece relações no setor
Atualmente, indústrias farmacêuticas mantêm parcerias estratégicas com grandes redes, que incluem o compartilhamento de dados sensíveis e ações conjuntas de marketing. Uma empresa do setor afirmou à reportagem da Folha, sob condição de anonimato, que deve reavaliar a relação com a RD Saúde, diante do novo posicionamento da varejista como concorrente direta.
Segundo outra fonte do setor, a iniciativa da RD pode provocar mudanças estruturais no mercado brasileiro. Diante do novo cenário, indústrias podem passar a considerar a venda direta de medicamentos aos pacientes, reduzindo o papel das farmácias como intermediárias, modelo já adotado em mercados como o dos Estados Unidos.