Marca própria para público sênior tem potencial de R$ 55,8 bi
Farmácias vivem momento decisivo para expandir vendas entre esse público, impulsionadas pela confiança do consumidor e pelo avanço digital
por Ana Claudia Nagao em
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O mercado de marca própria nas farmácias consolida-se como um dos segmentos mais promissores do varejo farmacêutico brasileiro. Segundo análise da IQVIA, a categoria já representa 4,8% das vendas totais do setor e encontra no público sênior, faixa etária que mais cresce na população do país, uma oportunidade bilionária de expansão.
“A transformação do comportamento de compra, aliada à digitalização do varejo, pavimenta o caminho para um novo ciclo de crescimento. Há espaço para tracionar as categorias, trazendo inovação e fortalecendo a relação dos consumidores com o canal farma”, afirma Giovanna Leonato, diretora associada de relacionamento com parceiros estratégicos da IQVIA.
Hoje, apenas 0,8% do total movimentado pela marca própria no varejo farmacêutico é voltado ao público sênior, o equivalente a R$ 880 milhões. No entanto, o potencial estimado é de R$ 55,8 bilhões por ano nos próximos dez anos, o que representaria 22,9% de todo o mercado farmacêutico.
Produtos ligados à incontinência lideram o crescimento entre as categorias de marca própria, com 51,5% de avanço no acumulado do ano até agosto de 2025, um reflexo das necessidades crescentes da população idosa. Para Giovanna, o desenvolvimento desse mercado exige estratégias que unam qualidade, confiança e uma experiência de compra completa, fundamentais para construir fidelização.
11 categorias de marca própria cresceram dois dígitos em um ano
(avanço de receita de jan-ago 2025 em relação ao mesmo período de 2024)

Foco estratégico impulsiona mercado de marca própria
Para a presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias (Abmapro), Neide Montesano, o momento é decisivo. Ela aponta que a consolidação das marcas próprias nas grandes redes só foi possível quando se compreendeu que, mais do que oferecer produtos, era necessário construir marca.
“O varejo farmacêutico ganhou ainda mais fôlego quando entendeu que deveria investir em construção de marca e não ter apenas produtos próprios. Nas grandes redes, a marca exclusiva já ganhou status de unidade de negócio”, ressalta.
As regiões Norte e Nordeste têm ampliado sua participação em vendas nesse segmento, impulsionadas pela maior presença do varejo digital e pelo crescimento dos marketplaces de farma nessas localidades. Entre as redes que mais cresceram em marca própria ao longo de 2025, destaque para a Drogaria Araujo, com 29,3% de expansão da linha. Em seguida vêm a Farmarcas (20,6%) e o Grupo DPSP (20,2%).
Redes com o maior crescimento em marca própria
(avanço de receita de jan-ago 2025 em relação ao mesmo período de 2024)

“O desempenho reforça a maturidade crescente das redes na gestão de suas marcas próprias, que deixam de ocupar um papel secundário e passam a integrar o núcleo estratégico das operações”, avalia Neide.