De acordo com a consultoria The New Frontier Data, a indústria da cannabis pode movimentar R$ 4,6 bilhões no Brasil nos próximos três anos. Trata-se de uma notícia promissora para quem deseja empreender nesse segmento, além de abrir novas opções de tratamento clínico para consumidores, médicos e pacientes.
“Depois da regulação da Anvisa para produtos à base de canabidiol, o interesse no mercado brasileiro ganhou força tanto internamente como por parte de empresas estrangeiras”, comenta Viviane Sedola, CEO e fundadora da Dr. Cannabis. Atualmente existem 70 marcas com produtos autorizados a atuar no Brasil, mas somente dois no varejo farmacêutico. “Há um espaço potencial para crescimento em farmácias e drogarias”, acredita.
Negócios auxiliares
Segundo a executiva, o que se observa são grandes empresas adentrando aos poucos nesse mercado, principalmente na área de negócios auxiliares. “Exemplo disso são companhias como a Memmert e sua parceira no Brasil, a Merse, que fornecem equipamentos para testes de estabilidade, hoje o maior desafio para as empresas poderem se adequar e conseguir uma autorização sanitária no Brasil”, ressalta Viviane. Outras áreas nesse campo incluem embalagens, serviços financeiros e logística.
Ricardo Delgado é um dos empreendedores que aposta as fichas no mercado brasileiro. Ele é CEO da Korasana, empresa de origem norte-americana que desenvolve produtos à base de canabidiol. “A RDC 327 permitirá que, em breve, algumas empresas cheguem nas farmácias por meio de terceirização de marca. A legislação permite que a produção seja feita nos Estados Unidos, desde que o laboratório seja certificado pela Food and Drug Administration (FDA) e que tenha o teste de estabilidade do produto para a zona climática do Brasil”, explica.
A Korasana acaba de lançar uma formulação dentro dos padrões da FDA para um medicamento que atende a todas as certificações exigidas pela Anvisa, voltado a empresas dispostas a terceirizar sua marca. “Já a partir do segundo semestre de 2021 iniciaremos o fornecimento de produtos para a indústria farmacêutica e estimamos uma produção no primeiro ano de fornecimento de 50 a 70 mil unidades, gerando um faturamento em torno de R$ 20 milhões”, ressalta Delgado.
Atualmente, a Korasana produz canabidiol para uma marca brasileira e também atende associações de pacientes pelo Programa de Uso Compassivo. Ou seja, o produto só entra no Brasil por meio de importação individual, com autorização da Anvisa e receita médica.
CannaBusiness Summit Brazil
Pensando nos desafios que a legislação brasileira impõe para quem deseja investir nesse setor, o CannaBusiness Summit Brazil 2021 reunirá empresários, dirigentes e formadores de opinião nos dias 9 e 10 de fevereiro. Destinado aos profissionais que já estão ou que desejam empreender no mercado da cannabis legal no Brasil, o evento será 100% online e é organizado pela Dr. Cannabis. “O objetivo é elucidar dúvidas sobre a regulação no país e assimilar caminhos para conquistar espaço no mercado farmacêutico”, completa Viviane.
O Panorama Farmacêutico é apoiador oficial do evento e marca presença na grade de palestras. O editor Leandro Luize apresenta um raio-X do mercado farmacêutico e oportunidades para as empresas que desejam projetar sua imagem no Brasil.
A programação também terá as presenças de Ivo Bucaresky, ex-diretor da Anvisa e responsável por assinar a primeira regulamentação de cannabis no Brasil; e o deputado Paulo Teixeira, que está à frente do PL 399 sobre cultivo de cannabis no Brasil. O conteúdo técnico será abordado por profissionais como Bruna Cassanho, engenheira química da Merck.
O evento contará ainda com nomes internacionais como Tom Zuber e Paul Rosen. Ambos conduzirão painel sobre outros produtos à base de cannabis que já são realidade no Exterior.
Serviço:
CannaBusiness Summit Brazil 2021
Voltado para profissionais e interessados no mercado da cannabis
De 9 a 10 de fevereiro de 2020
Evento gratuito mediante cadastro em https://drcacademy.com.br/summit/
Contato summit@drcannabis.com.br
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!