Com mais de 1 mil pontos de venda e atuação em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal, a MasterFarma é a primeira rede do setor a aderir ao Farmácias Digitais. Trata-se de um ecossistema desenvolvido pelo GrupoSC, que tem como objetivo fortalecer o varejo farmacêutico por meio da digitalização das lojas.
“Essa é uma transformação acelerada pela pandemia e que traduz um cenário no qual as vendas online, impulsionadas pelo e-commerce, marketplace e aplicativos, seguem em constante crescimento”, aponta Jorge Luis Antunes, gerente comercial de canais digitais do GrupoSC. “Paralelamente, a oferta de recursos tecnológicos para aprimorar a experiência dos consumidores no ambiente físico das farmácias tornou-se um diferencial competitivo essencial”, acrescenta.
Para Henio Grasso Jr., diretor de marketing da MasterFarma, o ecossistema de soluções vem ao encontro das necessidades da maioria das farmácias. O programa contribui para a digitalização das lojas e também para tarefas como o gerenciamento por categorias e a própria gestão do PDV. “A rede decidiu firmar essa parceria porque o GrupoSC preza pelo varejo como um todo e essa preocupação de manter a operação da farmácia saudável foi o que mais nos chamou atenção”, comenta.
Vantagens da MasterFarma com o ecossistema Farmácias Digitais
A proposta do programa do qual a MasterFarma passou a fazer parte é ofertar um conjunto de ferramentas e funcionalidades desenvolvidas por startups para auxiliar as farmácias no processo de digitalização. Um exemplo é a inclusão no marketplace do Farmácias App e um site próprio pela plataforma Farmácias Ecommerce, que disponibiliza um canal de vendas adicional para unidades que ainda não tinham visibilidade digital.
Agrega também a expansão da gôndola física no mundo digital por meio do Docas Virtuais, que permite à farmácia utilizar os estoques das distribuidoras SantaCruz e Panpharma como extensão do seu mix. Além disso, ajuda na composição de um planograma digital, o que possibilita trabalhar o mix e a exposição adequada dos produtos na gôndola física.
Outra vantagem é que o ecossistema engloba recursos que monitoram as gôndolas por meio de uma câmera exclusiva. A ferramenta interpreta as fotos e utiliza inteligência artificial para orientar o time da farmácia, além de colaborar na reposição automática de produtos.
O ecossistema também integra um serviço de marketing digital, que faz uso de IA para personalizar os conteúdos e postagens nas redes sociais; e sites buscadores em nome da farmácia, operados por meio da parceria com a Meta e o Google. Também estão disponíveis os serviços do Banco SC, para os lojistas que precisam de um apoio financeiro para investimentos.
“Para a farmácia que adere ao conjunto completo de soluções e, portanto, digitaliza todos os seus canais de contato com o consumidor, o investimento é praticamente inexistente. Trata-se de uma pequena taxa sobre o sucesso das vendas”, explica Antunes.
Adesão
“A MasterFarma está fechando o contrato pela visão que temos da necessidade de rápida implementação dessas ferramentas. O próximo passo é elaborar um cronograma, por meio do qual cada loja passará a ter acesso a todas as soluções disponíveis”, detalha Grasso.
“De modo colaborativo, estamos realizando a implementação completa do projeto para as farmácias da rede, com um cronograma por regiões, o que nos proporciona mais segurança na hora de fazer os investimentos”, acrescenta Antunes.
Aumento nas vendas
Quando a farmácia faz a adesão a esse projeto, ela passa a contar com a estimativa de aumentar suas vendas em torno de 35% nas categorias trabalhadas. Outro benefício é que aumenta significativamente a presença em todos os canais de vendas, melhorando a experiência do consumidor final, que começa a ter acesso a promoções e campanhas exclusivas da indústria.
“Isso permite que a farmácia tenha melhores condições e sortimento a oferecer para seus consumidores, em diversos canais, o que a deixa muito mais competitiva e melhora sua rentabilidade”, ressalta Antunes.
“A ideia é que as farmácias associadas à MasterFarma sejam competitivas a ponto de fazer frente a todos os players do mercado, fortalecendo tanto a operação digital quanto a física. E o ecossistema Farmácias Digitais engloba todos esses aspectos”, enaltece Grasso.
Expectativa
A expectativa do Farmácias Digitais é chegar a 11 mil drogarias participando do projeto até dezembro deste ano e atingir 20 mil em dezembro de 2026. “Iniciando com a MasterFarma, sabemos que boa parte dos nossos objetivos para este ano estão atingidos”, considera Antunes.
“Nossa expectativa é digitalizar as farmácias associadas cada vez mais, fazer com que todas sigam uma programação visual, tenham um sortimento, um mix e precificação adequados. E queremos fortalecer a atuação dos PDVs no mundo digital, com um e-commerce competitivo”, completa Grasso.
Como funciona o programa
O Farmácias Digitais é um ecossistema que conecta farmácias e indústrias a consumidores em todo o Brasil, digitalizando o varejo farmacêutico com soluções de marketplace, site e-commerce, logística eficiente, estoque estendido, publicidade e inteligência de trade. Com mais de 4 mil farmácias parceiras, a plataforma oferece um modelo inovador para ampliar vendas e otimizar operações.
Entre suas principais soluções estão a TX4 Shelf Cam, que utiliza inteligência artificial para gestão de estoque, e um sistema de logística que garante entregas em média de 33 minutos. Além disso, conta com investimentos estratégicos em publicidade digital para aumentar a visibilidade das farmácias participantes.