Medicamentos jogados fora de forma irregular trazem risco à saúde e ao ambiente; veja como descartar corretamente

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Você sabia que o descarte irregular de medicamentos pode trazer riscos para a saúde e para o meio ambiente? Na manhã desta Sexta-feira da Paixão (15) o g1 flagrou várias cartelas de medicamentos vencidos para controlar diabetes descartados no meio da rua, no bairro do Farol, em Maceió.

As cartelas são do remédio Cloridrato de Metformina e venceram no mês de agosto de 2021. Elas estavam jogadas na porta de uma clínica de olhos da região. O local estava fechado e não há informações sobre quem deixou os medicamentos espalhados.

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) diz que os medicamentos são classificados como resíduos especiais, que trazem em sua composição substâncias que causam risco ao homem e ao meio ambiente. O material não deve ser descartado junto aos resíduos comuns produzidos em domicílio.

Como descartar medicamentos vencidos

O usuário deve se dirigir a farmácias e drogarias ou a Unidades de Saúde para descartar os medicamentos domiciliares, de uso humano (vencidos e/ou em desuso), e suas respectivas embalagens.

As farmácias registram os dados dos medicamentos coletados no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos. Depois, os remédios serão encaminhados para as empresas de distribuição.

As distribuidoras fazem o transporte do material recolhido até a destinação final ambientalmente adequada em empreendimentos licenciados pelos órgãos ambientais, na seguinte ordem de prioridade: incineradores, coprocessadores e aterros especiais.

‘Essas sobras de medicamentos contaminam o solo e a água, e podem provocar graves doenças. Além disso, ainda podem contaminar os responsáveis pela coleta. As farmácias e drogarias devem, por lei, receber esses materiais. E o cidadão também pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima para realizar o descarte correto’, diz o superintendente da Sudes Ronaldo Farias.

VÍDEO: Saiba como fazer o descarte correto de medicamentos vencidos

Fonte: G1.Globo

Notícias Relacionadas